Luto no Jiu-Jitsu: morre mestre Francisco Sá, 77 anos

Share it
Mestre Sa 77 anos com Sazinho e Robson Foto Acervo Pessoal

Mestre Sá, entre os filhos Francisco Sazinho e Robson, faixa-roxa. Foto: Acervo Pessoal

 

A comunidade do Jiu-Jitsu amanheceu de luto nesta terça-feira, 10 de setembro. Na madrugada de hoje, mestre Francisco Sá, 77 anos, faleceu após uma parada cardíaca. O faixa-vermelha é um dos professores mais respeitados no cenário esportivo nordestino e cearense.

Mestre Sá vinha, há meses, lutando contra um câncer de pele e, às 3h da madrugada, seu coração parou. O professor será velado no Plano de Assistência Funerária Paz Dourada (Av. Francisco Sá, 4180, Carlota Pamplona), a partir das 15h, segundo informações do diário “Tribuna do Ceará”.

Seu filho “Sazinho”, faixa-preta, comentou o legado do pai:

“Ele foi um exemplo em tudo que fez, e deixa um legado de lutas intermináveis pela moral e honra dentro das artes marciais e em especial o nosso Jiu Jitsu. Papai, obrigado por tudo, me desculpe por todo trabalho que dei ao senhor. Saiba que eu e meus irmãos honraremos seu nome e sua História até o ultimo dia de nossas vidas. Não digo um adeus, mas um até breve. Fica com Deus papai e saiba que me espelhei no senhor a vida toda! Saudade e dor indiscritíveis”, postou Sazinho em sua página pessoal.

Nascido na cidade de Senador Pompeu, Francisco Sá teve o primeiro contato com o Jiu-Jitsu quando a família Gracie chegou ao Ceará na década de 1940. Quando jovem, o mestre se mudou para Recife para se alistar na Força Aérea. Foi lá que conheceu o japonês Takeo Iano, com quem obteve o grau de instrutor de artes marciais em seis anos, como contava aos alunos e amigos.

Nos anos 1960, Sá já retornara a Fortaleza, onde abriu a primeira academia, Central Ringue Clube, mais tarde rebatizada de Academia Professor Sá.

Ele deixa os filhos faixas-pretas Francisco Sazinho e Guybson Sá e o faixa-roxa Róbson Sá.

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *