Qual a guarda do Jiu-Jitsu mais eficiente para vencer campeonatos hoje?

Share it
Xande Ribeiro encara a guarda de Keenan Cornelius durante a Copa Pódio, em janeiro de 2013. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG

Xande Ribeiro encara a guarda arisca de Keenan Cornelius durante a Copa Pódio, em janeiro de 2013. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG

O lutador de Jiu-Jitsu se vê cada vez mais com um leque de posições nas mãos. Ou, no caso dos guardeiros, um leque com as pernas.

Mas que posição hoje seria a mais eficiente? A guarda aberta? A guarda laçada? A guarda fechada? A De la Riva?

O que você acha, fiel leitor? Qual seria a guarda que mais funciona hoje?

E por outro lado, existe uma guarda que já ficou obsoleta, ultrapassada? Ao debate.

Ler matéria completa Read more
There are 18 comments for this article
  1. Giulliano Ferreira at 8:06 pm

    concordo com meu amigo Daniel, entendo, que guarda boa é aquela que vc faz com segurança e melhor, também, não acredito em posições obsoletas, tudo depende quando ela é aplicada, ou seja, no momento certo e da forma certa!!!

  2. Ângelo Alves at 8:18 pm

    guarda bem feita. eu não gosto de meia guarda, pegar um cara pesado é um problema só. guarda fechada deixa a luta amarrada, boa para campeonato. particularmente eu gosto de guarda aranha, acho a mais confiável para meu jogo. alias, cada um tem uma guaarda q se adapta melhor ao seu jogo. para concluir, saber um pouco de todas para ter opções é legal tbm. osss.

  3. Carlos Eduardo at 9:07 pm

    que isso muleke???? vc num vai estar aqui pra afiar a posição comigo…mas pela dica vlw…vou por em prática sem tú mesmo….ah! e cuidado quando voltar pra num ser pego nela hein!!….rsrsrsrs….saudades irmão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *