Rodrigo Damm: “No UFC hoje, o gás é 80% do caminho para vencer”

Share it

Rodrigo Damm ressalta a importância do condicionamento para o UFC. Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Em uma tarde qualquer de agosto, GRACIEMAG flagrou o faixa-preta de Jiu-Jitsu Rodrigo Damm realizando uma das partes mais importantes de seu treinamento para encarar Hacran Dias (Nova União) no UFC, na X-Gym, no Rio de Janeiro: o descanso entre o treino da manhã e o da tarde.

Sentado no banco da academia do Recreio dos Bandeirantes, Damm (11v, 6d) já pensava na preparação física de logo mais, e no que iria comer para repor as energias.

“Nossa caminhada no MMA é sempre cheia de desafios, não tem moleza nunca. Primeiro, a gente briga para chegar ao UFC. E agora, fica aquela briga constante para se manter lá”, refletiu o capixaba de 33 anos, que depois do “TUF Brasil 1” acumula duas vitórias e uma derrota no UFC, com direito a uma finalização da noite, em cima de Gasparzinho.

“O Hacran e eu temos um jogo parecido”, avaliou o faixa-preta é bom de wrestling. “Gostamos de derrubar o oponente e ficar por cima descendo a mão e buscando uma brecha para trabalhar nosso Jiu-Jitsu. Vai vencer quem conseguir botar as cartas na mesa primeiro”.

Se os jogos são equivalentes, a técnica de Jiu-Jitsu de ambos é similar e o wrestling também, perguntamos o que pode desequilibrar a luta. A experiência? A trocação? A parte física?

“Acho que hoje o que diferencia mesmo os atletas é o gás à medida que a luta avança. O gás é 80% do caminho para vencer. Se você fica numa situação ruim mas tem gás, retoma as rédeas. Por isso o preparo físico ganha tanta atenção”, avaliou Damm, popularmente chamado de “Cara de Doido” nos tempos do Jiu-Jitsu. Doido, mas cada vez mais experiente e preparado.

E você, amigo leitor? Concorda que o gás é 80% do caminho no MMA de alto nível hoje? Como você treina seu gás para a luta?

UFC Fight Night: Maia vs Shields
Ginásio José Corrêa, Barueri, São Paulo
Quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Demian Maia x Jake Shields
Erick Silva x Dong Hyun Kim
Rony Jason x Jeremy Stephens
Thiago Silva x Matt Hamill
Raphael Assunção x TJ Dillashaw
Fabio Maldonado x Joey Beltran
Hacran Dias x Rodrigo Damm
Iliarde Santos x Chris Cariaso
Rousimar Palhares x Mike Pierce
Alan Nuguette x Gareth Whiteley
Ildemar Marajó x Igor Araújo

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *