O Mundial na História: em 2000, o ano do pioneiro BJ Penn

Share it

BJ Penn. Foto: Gustavo Aragão/ GRACIEMAG

O Mundial na História: em 2000, o ano do pioneiro BJ Penn

Assim que venceu o Mundial de Jiu-Jitsu, no ano 2000, no Tijuca Tênis Clube, o havaiano “Baby” Jay Dee Penn nem se deu conta. Mas, sim, BJ Penn era o primeiro faixa-preta não brasileiro a chegar ao topo do mundo no esporte.

“Com o tempo eu entendi como foi importante essa vitória. Hoje, percebo que aquele momento mudou minha vida. Foi a primeira vez que eu disse para mim mesmo que eu podia vencer, quis, fui lá e consegui”, disse BJ.

E pensar que ele havia sido introduzido ao Jiu-Jitsu por Tom Callos apenas cinco anos antes daquela medalha de ouro. E também, que foi apenas em 1997 que ele começou a levar o esporte a sério, quando começou a treinar com Ralph Gracie no norte da Califórnia, onde por lá ficou até se tornar faixa-roxa.

Em trajetória meteórica, BJ lutou o Mundial 1998 como faixa-azul e ficou em segundo lugar. Um ano depois, já era faixa-marrom e ficou em terceiro. Sua faixa-preta veio das mãos de André Pederneiras, em 21 de julho de 2000, apenas três semanas antes do Mundial.

O havaiano, que posteriormente se tornaria duas vezes campeão do UFC, virou então uma lenda no pano. E teve também a sorte em seu favor. Em 2000, o tetracampeão mundial dos penas Royler Gracie, o homem que vencera todos os Mundiais na divisão até aquele ponto, decidiu não competir. Já estava de olho nos títulos do ADCC e na carreira no Pride.

A categoria dos penas, com isso, estava aberta. Mas não se engane, para chegar ao cobiçado ouro Penn não teve caminho fácil. Primeiro, venceu Alexandre Soca. Depois passou por Frédson Alves. E, finalmente, venceu a disputa final contra Edson Diniz.

>>>> E você, vai escrever sua própria história no Mundial? Inscreva-se aqui, somente até hoje.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Sandro Pereira Cardoso at 11:16 pm

    Caro Sr. Ivan Trindade, descordo sobre ser B.J Penn o primeiro estrageiro a conquistar mundial de Jiu Jitsu na faixa preta adulto.
    No ano de 1997, João Roque (angolano) foi campeão mundial de Jiu Jitsu, faixa preta adulto, categoria pluma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *