Bia Mesquita para com Jiu-Jitsu por 6 meses e pode se afastar do absoluto

Share it

Bia Mesquita. Foto:Erin Herle/ GRACIEMAG

Vice-campeã mundial de Jiu-Jitsu na Califórnia em junho, Beatriz Mesquita (Gracie Humaitá) ainda se recupera da contusão na coxa esquerda, sofrida durante a empolgante final do aberto, contra a rival Gabrielle Garcia (Alliance).

A lesão na perna de Bia, como os espectadores na Pirâmide de Long Beach sentiram ao vê-la sair apoiada nas colegas de equipe, foi séria, e exigiu intervenção cirúrgica e tudo. Devido ao problema, Bia declinou o convite de participar do ADCC 2013, em outubro na China. Ela deve ficar afastada das competições por seis meses.

“Voltei ao Brasil e passei por uma cirurgia de hamstring (grupo de tendões localizados na parte traseira da coxa). O Dr. Ricon Jr reconectou o tendão no osso do quadril e fez uma aplicação de PRP (plasma rico em plaquetas) para acelerar a recuperação. Ele disse que pessoas normais geralmente não costumam fazer essa cirurgia, mas como sou atleta de ponta e preciso de 100% da força da perna, principalmente por fazer guarda, ele optou por essa cirurgia”, comenta a peso leve da Gracie Humaitá, em papo por email com GRACIEMAG.

Depois que se recuperar, a faixa-preta de Letícia Ribeiro vai pensar duas vezes antes de participar dos absolutos.

“De início vou me afastar do absoluto, até pelo receio. Depois, no entanto, quero recuperar a confiança e vou retomar as disputas no aberto também. Sempre de acordo com a autorização do médico. Ele disse que serão de seis a oito semanas de repouso total. Depois disso, vou começar a fisioterapia para voltar a andar e ter os movimentos completos. Daqui a quatro meses posso voltar a fazer posição e brincar com as crianças no tatame, para me movimentar. Mas a liberação mesmo só após seis meses, pois é quando aparece o resultado total da cirurgia na ressonância”, detalha ela, que estava empolgada para lutar na divisão até 60kg no ADCC China.

“Fiquei mais triste de perder o ADCC do que por fazer a cirurgia. Seria minha estreia, e agora que eu tinha uma vaguinha certa, aconteceu isso. Mas já superei e vou me recuperar bem para voltar bem, e quem sabe garantir minha vaga em 2015”, encerra a bicampeã mundial, de seu repouso em casa, em Saquarema

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *