Exames e suspensões médicas são assunto no 1° Congresso Brasileiro de MMA

Share it
Dois atletas de MMA no octagon do UFC. Foto: Divulgação/UFC.

Foto: Divulgação/UFC.

Buscando manter a prática do MMA como um esporte seguro e controlado, o 1° Congresso Brasileiro de MMA promete debater temas interessantes. Por exemplo, a importância das suspensões médicas impostas aos atletas depois de suas lutas, um os dos temas que devem gerar mais interesse durante o evento. Segundo Dr. Marcio Tannure, responsável pelo Comitê Médico da CABMMA,o tema precisa ser discutido profundamente para que seja criado um padrão muito claro e bem definido para definir as suspensões:

“Para determinar o tempo das suspensões médicas realizamos uma bateria de testes físicos que vão nos ajudar a definir o período em que esses atletas precisarão ficar afastados da rotina de treinamentos. É importante discutirmos um tema como esse para garantir que haja um critério universal e um banco de dados com as informações sobre lesões e esforços cada vez mais concentrados de maneira a garantir a integridade física do atleta”, explicou Tannure.

Mais do que tratar apenas dos procedimentos pós-luta, a junta de especialistas do Comitê Médico vai debater também as outras etapas do acompanhamento médico que os atletas de MMA devem receber, como os exames de sangue e tomografias realizados periodicamente nos lutadores para que eles sejam liberados para competir.

“Todos os procedimentos da área médica existem para que haja uma disputa segura e justa entre os lutadores. Antes dos combates, há uma série de exames aos quais os atletas precisam se submeter. E não apenas aos controles de dopagem. Fazemos ressonâncias magnéticas cerebrais, exames de sangue para testar hepatite B e C, além de HIV. O acompanhamento segue até o momento da pesagem antes de um evento. É preciso aferir pressão, checar a frequência cardíaca e pulmonar… Realizamos uma série de testes para garantir a saúde do competidor acima de qualquer coisa – concluiu Tannure.

SERVIÇO:

O 1º Congresso Brasileiro de MMA será realizado no dia 06 de setembro, a partir das 8h, no Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca. Mais informações no site:  (www.cabmma.org.br)

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *