Onde Anderson Silva errou ao cair nocauteado no UFC 162?

Share it
Após sete anos, Anderson Silva é derrotado no UFC.

Após sete anos, Anderson Silva é derrotado no UFC. Foto: Donald Miralle/Zuffa LLC via Getty Images

O que define um gênio no mundo dos esportes? O que esses heróis possuem que os diferenciam dos seres comuns?

David Foster Wallace, aclamado e saudoso estudioso no assunto, nos deixou uma série de pistas em célebre artigo escrito em 2006, em que comparava o tenista Roger Federer a Michael Jordan, Muhammad Ali e outros. Para o jornalista, o aspecto primordial dos gênios é aliar a beleza dos movimentos à eficiência. Ou como ele escreveu, mais detalhadamente:

“Os grandes atletas conseguem fazer com o corpo coisas com as quais podemos apenas sonhar.”

“Seus movimentos são mais flexíveis do que atléticos.”

“…É capaz de enxergar ou criar aberturas e ângulos para golpes vencedores que ninguém mais consegue visionar…”

“Há também sua inteligência, sua antecipação sobrenatural, seu senso de colocação, sua capacidade de ler e manipular os adversários, de combinar efeitos e velocidades, de iludir e disfarçar…”

“Ele nunca se afoba nem perde o equilíbrio.”

“Uma criatura cujo corpo, de algum modo, é ao mesmo tempo carne e luz.”

Faltou luz a Anderson Silva, ao genial Anderson Silva, nesse UFC 162 em Las Vegas, onde ele acabou apagado pelo soco de esquerda disciplinado de Chris Weidman, no segundo assalto.

Onde Anderson errou? O campeão mais dominante da história do UFC perdeu apenas por não conseguir aplicar seus requisitos de gênio. Não manteve o equilíbrio. Não conseguiu iludir ou manipular o oponente. Não foi capaz, contra o mais jovem americano, fazer uso da velocidade que o levou a 17 lutas de invencibilidade. E não atuou de forma inteligente.

O ex-campeão do UFC procurou, como de costume, lutar bonito. Mas, desta vez, a beleza não foi sinônimo de eficiência, e Anderson caiu como um lutador dotado de um queixo comum.

UFC 162
MGM Arena, Las Vegas, EUA
6 de julho de 2013

Chris Weidman nocauteou Anderson Silva a 1min18s do R2
Frankie Edgar venceu Charles Do Bronx na decisão unânime dos jurados
Tim Keneddy venceu Roger Gracie na decisão unânime dos jurados
Mark Muñoz venceu Tim Boetsch na decisão unânime dos jurados
Cub Swanson venceu Dennis Siver por nocaute técnico aos 2min24s do R3

Card Preliminar

Andrew Craig venceu Chris Leben na decisão dividida dos jurados
Norman Parke venceu Kazuki Tokudome na decisão unânime dos jurados
Gabriel Napão venceu Dave Herman por nocaute técnico aos 17s do R1
Edson Barboza venceu Rafaello Trator por nocaute técnico a 1min44s do R2
Brian Melancon nocauteou Seth Baczynski aos 4min59s do R1
Mike Pearce venceu David Mitchel por nocaute técnico aos 2m55s do R2

Ler matéria completa Read more
There are 24 comments for this article
  1. Diogo Villela Barboza at 9:47 am

    O deboche com que trata seus adversários, imitando Ali (que ele nunca será!), imitando outros gênios do esporte, teve seu preço! Não prego essa besteirada do mundo atual, onde tudo é falta de ética. Promover o show faz parte! Tem que haver provocação numa medida. Beijar a boca do cara na pesagem? Pôr máscara contra o Belfort? E outras tantas atitudes… O ex- campeão foi brilhante até ontem! O Venom que domina o Spider o cegou e o fez perder para o muito bom Weidman! Renzo Gracie Team e jiu-jitsu no topo!

  2. Gabriel Gois at 10:57 am

    Acho que Anderson nao errou, ele foi o campeao de sempre com tudo que ja sabemos. Acho que o X da questao eh… Chris fez o que nenhum outro havia feito, enfrentou e nao deixou o spider entrar na sua mente. Esse foi o grande merito do garoto que nao tinha nada a perder e saiu campeao

  3. Elite Jiu-Jitsu at 1:37 pm

    Ninguém aqui tem moral pra criticar um gênio como o Anderson Silva. O cara foi imbatível por 7 anos, quebrou TODOS os recordes do UFC, fez história. Na minha visão ele perdeu a vontade de vencer e se alto derrotou.

  4. Babu Leite at 2:23 pm

    Na verdade foi uma grande marmelada !!cris weideman nao tem e nunca cai ter jogo pra ganhar do anderson!!o problema é que realmente pra mim foi uma grande jogad!!um cara que nao entra com postura de campeão,logo no primeiro round baixando a guarda,agindo com uma irresponsabilidade,que moral é esta que um cara que se diz campeão ,que entra No ringue pra defender um título que ele manteve por 7anos,e entregar de uma maneira infantil e irresponsável …sendo que quem entende de mma sabe que ele tinha todas as armas pra vencer fácil esta luta!!!meus amigos a verdade é que nenhum campeão luta dessa maneira!!foi ridículo !!

  5. Philippe Berto at 2:23 pm

    Pára! Tem gente aqui falando q Anderson Silva imita Ali, que desrespeita o adversário e não é humilde. Ele lutou tudo o que lutou imitando alguém e fazendo palhaçadas? Ele sempre trata com respeito antes e após a luta. Eu mesmo nunca vi notícia nenhuma extra octógono de falta de respeito do AS com algum outro lutador. O contrário a gente sabe bem que acontece, como foi com Chaell Sonnen. Agora, alguém aqui fala entao como q deve ser pra defender cinturão por 8 anos, já que AS não conseguiu rsrs. Dentro do octógono é ele fazendo o trabalho dele, lá ele é o cara que qualquer um gostaria de meter a porrada e derrotar. Lá ele usa as artimanhas dele. Um dia o cara ia perder, está perto dos 40, seu estilo é muito conhecido. Ele falhou, não funcionou como sempre, mas nada é pra sempre. Simples.

  6. Pedro Ivo at 2:47 pm

    Afirmar com todas as letras que Anderson só não nocauteou Weidman porque brincou é desmerecer completamente o trabalho do adversário. Ele ganhou, ponto, é o novo campeão.

  7. Isaias Moraes at 3:31 pm

    ainda não existe um "mmaleaks" , então vamos aguardar para ter mais segurança com as "conspirações" rsss Ele substimou o oponente. Foi algo tipo Brasil e EUA nos Jogos Panamericanos de 87.

  8. Pedro Ivo at 4:37 pm

    na minha opinião:

    Decepção da noite: Roger Gracie (o gás completamete em falta)

    e orgulho da noite: Charles do Bronx (torço muito pelo cara e acho que ele lutou bem ontem!!)

    • Gustavo Souto Maior at 4:48 pm

      Concordo com você, Ivo! Mas não foi só a falta de preparo físico. Roger pode ter jiu jitsu afiado, mas ele é muito lento e fraco como striker! Uma coisa é está de kimono e outra é de luvas

    • Pedro Ivo at 4:51 pm

      mas ele nao perdeu porque é fraco como striker nao ustavo! ate porque ele conseguiu entrar na luta agarrada varias vezes com o cara, so que o gas dele tava tao no lixo que ele nao conseguiu desenvolver as posições e inclusive foi quedado duas ou tres vezes pelo cara.

  9. Ronaldo Sardes at 12:50 am

    A grande questão é q tudo de mais é veneno… ter confiança é bom, ter excesso de confiança é uma bomba relógio q um dia ou outro vai explodir como no caso do Anderson… O Weidman nao tinha como vencer o Anderson se ele realmente tivesse lutado sério, se ele nao tivesse tido um grande excesso de confiança… Se ele lutasse como lutou com o Dan Henderson, contra o Bonnar ele teria massacrado o Weidman… só q infelizmente ele nao lutou pra valer e o excesso de confinça dele e o fato de nao ter lutado sério foi q o levaram a derrota pois como disse antes… o Weidman nao tinha como ter levado aquela luta se o Anderson fosse pra cima dele com tudo, mais o Anderson não tem q provar nada a nnguem pois foram 7 anos invicto, será q o Weidman vai passar pelo menos 2 ou 3 anos invicto??? Independente de ter perdido ou nao, o Anderson sempre vai ser o melhor lutador peso por peso q já apareceu até hoje…. OSS

  10. Rodrigo Lacerda at 5:18 pm

    O Anderson Silva é um palhaço isso foi uma falta de consideração , com a nação brasileira todos torcendo por ele , e ao invés de lutar foi brincar em uma disputa ao cinturão e por isso que sou fã de Victor Belfort pois esse sim tem alma e coração de campeão , e agora é a vez de Victor tomara que Dana enxegue isso pois o cinturão agora vai voltar para o Brasil e novo só que na mão da pessoa certa Belfort….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *