Qual a “bronca” mais construtiva que você já levou no Jiu-Jitsu?

Share it
Comprido treina Brock Lesnar: Foto: Divulgação

Rodrigo Comprido dá orientação a Brock Lesnar, nos bons tempos do ex-campeão do UFC: Foto: Divulgação

O bom mestre de Jiu-Jitsu, garantem os especialistas, é aquele que tira o aluno do conforto com uma instrução certeira, muitas vezes seca e direta.

Se você treina a arte suave, ou qualquer outra arte marcial, provavelmente já ouviu aquele sermão que mexeu com sua vida, ou ao menos com seu estilo de lutar.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o craque Marcio Cruz, o Pé de Pano, antes de o bicampeão mundial absoluto (2002/03) tornar-se vitorioso.

“Foi no Brasileiro de Jiu-Jitsu de 1999”, recordou Pé de Pano, na remota GRACIEMAG #46.

“Perdi para o Ricardo Arona por um vacilo na categoria pesado (até 91kg). Eu estava vencendo por 2 a 0, gritaram para eu amarrar e acabei sendo raspado nos últimos instantes da luta, perdi nas vantagens. O Carlinhos (Gracie) me chamou no canto então, e disse: ‘Pé de Pano, você vai lutar o absoluto. Não quero que você ganhe, não se preocupe com o resultado. Só quero que você lute como treina. Solte o jogo e faça o seu Jiu-Jitsu’. Foi aí que deslanchei”, comentou o faixa-preta da Gracie Barra, que a partir daí venceu tudo no esporte, e chegou a ficar mais de 30 lutas invicto.

E você, leitor? Qual foi o sermão que marcou sua vida no Jiu-Jitsu?

De brinde, assista à superluta entre Pé de Pano e André Marola, filmada pelo saudoso mestre Osvaldo Paquetá.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *