Um guia para você assistir ao Mundial de Jiu-Jitsu 2013

Share it
Mundial de Jiu Jitsu por GRACIEMAG

De quinta-feira a domingo, o GRACIEMAG será seu melhor canal para não perder nenhum lance importante do Mundial de Jiu-Jitsu – dentro e fora dos dojôs. Foto: Arquivos

Encarar um Mundial de Jiu-Jitsu não é tarefa para principiante. E não apenas em relação aos atletas, mas aos espectadores, na arquibancada ou na poltrona de casa.

Com tanta oferta de lutas, estilos e técnicas diferentes, o torcedor tende a ficar perdido, sem saber exatamente o que observar. E assim perde alguns momentos marcantes e lições importantes, sem falar nas lutas.

Para tentar ajudar o fã de longa data e o curioso, GRACIEMAG traçou um guia para você não perder nenhum lance do 18º Mundial de Jiu-Jitsu.

1. Conecte-se

O evento começa nesta quinta-feira 30 de maio, às 9h da matina, horário local. Isso significa 13h de Brasília. Se você não está pelos EUA, dá tempo de almoçar, adquirir o pay-per-view do campeonato, pelo site IBJJFTV.com, e aguardar as primeiras lutas, com a divisão adulto faixa-azul. Conecte-se também no Google Plus de GRACIEMAG, onde os principais lances e as melhores fotos do evento serão publicadas diariamente, além de outras surpresas. Acompanhe os resultados do evento lance a lance em gplus.to/graciemagazine.

2. Magrinho tenta fazer história na azul

Logo nas primeiras horas de competição, fique de olho no azul pluma Hiago Gama (Alliance), um baiano de Vitória da Conquista, terra de Minotauro, que venceu todos os grandes campeonatos da IBJJF que entrou este ano. Olho nas pegadas de costas dessa fera de apenas 21 anos.

3. Hora da leitura

Por volta das 14h30 (18h30 no Brasil), torça por um duelo entre os azuis Horlando Monteiro (Kimura/Nova União) e Dante Leon (Ribeiro JJ), promessas do peso leve. Basta procurá-los pelo brasão no kimono e o jogo eficientíssimo. Está na Pirâmide? Suba as arquibancadas e se aprochegue no estande GRACIEMAG e garanta seu livro novinho em folha com a história ilustrada dos Mundiais de Jiu-Jitsu.

4. Lições nas arquibancadas

Quando o embola dos esforçados faixas-azuis cansar a vista, volte-se para as arquibancadas e bata um papo com seus ídolos, de preferência os que não estiverem à beira do tatame orientando os alunos. A fila do açaí lá em cima é um lugar perfeito para encontrar campeões consagrados, feras do MMA e mestres experientes, rindo e batendo papo. Se você é atleta faixa-azul, lembre de se inscrever no absoluto, até 19h30 (hora local). Na sexta, dia do absoluto, ninguém pode se registrar mais.

5. Sexta-feira roxa

A sexta 31 de maio traz os roxas, e às 11h45 da Califa já há um grande representante da divisão em ação. Trata-se de Marcio André, peso-pena da Nova União que chegou à final da seletiva do ADCC Brasil, em que foi vencido por João Miyao na decisão dos jurados da mesa. Marcio também conquistou o Europeu, Pan e Brasileiro, como o já citado Hiago. Tem tudo para brilhar e pegar a faixa-marrom no pódio.

6. Marrons e pretas na área

Os marrons levinhos começam a lutar sexta, 13h15, e os famigerados irmãos Paulo e João Miyao começam a brotar nos dojôs, na disputa do peso-pluma. Como disse um leitor nosso, eles parecem vindos de um videogame – se você elimina um surge outro ali na frente. Fique de olho neles e em seus ataques nas costas e da guarda-X. Os faixas-pretas vão aparecer das 13h às 15h na beira dos ringues – mas calma, apenas para se inscreverem no absoluto, feminino e masculino. Não percam a hora, guerreiros.

7. Sábado de gala

No sábado, como disse o poeta, é pau de dar em doido. Os marrons abrem o dia às 9h, e às 10h45 da matina já tem o absoluto faixa-preta, com o atual campeão Marcus Vinicius “Buchecha”, o monstruoso desafiante Rodolfo Vieira, campeão em 2011, Xande Ribeiro, rei em 2006 e 2008, e André Galvão, entre outros ferozes concorrentes. O bicho pega até depois do meio-dia, e os faixas-pretas retornam a partir de 13h50 para a disputa no peso. Achou bom? Calma, às 14h50 tem os absolutos roxa e ali pelas cinco da tarde começam os abertos da marrom. Alguém será capaz de surpreender Keenan Cornelius, o fenômeno que ganhou a capa de GRACIEMAG? E não esqueça de levar sua revista e pegar um autógrafo da fera.

8. Domingo da confirmação

A partir de 10h do último dia de evento em Long Beach, os faixas-pretas retornam para as quartas de final. A essa altura muita gente boa vai estar nas arquibancadas, de olho nas estrelas do espetáculo, ou nos sobreviventes da guerra, dependendo de como você enxerga a coisa. Serão quase sete horas dedicadas apenas aos melhores faixas-pretas do planeta – e os atuais campeões Bruno Malfacine (galo), Gui Mendes (pluma), Rafa Mendes (pena), Leandro Lo (leve), Otávio Sousa (médio), Romulo Barral (meio-pesado), Rodolfo (pesado) e Buchecha (pesadíssimo) vão defender seus títulos. O campeão do superpesado Léo Nogueira machucou o joelho, mas seu amigo e vice ano passado Bê Faria busca o ouro na categoria.

A equipe GRACIEMAG vai trazer as melhores entrevistas, lições e bastidores do evento, portanto fique com a gente no site e nas redes sociais.

Para conferir mais uma vez o CRONOGRAMA do Mundial, clique aqui.

Para ver as CHAVES de todas as categorias, acesse aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. Pollyane Rocha at 5:26 pm

    EI venho lhes informar que o azul Pluma Hiago GAma nao e carioca coisa nenhuma ele e de Vitória Da Conquistauma cidade no sudoeste da Bahia e se deus quizer vai ser campeão estamos todos torcendo muito por Hiago Gama

  2. Gera Costa at 5:30 pm

    EI venho lhes informar que o azul Pluma Hiago GAma nao e carioca coisa nenhuma ele e de Vitória Da Conquista uma cidade no sudoeste da Bahia e se Deus quizer vai ser campeão estamos todos torcendo muito por HIAGO GAMA!!!

  3. Walter Martins de Souza at 10:48 pm

    Mundial de Jiu Jitsu nos EUA hahahahahahaha é triste !!! nada contra os EUA pelo contrario adoro os EUA porem o BJJ deveria ter seus Mundiais aqui !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *