Guilherme Mendes detalha sua pegada favorita para aplicar o legdrag no Jiu-Jitsu

Share it

Guilherme chegando à posição do legdrag no Mundial 2013. Foto: Kristen Mendes

Famosos por serem duros de guarda, os irmãos Mendes também são craques ao passar. Após testemunharmos uma passagem de guarda que parecia fundir três técnicas em uma, e analisar uma certa pegada que parece prevenir que o adversário reponha a guarda, decidimos perguntar a Guilherme Mendes como ele fizera isso.

O macete em questão é uma pegada externa nas calças. Normalmente, com posições passando o joelho, vemos uma pegada no lado do oponente e, então, a outra mão segura o braço ou perna do inimigo. Mas esta pegada é diferente, como explica o irmão mais velho dos Mendes.

Assista, primeiro, a segunda luta de Gui no Mundial 2013 e a pegada que ele usa para possibilitar esta pegada. Depois, leia abaixo a explicação da técnica.

GRACIEMAG: Quando você chega à posição passando o joelho, que pegada você busca?

GUILHERME MENDES: Estou sempre buscando um bom controle. Minha primeira tentativa é o gancho inferior, mas, quando você luta contra um oponente de alto nível, é difícil consegui-lo. É preciso então combinar ataques até chegarmos à posição desejada. Sempre dizemos aos alunos que a passagem de guarda depende do fator combinação – se você conectar bem os ataques e tiver explosão, há ótimas chances de passar.

Por que você opta por agarrar as pernas?

O Jiu-Jitsu é aquela disputa para tentar perceber que pegadas o oponente vai tentar. Quando luto contra alguém que gosta da guarda laçada ou da guarda-aranha, uso a pegada nas calças porque, ao controlar a perna dele, dificulto para ele pesar o pé no meu bíceps ou no meu quadril.

Além daquela passagem em que você pisa longe e troca os quadris, que outras passagens você consegue atingir partindo daquela posição?

Costumo ensinar que os alunos precisam ter diversos ataques da mesma pegada, pois, quando se consegue as pegadas durante a luta, você quer continuar atacando sem trocar a pegada, e isso vai deixar a sua passagem muito eficaz. Uso aquela pegada para as passagens com deslizamento de joelho, abrindo o leque, cruzando a perna e deslizando a canela.

Você busca primeiro a posição de legdrag, ou depende de como o seu oponente reage?

Estou sempre tentando estabilizar a posição de legdrag para obter melhor controle, na verdade. Afinal, a posição de legdrag ainda oferece a escolha entre o controle das costas e o cem-quilos.

Você pode detalhar o propósito da pegada e o que ela faz exatamente?

Tudo se resume à combinação de técnicas. Eu controlo as calças e previno a guarda-aranha e a laçada, e seguro a gola para impedir a meia-guarda funda. Uma vez que eu alcance as pegadas, dou início à passagem deslizando o joelho; meu adversário normalmente me empurra para defender, e aí conecto abrindo o leque; ele começa a fazer um double-leg para evitar a passagem, e retenho as mesmas pegadas e pulo sobre as pernas dele, chegando à posição do legdrag.

Para aprender mais com os Mendes, nossos GMAs na Califa, visite mendesbros.com.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *