Buscando fortalecer seu Jiu-Jitsu? Tente o treinamento funcional

Share it

Hugo Marques, promessa da Soul Fighters, adotou o treinamento funcional e gostou dos resultados. Foto: Léo Oliveira

Em junho, a promessa da Soul Fighters Hugo Marques sagrou-se campeão mundial de Jiu-Jitsu na faixa-azul, peso-pena, na Califórnia. Um dos trunfos do jovem, segundo sua equipe, foi a prática do treinamento funcional.

Hugo realiza a atividade no estúdio Jungle Gym há cerca de oito meses, com o professor Saulo Batista. Tempo suficiente para ele avaliar os treinos:

“Depois que iniciei no treinamento funcional meu condicionamento físico, minha explosão e a questão de aliar técnica e explosão melhoraram muito. Além disso, contribuiu para a redução das lesões. O treino é voltado exatamente para a realidade de cada pessoa. O treino do lutador de Jiu-Jitsu é diferente do treino do surfista e da pessoa que busca apenas boa qualidade de vida”, explica o aluno de João Gabriel Rocha.

“E acho o trabalho funcional mais dinâmico do que a musculação”, acrescenta ele, que pratica esse tipo de treino quatro vezes por semana. O próximo compromisso de Hugo Marques será o Rio Internacional Open, em julho, no Tijuca Tênis Clube.

O treinamento funcional se concentra nas habilidades utilitárias do individuo. Ou seja, atividades naturais do movimento humano como puxar, empurrar, saltar, correr, equilibrar-se, entre outros.

O pilar desse treino é o trabalho do núcleo do corpo, o cinturão de músculos que envolve e estabiliza o tronco. Bem trabalhados, tais músculos previnem dores nas costas e proporcionam uma boa postura e um corpo mais longilíneo.

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *