A “montada por baixo” de Caio Terra e 5 dicas de passagem de guarda no Jiu-Jitsu

Share it

Caio Terra em ação no Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG.com

Caio Terra é daqueles campeões de Jiu-Jitsu que estudam a arte minuciosamente, analisando cada posição e suas qualidade para o jogo dele e de seus alunos. O estudo sempre dá resultados, como visto no último Mundial de Jiu-Jitsu, em Long Beach.

Dono de uma guarda afiada e ótimas passagens de guarda, o peso-galo foi convocado por GRACIEMAG para ajustar seu jogo por cima. A seguir, aprenda cinco dicas de Caio Terra para passar por cima dos guardeiros.

Gostou da pauta? Assine GRACIEMAG, hoje.

1. Dedo do pé sempre no chão

“Mantenha os dedos dos pés sempre no chão, não importa a posição. Sempre que estiver por cima, você precisa estar com os dedos no chão, a não ser que esteja passando a guarda em pé. Você sempre vai precisar dos dedos para dar alavanca e muita pressão para a frente, e não deixar seu adversário empurrar você para trás. Os dedos também ajudam a ter melhor postura”.

2. Joelhos sempre abertos

“Sempre que possível, mantenha o joelhos abertos para buscar uma melhor base, e poder usar suas mãos para atacar, em vez de ficar se apoiando para não cair ou ser raspado. Muitas vezes o desequilíbrio é a primeira bobeira para tomar uma finalização”.

3. Domine sempre o quadril

“Ao tentar passar justo, tente controlar o quadril do adversário para ele não se mover muito. Isso evita que ele reponha a guarda ou tente ataques e giros acrobáticos”.

4. Joelhos no meio para evitar a guarda fechada

“Um erro da maioria dos iniciantes é passar a guarda aberta com os dois joelhos no chão. Se um dos joelhos não estiver levantado e no meio do quadril do adversário, seu rival pode fechar a guarda fechada novamente com facilidade. Considero a guarda fechada uma montada por baixo, pois as posições são parecidas, muda apenas o local, o conceito é o mesmo. Em vez de deixar a pessoa fechar a guarda para depois trabalhar a passagem, mantenha sempre o joelho no meio”.

5. Cotovelos fechados

“Ao passar em pé, é bom evitar relaxar e deixar os cotovelos abertos, isso facilita a raspagem e a finalização para o guardeiro. Além disso, ele pode ter o domínio das pegadas. Mantenha os cotovelos fechados e abaixe um joelho dele, abrindo a guarda”.

Assine e Leve um Kimono Koral Exclusivo

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *