Veja ao vivo o Mundial Master & Sênior e aprenda 5 macetes de Jiu-Jitsu

Share it

Rafael Formiga vai lutar neste sábado. Foto: GRACIEMAG

Hoje e amanhã, 5 e 6 de outubro, a pirâmide de Long Beach, na Califórnia, recebe a segunda edição do Mundial Master & Sênior da IBJJF.

O evento estelar traz o retorno de diversos astros da velha guarda, como Saulo Ribeiro, Gabriel Vella, Flavio Cachorrinho, Roberto Tussa, Renato Tavares, Gabriel “Pensador” Leite, Denilson Pimenta, Renato Babalu, Fabio Leopoldo, Godói, Bruno e Ricardo Bastos, Bernardo Pitel, Bruno Fernandes, Rodrigo Pinheiro e outros.

Uma das grandes feras é Rafael “Formiga” Barbosa, faixa-preta da Soul Fighters, que vai buscar a medalha de ouro no peso médio master.

Em conversa com Formiga, separamos cinco lições úteis para seus treinos de Jiu-Jitsu.

1. Divida o tempo para evoluir no Jiu-Jitsu

“Faço meus treinos para competição em quatro partes. Primeiro trabalho meu condicionamento físico, com corridas e musculação em média de uma hora por dia. Nos treinos de Jiu-Jitsu, trabalho as técnicas e a explosão para puxar o gás. Reservo um tempo para criar estratégias para cada oponente, vendo lutas na internet. Bolo sempre um plano B”.

2. Alimentação

“Dieta é a parte chata pré-competição. Porém, é uma ferramenta importantíssima para o seu corpo ter um bom desempenho. Alimente-se de frutas e comidas saudáveis e você verá a evolução no seu Jiu-Jitsu”.

3. Faça intercâmbios

“No primeiro semestre fiz camps para o Pan e o Mundial da IBJJF junto com o pessoal da Soul Fighters na academia do Caio Terra. Sem dúvida isso ajudou a refinar minha técnica. Estou com minhas posições mais afiadas e o jogo bem evoluído”.

4. Teste-se

“Aqui em Connecticut, onde eu moro, não tem muitos faixas-pretas para eu treinar. Mas, como há diversos campeonatos da IBJJF rolando, tento lutar quase duas vezes por mês para me manter com o Jiu-Jitsu em alto nível. A competição é uma forma de aprender novas técnicas também”.

5. Jamais desista

“Nunca desista até que o tempo acabe. Já vi muitos atletas ganhando por muitos pontos serem finalizados no minuto final. O contrário também, estarem perdendo e conseguirem virar a luta no final. No treino ou na luta, você pode ditar as regras”.

Para assistir ao evento ao vivo, visite IBJJFTV.com.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *