Rico Bastos e o ouro absoluto: “É possível ser campeão do mundo com o Jiu-Jitsu básico”

Share it

Ricardo Bastos, campeão absoluto. Foto: Erin Herle/ GRACIEMAG

Faixa-preta da Nova União, o professor Ricardo Bastos voltou a brilhar no Mundial Master & Sênior, no último fim de semana em Long Beach, Califórnia. Campeão absoluto na Pirâmide, o irmão de Bruno Bastos não teve moleza, tanto que no peso pesado ficou com a medalha de bronze.

Na semifinal do aberto, Rico eliminou Flávio Almeida com duas punições. Depois, fez luta acirrada com Roberto “Tussa” Alencar, em final decidida pelos juízes. Bastos analisou a caminhada ao ouro:

GRACIEMAG: Que lição você aprendeu na primeira luta com Flávio “Cachorrinho” Almeida, no peso, e como isso influiu na vitória no absoluto?

RICO BASTOS: Aprendi que o segredo é o controle. Saí perdendo nos pontos e não tive tempo de virar o placar. Acabei ficando com o bronze no pesado, e o Flávio fechou com Roberto Tussa. Mas, na semifinal do absoluto, enfrentei o Flávio novamente e tudo foi diferente. Ataquei antes e trouxe ele para o meu jogo de guarda, onde me sinto mais seguro. Fiquei na meia-guarda e busquei o jogo. Por baixo, dou a possibilidade de amasso para o oponente, mas ainda consigo ter um ótimo domínio e controle para sair debaixo. O Flávio tomou duas punições e venci.

Logo depois você encarou o Roberto Tussa na final do absoluto. Como foi?

Uma luta dura como sempre, o Tussa tem posições boas. Porém, consegui um controle bom de mangas e limitei os ataques dele, o controle fez a diferença. A luta terminou empatada e os juízes me deram a vitória. Busquei mais o combate, mantive o Tussa na minha guarda, mas sempre buscando posições de ataques para raspar e tentar finalizar. Não dei chance de ele marcar pontos ou vantagens tentando passar, trabalhei minhas pegadas para usar minha raspagem de gancho, mas não marquei nada.

E sua raspagem de gancho funcionou muito bem mais uma vez no Mundial Master… Qual foi a razão?

Porque tem muito atleta preocupado com o berimbolo e outras coisas do gênero, e com isso se esquecem do Jiu-Jitsu básico e eficiente. Estão tentando as consoantes antes de preparar as vogais [risos]. Acho que provei que dá para ser campeão do mundo com o básico bem feito.

Quais são os pontos principais para uma boa raspagem de gancho?

Treinar a mesma raspagem 300 vezes, ou mais. Coloque seu parceiro de treino entre seus ganchos e o suspenda, isso trabalha seu quadril e deixa suas pernas fortes. Outro detalhe é a pegada, mantenha sempre
uma manga bem dominada.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *