Rousimar Toquinho é demitido do UFC após finalização polêmica

Share it

Após cinco anos de contrato com o UFC, Toquinho deixa a organização. Foto: Carlos Arthur Jr.

A edição do UFC realizada em Barueri deixou um gosto amargo na boca dos fãs brasileiros. Depois de ter as duas lutas principais da noite sendo vencidas por estrangeiros, uma decisão da alta cúpula do Ultimate surpreendeu todos os fãs do MMA. Rousimar “Toquinho” Palhares, ex-atleta peso médio que tinha acabado de fazer sua estréia na divisão de meio-médios, foi demitido do UFC na tarde desta quinta-feira, dia 10.

A expulsão do atleta foi informada por Dana White, em um programa de TV americano. Informações iniciais indicavam que Toquinho havia sido banido, mas o atleta foi apenas demitido da organização, com chances de retorno, segundo informou o MMAFighting.

Único a finalizar no card apresentado em São Paulo, Toquinho conseguiu encurtar para pegar Mike Pierce em sua conhecida chave de tornozelo. Mike, quando se viu dentro da letal chave de Rousimar, bate. O árbitro interrompe a luta, enquanto Mike faz uma expressão de dor. Depois do combate, o prêmio de finalização da noite, que iria para o brasileiro, é suprimido, pois a organização interpretou que Toquinho segurou o golpe por muito tempo, sendo caracterizado como “conduta antidesportiva”.

Executivos do UFC disseram no mesmo dia que Rousimar sofreria alguma punição, não definida até então. O atleta, que fez sua estreia em nova categoria após mudar da BTT para a Team Nogueira, era contratado do Ultimate desde 2008, tendo vencido 11 vezes, cinco com sua chave predileta.

E você, leitor, o que achou da punição de Rousimar Toquinho? Comente conosco.

Assine e Leve um Kimono Koral Exclusivo

Ler matéria completa Read more
There are 127 comments for this article
  1. Anderson Charão at 10:17 pm

    O UFC está virando uma palhaçada! Estão dando preferência para atletas que falam muito e lutam pouco! Se o adversário caiu na chave, ele que treine para que na próxima não caia, o Toquinho não merece a punição!

  2. Eduardo Villena at 10:19 pm

    Sacanegem o q fizeram com o cara.. ele ta em outro nível não tem culpa.
    Vc na cara e nas palavras que ele tem respeito pelo seus adversários, tanto que na declaração dele ele disse que sua finalização era apenas fruto do seu treino.

  3. Cadu LP at 10:21 pm

    Olha, eu fico muito triste. Sou fã do Toquinho. Mas a atitude dele foi antiesportiva. Não vem com esse argumento de que no calor da luta o cara não solta e tal. Eu treino JJ e sei o que é isso. Quem assistiu a luta ontem viu que o Mike Pierce ja tinha dado o sinal de desistência (os três tapinhas) e estava gritando STOP!!! O árbitro se jogou para separar e mesmo assim ele não soltava a posição. Enfim, fico muito triste que isso tenha acontecido, principalmente com um cara como o Toquinho. Mas que sirva de lição para todos os outros atletas de MMA. Não acho que foi injusto a demissão. Foi uma atitude radical, mas não injusta!

  4. Mario Fernandes at 10:23 pm

    Esse rapaz é nitidamente uma pessoa com deficiências cognitivas. Infelizmente era esperado mais cedo ou mais tarde. Pego por uso de esteroides, várias vezes advertido pelo mesmo delito. O que fazer?

  5. Mitson Mattos at 10:24 pm

    Gente, o Toquinho é um cara criado na roça. Ele mesmo já se declarou um "peão de roça". Já perdeu luta por solta antes da hora. Ele não tem muita malandragem, como os outros caras. Alias, ele ate pisou na bola com as substancias proibidas. Ele esta mais para um silvícola que para um cara mal intencionado. Lamentável.

  6. Leonardo Silva at 10:25 pm

    isto e um ultraje toquinho e um exemplo pra muitos como eu que sou pantera negra como ele,sei que o mestre Ira diz aprova tal punição.Dana nao ta com nada ,duvido se fosse americano isto teria acontecido .é toquinho nele……..

  7. William Silva at 10:32 pm

    Dana White dando uma de macaco da bola azul e querendo mandar na porra toda. Só acho que ele não foi apenas extremista e arbitrário, ele foi idiota. É assim que o UFC começa a cair, ainda mais, no meu conceito.

  8. Magnun Lara at 10:33 pm

    Os Gracie sempre fizeram isso, e nunca ninguem falou nada…
    Agora basta o Toquinho fazer algo parecido que caem em cima do cara como antidesportiva…lamentavel.

  9. Magnun Lara at 10:34 pm

    Os Gracie sempre fizeram isso, e nunca ninguem falou nada…
    Agora basta o Toquinho fazer algo parecido que caem em cima do cara como antidesportiva…lamentavel.

  10. Bruno Luiz Alves at 10:34 pm

    vários comentários patriotas abaixo, porém se ele tivesse rompido os ligamentos do adversário o cara nunca mais poderia lutar e talvez pudesse voltar andar sem o auxilio de muletas, o Rosimar e espetacular em técnica e extremamente sem cabeça e malicioso.

  11. Gabriel Arges at 10:48 pm

    Cara, peao de roça ou nao ele tem q aprender que se o cara bateu, tem que soltar imediatamente. Ele pode aposentar ou arruinar a carreira de muito atleta desse jeito. Nao eh a primeira vez q acontece, no UFC mesmo ja aconteceu antes e ele foi punido.. Sem falar no ADCC que segurou um monte de chave de calcanhar mais do que devia.. Enfim, ja devia ter aprendido…

  12. Janilton Sagas at 10:53 pm

    Cada vez mais estou perdendo interesse em assistir o UFC parece que esse Dana White não gosta dos brasileiros e quer que soh os gringos sejam donos dos cinturões, ele sabia que toquinho era um forte candidato pra essa categoria, como se não bastasse tirar o preme-o da noite ainda o demitiu. ABSURDO

  13. Alexandre Gurtler at 10:54 pm

    que palhaçada o juiz ta ali pra interromper, lembro que ja aconteceu com murilo bustamante que finalizou e soltou porque o adverssario desistiu mas o juiz nao viu entao teve que finalizar de novo, que o anderson finalizou o sonen que bateu depois disse que nao bateu fica dificil volto a dizer o juiz que tem que garantir a integridade do atleta.

  14. Jose Sequeira at 11:04 pm

    Concordo contigo, Samuel. Agora o que o fdp do Dana não vê é a deslealdade do Jon Jones, quando enfia a mão no nariz e/ou garganta impedindo a respiração do adversário…

  15. Cadu LP at 11:12 pm

    Gabriel Arges É, e acrescento mais ainda Gabriel, não se trata de ser peão ou não, como se refere o Mitson, o Rousimar Toquinho é um atleta. E como atleta ele sabe da gravidade do golpe em que ele é especialista. Como atleta, ele tem a obrigatoriedade de saber o que e Fair Play!!! E é como você disse, não é a primeira vez que ele faz isso!!!

  16. Du Gatti at 11:17 pm

    LAMENTAVEL , OUTROS ATLETAS COMETEM ATOS ANTIDESPORTIVOS MUITO MAIS GRAVES E SE QUER PERDEM O PREMIO DA NOITE.
    ISSO PARECE SER UM COMPLÔ CONTRA OS BRASILEIROS JA QUE ESTAMOS DOMINANDO O MUNDO DOS ESPORTES DAS ARTES MARCIAIS.

  17. Jozecley Jandiroba at 11:52 pm

    Que palhaçada, isso é um absurdo, esse Dana White é um palhaço autoritário que se acha o dono de tudo o que envolve lutas no mundo, nós brasileiros não podemos nos calar com tamanho autoritarismo, a classe de lutadores também tem que se manisfestar em apoio a Toquinho, o Minotauro tem que usar sua influência junto aos irmãos Frank e Lorenzo Fertitta… Esse Dana White gosta mesmo é de Balé…

  18. Oswaldo Ornellas Neto at 12:00 am

    quando se erra uma vez no seu servico, o seu patrao fica de marcacao contigo, mesmo se nao tivesse continuado o golpe como continuou apertando, o simples fato do cara fazer o migueh que se machucou, poderia ter dado polemica da mesma forma. mas deve ser muito duro aprender com os proprios erros, fica ae dica.

  19. Ramon Gabriel at 12:24 am

    Ele realmente as vezes segura um pouco. Mas a questão é , e o chute frontal que o Jon "Todo Poderoso" Jones aplica? Um chute certeiro e podemos dizer adeus a um lutador de MMA, visto que uma lesão dessas no joelho pode aposentar um competidor de alto nível. Isso é bem mais prejudicial que a chave do Toquinho.

  20. Rafael Freitas at 1:13 am

    Totalmente ridícula conduta do Dana, se ele ao menos soubesse quem é esse cara, a história que ele tem de superação, o cara passou até fome, não faria mal a uma mosca, tenho total certeza que ele não fez isso novamente com a intenção de machucar o oponente, simplesmente ele acaba se distraindo e não percebendo que havia finalizado ! Espero que ele continue no UFC se não pra mim o evento já não vai ter mais a essência do MMA.

  21. Vinicius Moraes at 1:36 am

    Estou chateado com tal situação. Analisei o vídeo e garanto que não foi lá essas coisas.
    Em protesto comprarei um azbox para não ajudar a enricar o Dana, esse safado.
    Ele está se queimando com o público brasileiro.

  22. Vinicius Moraes at 1:43 am

    Assim mano…
    Respeito sua opinião. Treino tb JJ e já vi situações do adversário bater e o cara da posição soltar sem o árbitro mandar. E o que aconteceu?
    O árbitro perguntou se o cara realmente tinha batido e adivinha…
    o cara negou.
    Então só solte depois que o árbitro interromper a luta.

  23. Enorê Santana at 1:49 am

    O danna dificilmente erra…. falem o que quiser, mas imagina se o Toco leva uma perna dum top, cara pode ficar muito tempo parado prejudicando o esporte e a organização em si, quem falar o contrario é pq nunca teve seu joelho naquela posição!

  24. Enorê Santana at 1:51 am

    se ele naum consegue perceber q o cara ta batendo q va pra outro esporte, imagina ele pegando o pescoço de alguem…. pode matar um cara e dizer que naum viu q ele bateu, apagou e depois morreu!!!! haaa me faça uma garapa

  25. Alexandre Morlin at 2:55 am

    Na transmissão do combate o Luciano Andrade já havia cantado a pedra e o Toquinho já tinha sido punido antes pelo mesmo motivo. Uma pena…

  26. Julio Nunez at 3:09 am

    acho justo uma punição…so nao entendo os crtérios,,,pq qndo uma par de cara é pego no doping não é demitido? existe coisa pior que o doping para o esporte..sei lá com esse dana ae,,,

  27. Cadu LP at 4:24 am

    Oi Vinicios Moraes,
    Então mano, eu entendo o seu ponto de vista. Mas ali não foi o caso, não estamos falando de um campeonato de JJ, estamos falando do maior evento de MMA do mundo, filmado por inúmeras câmeras, onde os lutadores não estão de kimonos (digo isso, porque como vc sabe o kimono sempre acaba ficando solto o que pode dificultar a visão do árbitro). E por fim, o Mike Pierce estava gritando para parar, acredito que vc tenha visto a luta. Então na minha opinião, infelizmente não tem desculpas para o Rosimar. Esse golpe é MUITO traumático, não estamos falando de um estrangulamento, onde se o cara n bater ou batendo e ninguém vendo, simplesmente o cara apaga e depois volta. Estamos falando de ligamentos, onde pode comprometer a carreira de um atleta para o resto da vida por falta de Fair Play de um atleta adversário! Enfim, esse é meu ponto de vista!
    Abraço!

  28. Toledo Toledo at 5:01 am

    É uma pena sim, mas ele é profissional e a atitude dele mancha uma empresa tão visada como o UFC. Ele foi amador em sua atitude e por isso ele foi demitido ele poderia ter lesionado um colega de trabalho gravemente, pois depois que se encerra a luta pelo juiz, para-se tudo e um dos principais motivos é a preservação da integridade física dos profissionais envolvidos. Foi lamentável o incidente e muito triste para o esportista brasileiro, mas infelizmente ele foi o responsável por isso.

  29. Carlos Silverio at 5:46 am

    o pupilo(Jon Jones) do Dana nao iria ganhar todas as lutas se tirar as Cotoveladas no Ground Pound…o porque ele nao proibiu as tal cotoveladas é uma grande arma do JOn OJnes que se proibida vamos ver se ele vence com apenas o Belo Jiu Jitsu de sua declaração ai Dana White???????

  30. Marcelo Previato Do Nascimento at 11:01 am

    Um bom exemplo foi o Vitor Belfort contra o Jon Bones Jones ele poderia ter levado o braço para casa mas afrouxou achando que tinha lesionado, perdeu a luta, mas demonstrou respeito pelo outro atleta, isto é o que separa o esporte da briga de rua, a punição para o Toquinho foi exemplar, é a controvérsia é por ele ser brasileiro se fosse um gringo estaria todo mundo dando os parabéns para o Dana.

  31. THomas Edson at 11:36 am

    Engraçado que na luta do Brownie com Napão, ocorreu um CRIME com aquelas cotoveladas na nuca e a organização nao disse nada , nem inclusive teve nenhum desses comentaristas de internet preocupados com o ocorrido agora pra ficar contra o toquinho que é um cara merecedor, tem vários. Oss Toquinho ! agora é isso ai, vai engrandecer outro evento e o UFC continua a perder público no Brasil

  32. Marcus Vinícius Grijó at 12:29 pm

    Realmente o Dana age como se fosse o dono do mundo…acha bonitinho os atletas se ofenderem, coisa que denigre a imagem do esporte,e mais um monte de loucuras…ele acabou sendo condicionado a isso em virtude da luta com o Nate Marquardt.Anti desportivo é aceitar um viciado em anabolizando como o Brock lesnar e tantos outros…

  33. Marcus Vinícius Grijó at 12:36 pm

    Quero ver se os lutadores brasileiros resolvessem fazer greve por causa disso….queri ver se o Dana ( macaco da bola azul) num ia ficar pianinho…Imaginem…todos os brasileiro fora do UFC…o mesmo iria falir e perder seu espaço no cenário mundial….queria muito ver a cara daquele careca nesse momento…

  34. Marcus Vinícius Mendes at 12:42 pm

    Paulo Rosa, totalmente diferente!!!!!! o minota NÃO bateu!!!!!! o pierce bateu e gritou!!!!! casos diferentes!!!!!

  35. Marcus Vinícius Mendes at 12:43 pm

    Marcelo Previato Do Nascimento, rpz aquilo ali foi conversa para boi dormir do belfort!!!!!! o jones NÃO bateu, pq é cascudo mesmo!!!!!

  36. Marcus Vinícius Mendes at 12:44 pm

    Fernando Amaral, já NÃO vale tiro de meta e nem joelhada quebra nozes. ainda tirar as cotoveladas……… aí vai virar balé!!!!!!

  37. Carlucio Ferreira at 12:58 pm

    Bons tempos aqueles do pride, ali sim que era luta de verdade, prevalecia o melhor o mais preparado, esta punição nada mais é que uma tremenda palhaçada, estes caras do UFC só querem lucrar, e da uma certa impressão que querem boicotar os brasileiros, cada dia que passa fico mais desinteressado em assistir os combates, e concordo com a observação feita por Mitson Mattos.

  38. Sergio Ricardo Siqueira at 1:53 pm

    MEU CARO AMIGO SE VC PRATICA JIU JÍTSU EU NÃO SEI, MAS O QUE SEI É QUE VC NUNCA DEVE TER DISPUTADO UMA FINAL DE MUNDIAL, BRASILEIRO, PAN AMERICANO ADCC OU QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO ONDE VC LEVOU MESES TREINANDO, PERDENDO PESO, SEM LAZER FOCADO EM SEU TRABALHO FÍSICO E TÉCNICO, POIS DESCER DE CATEGORIA PARA ENTRAR NO OCTOGONO MAIS FAMOSO DO MUNDO ONDE MAIS DE 150 PAÍSES ESTÃO TE ASSISTINDO E VC TENDO UM NOME A ZELAR COMO TOQUINHO PALARES E SABENDO QUE VC JÁ FOI PEGO ANTES EM UM ANTI DOPING E QUERENDO PROVAR QUE VOCÊ PODE SER O MELHOR, QUANDO CONSEGUE FAZER SUA POSIÇÃO DE FINALIZAÇÃO PREDILETA E PRINCIPAL, MEU CARO AMIGO A ADRENALINA ESTÁ A MIL POR HORA E QUANDO PEGA É A VERA ALI NÃO É UM CAMPEONATOZINHO DE JIU JITSU É UFC, ME PERDOE MAS SEJA BRASILEIRO E TORÇA POR QUEM SABE O QUE FAZ, NÃO CRITIQUE QUEM VC NÃO CONHECE E PRINCIPALMENTE APRENDA A SER UM GUERREIRO.

  39. Thales Barros at 2:26 pm

    não haveria nenhuma necessidade de demetir o kara , na verdade o dani saber quem são os melhores do ufc, nos brasileiros dani vamos dominar todas as categorias do UFC todos os cinturões vamos ficar em nossas mãos queima tua linguá……..estranho q no futebol ou em outro esporte que seja não ocorre isso ……esse dani e hum medroso……

  40. Eduardo Duda at 2:39 pm

    http://www.youtube.com/watch?v=n3AhGXel5RI
    bom dia pessoa!! venho manifestar minha opinião própria a respeito do Rousimar palhares (toquinho) banido do UFC. Um dos atletas que eu Admiro e sou Fã hoje no MMA. não só pelo seu talento das finalizações de chaves de pé como um atleta extremamente humilde e focado em seus objetivos, estou postando um vídeo da história dele na qual vejo muita humildade em suas palavras, uma pessoa muito pobre que encontrou na Luta o meio de vencer na vida..
    Aí vem aquela questão que foi proposital a lesão do calcanhar do seu adversário.. Será?? analisei o vídeo e (opinião minha) não vi nada de errado pois no momento da finalização ele não estava olhando para o adversário e talvez no calor da luta não tenha sentido o toque do oponente.. Todos nós sabemos que um atleta de ponta não bate por qualquer coisa e se der para sair da chave muitas vezes vão até o limite para dar continuidade a luta.. um caso recente foi a luta do vitor belfort com jon jones, talvez se ele tivesse a mesma atitude do Toquinho teria levado aquela luta. Os atletas são treinado para lutar e todos querem ganhar, vejo no toquinho simplesmente a vontade cada vez mais de vencer na vida!! Bora Toquinho que não é isto que vai te impedir, pra quem ja passou por situação pior na vida isto não é nada!!

  41. Luiz Azevedo at 4:43 pm

    Achei que o toquinho errou mais uma vez .. mas ser demitido foi pesado ,porem para o ufc lutas que acabam rápido não são interessantes um motivo a mais para a demissão ..

  42. GameClub JF at 5:07 pm

    Concordo…e quando assisti o último ADCC fiquei impressionado com o que ele fez com o David Avellan lá, arrochando pra machucar fora os tapas na nuca. O próprio UFC já tinha advertido ele em relação ao mesmo assunto. Fiquei chateado pelo banimento, mas a atitude é realmente reprovável!

  43. Eduardo Gomes at 6:40 pm

    Ser guerreiro é ter honra, caráter, superar seus limites e respeitar o adversário acima de tudo. Isso é o que o JJ ensina… deixar o cara sem perna não é ser guerreiro, me desculpe. Gosto muito do toquinho, fera do JJ… Talvez tenha sido extrema a punição, mas que ele errou, errou…

  44. Rodrigo Pereira at 7:27 pm

    concordo, sempre com aquele papinho de que sofreu na vida, é um fudido, cheio de maldade…se prestar atenção a hora que o juiz chega em cima ele ainda da uma arrochadinha…mais o bicho é monstro isso é.

  45. Xalyba Xalyba at 8:02 pm

    Injustiça contra um excelente atleta ,pô logo o toquinho um atleta de coração grande uma pessoa humilde e de grande capacidade tletica no meu ponto de vista fizeram injustiça .Toquinho o que posso dizer é só mais uma pedra no caminho para você vencer.

  46. Mitson Mattos at 8:45 pm

    Cara, vi agora pouco na reprise a luta, não consegui ver nada disso que vcs estão falando. O que vi foi ele olhando pra baixo, concentrado no golpe e só largou depois que o juiz parou a luta. Não é patriotada. Falar em jogo sujo, vamos falar de Jon "Bones" Jones. O cara que mais joga sujo no MMA. Quando começa a perder, começa a apelar. Mas o evento tem razão. Precisa servir de exemplo. Só lamento pelo cara. Não foi uma decisão errada do UFC, mas é uma pena que o Toquinho não tenha entendido bem a oportunidade que teve nas mãos. Fico triste pela sua historia de vida e pelo ser humano que é. Mas ele vai superar isso.

  47. Augusto Mendonça at 11:52 pm

    OLHA PESSOAL VEJO VARIAS CRITICAS A RESPEITO DA CONDUTA DO TOQUINHO.. CONCORDAM COMIGO QUE DEVERIA ENTAO MUDAR AS REGRAS E BANIR O "ABATIMENTO" DE LUTADORES JA NOCAUTEADOS NA LONA E O OPONENTE VEM E AINDA MARRETA A CARA DO LUTADOR PRA TER CERTEZA QUE A LUTA ACABOU….. CEREBRO TB É COISA SERIA.. UM LUTADOR JA NOCAUTEADO SEU CEREBRO JA BATEU NAS PAREDES DO CRANIO DESLIGANDO O LUTADOR… E AINDA TOMA MARRETADAS PARA ACABAR DE ABATER…… DEPOIS O TOQUINHO QUE É ERRADO. NUNCA OUVI FALAR DE NINGUEM QUE MORREU POR CAUSA DE LIGAMENTOS ROMPIDOS!!!!!!!!!!!!!!! AGORA COM LESOES NO CEREBRO… E AI ?????

  48. Deliéverton Macedo at 2:12 am

    Cara eu nao acho q foi uma decisao extrema pois nao é a primeira vez que toquinho faz isso , sou fã dele e talz , mas ele ja tinha ganhado a luta não precisa fazer essa maldade

  49. Tiago Carvalho at 10:02 am

    esse cara é um lixo, a gente que é fan do esporte deveriamos tomar uma atitude para o toquinho voltar atraves das rede sociais, isso é um esporte de contato, essas coisas são inevitaveis. mas conduta anti esportiva, aff nada ave, o Dana gosta de manipula os lutadores e os resultados, pelo menos no praide não tinha essa putaria, la so entrava lutadores de verdade, não quem vive de marketing

  50. Éber Godofredo at 5:58 pm

    Amo ver o toquinho lutar… Ele representa como poucos a arte da finalização, más infelismente quem é atleta sabe que a lealdade na hora da finalização é fundamental, si tu bate e o companheiro não solta na hora, poderão ocorrer lesões graves, especialmente no juelho, é muito triste que tenha sido presiso demiti-lo para que ele entenda de vez, que do outro lado tem tbm um ser humano, pai de familha que está corendo atras do seu pão tbm.

  51. Rodrigo D Assunção at 9:38 pm

    corretíssimo… Já não é de hoje que o Toquinho tem essa mania de insistir na finalização mesmo depois que o cara sinaliza a desistência. Tudo bem que ele já foi vítima de uma arbitragem que não prestou atenção numa luta. Repito: Numa única luta. Então meu amigo… isso não justifica. O próprio Murilo Bustamante foi vítima de erro de arbitragem e nem por isso precisou machucar alguém.

  52. Rafael Augusto at 3:12 am

    Professor Augusto Mendonça, sim, o senhor tem razão que no que diz respeito a continuidade de soco após o oponente desfalecer, o que através do juízes do UFC estão minimizando intervindo ao meu ver, mas isso não exime a responsabilidade do (Toquinho no caso) profissional da má conduta com intenção ou não de lesionar o oponente. Quando dei minha opinião pensei como empresa, como profissional. Por isso não achei uma critica mas sim uma constatação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *