Honre os veteranos: 10 guerreiros acima de 30 que devem brilhar no Mundial

Share it

Eles têm mais de 30 anos, mas não passam muito disso. Os dez nomes que listamos a seguir já estão inscritos no Mundial de Jiu-Jitsu de 2013, e não têm medo de enfrentar os jovens. Eles estão prontos para arrancar aplausos na Pirâmide de Long Beach. Eis as feras:

Mario Reis no Pan 2013. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

1. Mario Reis (Alliance) – Aos 33 anos, o peso-pena do Rio Grande do Sul já foi o líder da divisão. Bicampeão do mundo em 2003 e 2004, Reis é também o recordista de presença no pódio. Desde 2003, conquistou pelo menos um bronze em cada edição do Mundial até hoje. Será muito difícil não ver o gaúcho em uma das semifinais do peso-pena, provavelmente contra Rafael Mendes: afinal, o objetivo de Mario é fechar a categoria com o hoje companheiro de equipe Rubens Cobrinha.

Rodrigo Cavaca no Mundial 2010. Foto: Ivan Trindade/ GRACIEMAG

2. Rodrigo Cavaca (Checkmat) – Aos 32 anos, Cavaca reinou no Mundial em 2010, quando derrotou Roberto “Cyborg” Abreu pelo ouro no pesadíssimo. Desde então, uma sequência de lesões mantiveram Cavaca fora das competições, mas em 2013 ele está de volta. Ele já ganhou na divisão acima de 100kg do WPJJC e quer repetir o feito em Long Beach, novamente fechando a divisão contra o seu pupilo, Marcus Buchecha.

Gabriel Vella no Dallas Open 2013. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

3. Gabriel Vella (Streets Sports BJJ) – Aos 32 anos, Vella é um bicampeão mundial (2002/2009) que esteve longe por um tempo. Mas agora ele está de volta, e por conta de uma rigorosa dieta, está mais leve e ágil do que nunca. Sua recente apresentação no Dallas Open provou que o aluno de Ryan Gracie está pronto para fazer um estrago na divisão de superpesados, quiçá no absoluto.

 

Bruno Bastos no Arizona Open 2013

4. Bruno Bastos (Nova União) – Bruno, 33 anos, é um feroz competidor com um jogo justo. Medalhista no Mundial 2010, Bruno também tem no currículo os títulos do Rio Open e New York Open. Ele se inscreveu na divisão dos superpesados e é um forte concorrente a chegar às semifinais.

Denilson Pimenta no Mundial 2009. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

5. Denilson Pimenta (GF Team) – Aos 33 anos, Pimenta registrou-se na divisão dos pesos-penas. Medalha de bronze em 2010, Denilson é sempre uma pedreira nos campeonatos, e pode chegar ao pódio.

Theodoro Canal

6. Theodoro Canal (GF Team) – Aos 32 anos, Canal é outro peso-pena que construiu uma boa reputação como um adversário complicado. Medalha de bronze no mundial de 2008, Canal também apresentou grandes lutas no Pan, Brasileiro e na seletiva do ADCC Brasil, recentemente, fazendo com que ele se torne uma boa aposta para figurar, no mínimo, nas quartas de final da categoria.

Murilo Santana

7. Murilo Santana (Barbosa JJ) – Aos 30 anos, Murilo é o mais jovem dos veteranos. A divisão de meio-pesados é bem complicada, mas Murilo tem toda a experiência necessária e ainda a técnica lapidada nos treinos com Leandro Lo, no time de Cícero Costha.

Gabriel Willcox

8. Gabriel Willcox (Brazilian Fight) – Aos 37 anos, Gabriel se inscreveu na divisão dos plumas e tem grandes chances de figurar no mínimo nas quartas de final, assim como esteve no ano passado. Qualquer novato que tenha que enfrentar Gabriel deve estar preparado para mergulhar em águas profundas.

Eduardo Santoro

9. Eduardo “Português” Santoro (Cia Paulista) – Português ganhou o ouro mundial no absoluto de 1999, como faixa-roxa. Mais recentemente, ele esteve no terceiro lugar na divisão de meio-pesados do mundial de 2011. Como a foto mostra, Santoro, hoje com 37 anos, teve também importantes vitórias contra conhecidos oponentes em sua carreira.

Wellington Megaton. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

10. Wellington “Megaton” Dias (Gracie Humaitá) – Aos 45 anos, Megaton possuiu um título que nenhum outro competidor de Jiu-Jitsu tem. Ele competiu em todas as edições do mundial, na faixa-preta, desde 1996. Mais uma vez inscrito na divisão de pesos-penas, a edição de 2013 terá um tempero especial para Megaton. Pela primeira vez, ele estará competindo no mundial na mesma faixa de sua filha, Mackenzie Dern, de 20 anos.

Esquecemos de alguém? Comente e fortaleça o debate.

Ler matéria completa Read more
There are 34 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *