Dana White dispara contra o Jiu-Jitsu esportivo: “É muito chato de assistir”

Share it
 Dana White acha que o Jiu-Jitsu não é empolgante aos fãs casuais. Foto: Erik Fontanez/GracieMag

Dana White acha que o Jiu-Jitsu não é um esporte empolgante aos fãs casuais. Foto: Erik Fontanez/GracieMag

A evolução do Jiu-Jitsu no mundo é uma constante. A força da arte suave no MMA, as diversas adaptações modernas de golpes antigos do Jiu-Jitsu, a invenção de novas posições, tudo isso mostra que a arte marcial aprimorada pelos Gracie e seus seguidores não deixa de crescer.

Porém, o presidente do UFC, Dana White, disse que não consegue enxergar no Jiu-Jitsu toda a empolgação que o apreciador da arte suave tem, e disse, durante coletiva de imprensa, sem meias palavras, o quão animado ficou ao assistir um campeonato de Jiu-Jitsu:

“É muito chato! Você vai a um campeonato de Jiu-Jitsu, em que dois caras se enfrentam de kimono, e é entediante. Se você é um praticante da arte, não existe nada mais excitante que uma luta de pano, claro. Porém não é tão animador se você for um fã casual”, disse o manda-chuva do Ultimate.

Dana levantou a questão quando perguntado por jornalistas sobre a apresentação de eventos de Jiu-Jitsu, como o Metamoris, em formato de cards. White, prevendo a repercussão que suas declarações poderiam acarretar, já abriu o discurso dizendo que esperava ser bombardeado nas redes sociais.

E você, leitor de GracieMag, acha que a opinião de Dana White sobre o JIu-Jitsu é válida? Assista o vídeo em inglês do todo poderoso do UFC soltando o verbo e comente conosco.

Ler matéria completa Read more
There are 60 comments for this article
  1. Otniel Amorim at 5:46 pm

    O cara não entende de Jiu-jitsu acaba sendo entendiante pra ele mesmo. É o mesmo que mulher ver futebol e não entender nada, por isso elas odeiam.

  2. Ney Junior at 5:56 pm

    Ele é um cuzão a vdd é essa, JiuJitsu forever, se não fosse o Jiu não existiria MMA tem que ser inteligênte pra entender, se não fica entediante mesmo?

  3. Rogerio Moraes at 6:06 pm

    CADA DIA QUE PASSAR EU DESPREZO ESSE CARA É UM MERDA É UMA PENA QUE NÓS BRASILEIRO VALORIZA UM CARA DESSE, ESSE ESPORTE QUE ELE FALAR QUE É ENTENDIANTE É QUE DA DINHEIRO ELE PORQUE SER NÃO FOSSE ESSE ESPORTE, IRIA SER PERDE O COMBATE DE FINALIZAÇÃO.

  4. charles guimaraes at 3:08 pm

    esse gordo branco e careca… ta so cuspindo no prato q. ele desfruta a anos .. deixado .. por rorion gracie… pra provar q. na luta real se vc nao sabe jiu-jitsu , vc se torna um gatinho nas maos de um leao…..tomara q. todos os jiu-jiteiros do mundo se una contra ele… e arrebate todos os titulos do ufc via finalizaçoes…raspemm os pesadoes americanosss.. e cala a boca deesse palhaço osssssssssssss

  5. Kazuya Hirano at 6:15 pm

    Acredito que boa parte dos leitores levaram pro lado negativo, por não saberem interpretar uma entrevista em inglês. Também sou praticante da arte suave e fã dos campeonatos. Mas o que ele disse é inegável, para quem não entende muito do jiu jitsu com kimono esportivo, pode ser muito chato. Assim como posso achar chato assistir a campeonatos de tae kwon do, esgrima, kendo, beiseball, futebol americano e assim vai… Aliás ele disse o mesmo do wrestling para quem n entende muito ou nao pratica pode ser muito chato, ele exemplificou que nao seria aquela baita empolgação para o fã casual o que é uma grande verdade.

  6. Marília da Silva at 6:23 pm

    Que vacilo do Dana!! Para ser um bom lutador de MMA tem que ter um excelente chão e, isso só o Jiu-Jitsu pode dar..o próprio Jose Aldo, retomou seus treinos para aprimorar melhor suas lutas! As lindas finalizações que ele e os demais tanto curtem, são oriundas do Jiu-Jitsu. Eu também não sou atleta, só fã da Arte Marcial e, é muito emocionante do que assistir a um campeonato de JIU JITSU!

  7. Odirley Alves at 6:39 pm

    Que o ufc e o ponto alto da carreira de um lutador isso e fato
    todos querem chegar a um contrato com o evento!
    Talvez seja por isso que o manda chuva careca vive falando o que pode e nao pode por ai, Ja que a maioria dos amantes das artes marciais tenham um pouca de medo de opnar contra o dono de um evento tao grande!
    Respeito sua opniao mais voce deveria respeitar mais o esporte que te rende tanto dinheiro!

  8. Vinícius Figueiredo at 6:40 pm

    Tem muita luta de jiu-jitsu que é chata de ver até para quem é praticante, quem dirá para algum espectador casual. Quer matar algum familiar ou amigo não praticante de jiu-jitsu de tédio? Leve ele para acompanhar você no próximo campeonato que for participar. O bizarro curling é mais divertido e fácil de entender para um espectador casual do que uma luta de jiu-jitsu. E olha que assistir curling é MUITO chato. Hehe!

  9. Evandro Moraes Bispo at 6:50 pm

    PENA QUE ELE SÓ ESTA FALANDO ISSO POR QUE O UFC FOI COMPRADO VENDER AQUILO QUE TEM VALOR PESSOAL PARA PESSOAS COMO ESSA QUE SÓ PENSA EM DINHEIRO DÁ NISSO .COMO DIZ MEU MESTRE ;O JIU JITSU É PRA TODO MUNDO, MAS NEM TODO MUNDO É PRO JIU JITSU.

  10. Wallace Bernardo at 7:19 pm

    Pela Saco…..

    é por isso que ele faz de tudo para tentar derrubar todos os lutadores brasileiros do UFC…. Mais ñ adianta é Jiu-Jitsu…..Vai ter que nos engolir… E no final de cada UFC vc vai ter que dar o premio de melhor luto por finalização…. ( Dana White Faixa Rosa de Pela Saco )

  11. Marcos Felipe at 7:21 pm

    Não com que conotação esse doido se expressou com relação à nossa arte mas temos que ser imparciais ao tecermos nossa opinião! Campeonato de pano só é bom pra quem treina,quem não treina não vê o q vemos, o dinamismo de lutas de trocação realmente empolgam muito mais os leigos em artes marciais!

  12. Walter Martins de Souza at 7:28 pm

    Acho o Dana um merda….Essa Merda de Evento que para mim não chega nos pés do PRIDE…. foi originado por um Gracie !!! ou melhor dizendo o MMA é derivado do JIU JITSU… pois vc pode saber lutar qualquer coisa…se nao souber JJ vc perde !!! Não Gosto desse Careca… Torço Muito para que Algum Magnata Crie um Evento que Rivalize com ele !

    • Daniel Ramos at 7:36 pm

      issu e um mane que caiu de gaiato! mais que tem umas lutas que sao horriveis de ve tem! inclusive no MMA no UFC onde essa ze ruela e presidente! ele deveria ter assistido jeff glover vs caio terra no metamoris ou ter visto o roger segurar o braço com a alma !!!! o ronaldo jacare ganhando com um braço kkkkkkkkkkkk

    • Walter Martins de Souza at 3:48 am

      Babaca Graças ao JJ ele é presidente do UFC… deveria ter mais respeito Pela Arte Suave… quer mais idiota que esses Lutadores de Greco-Romana essas Lutas universitárias Americanas Ridículas…esses bobos de Maio Fazendo força sem eficiência ! isso sim é entediante de se ver !!!!!!!!!!!!!

  13. Marlon Souza at 7:36 pm

    creio eu isso meio sem graça, o mma sem o jiujitsu naum tem complemento algum, não acho que ele foi tão burro ao dizer isso.treino jiujitsu e naum a nada melhor do que está arte.osss

  14. Matheus Padilha at 8:18 pm

    Na boa, nada de mais, antes de praticar achava bem chato mesmo, qualquer cara que não pratique vai achar, minha namorada acha, é normal, pra quem acompanha e pratica é claro que é empolgante, quem de nós não espera que uma luta do UFC vá pro chão e termine com uma finalização que surja do nada como já ocorreu diversas vezes, o que nós enxergamos como beleza, quem não aprecia vai ver como uma coisa monótona, afinal de contas os leigos querem ver o sangue jorrar, quanto mais trocação melhor, pra quem só assiste o UFC. Agora pra mim quanto mais jogo de chão melhor.
    Não é tão chocante quanto todo mundo ta achando, o Metamoris pro é um evento bem fora do mainstream de luta mundial, por não ter trocação, não ter sangue jorrando, gente caindo de tanto levar porrada do lado da orelha não empolga e nem choca multidões.
    Pra quem é leigo qualquer esporte é chato, eu achava Judô uma parada muito chata antes de praticar jiu jitsu hoje até gosto.

  15. Rodrigo Matsunaga at 8:21 pm

    O que ele disse não é nenhuma mentira, gosto é gosto e o importante é respeitar cada um.
    Eu por exemplo acho xato o golfe, já que não jogo, e nem pratico… mas quem gosta com certeza não concordará comigo! rs Cada um na sua.
    Há, ia me esquecendo, antes que me atirem pedras, sou faixa preta ok
    O importante é colocar na prática o que aprendemos com a arte. O "RESPEITO"

  16. Emerson Pereira at 8:34 pm

    Mais um Leigo que nao sabe o que fala… normal o Jiu Jitsu ( ou tbm conhecido como o esperte de Xadrez Humano ) é pra inteligentes por isso ele achou chato.. nao entendo o jogo.. nao é inteligente..

  17. Bruno Barros at 8:49 pm

    Acredito que ele tenha falado isso na visão de um espectador que não saiba o que é uma guarda fechada ou um arm-lock. Talvez ele precise de aulas das estrelas do jiu-jitsu que lá estão Demian Maia, Roger Gracie, Werdum, Ben Henderson entre outros. Aliás, essas mesmas estrelas fazem o espetáculo no show dele.

  18. Vladimir Mendes at 10:34 pm

    O Dana foi muito infeliz na forma como ele falou das lutas do jiu-jitsu esportivo. Se ele entendesse as regras saberia que é tão emocionante quanto a maioria das lutas chatas do UFC que são decididas pelos juízes.

  19. Marcelo Machado at 11:03 pm

    O cara é um babaca total que não entende nada de jíu-jitsu. Chato é essa porcaria de mma que só é legal quando tem brasileiros lutando.

  20. Pedro Ivo at 1:39 am

    Concordo com o que ele disse. Ué, se o cara é um apreciador casual, ele nao vai curtir! quase nenhum dos meus amigos, que apesar de acharem interessante a arte suave, nao tem qualquer paciencia pra ver uma luta de pano. O que ele disse é um fato, nao é uma opiniao…

  21. Piternilson Oliveira Trelha at 6:10 pm

    Dana tá puxando brasa pro seu assado…. Jiu-jitsu é pra quem ama… não tem nada de entediante (fora aquelas lutas muito amarradas). Não tem como não ver uma luta do Buchecha ou do Rodolfo e não ficar eufórico…BJJ Forever!!

  22. Antonio Brito Souza at 6:22 pm

    todo tipo de fanatismo e horrivel, mais ele falou a verdade sim, ate para quem ama o esporte , o jiu jitsu dos ultimos 5 anos tem sido horrivel para assistir ate o mais apaixonado pelo esporte como eu sou, infelizmente o jiu jitsu chegou a um nivel profissional que os caras lutam para ganhar por uma vantagem, e e por isso ta se tornando chato e feio ver , o jiu jitsu anda a passos largo nA MESMA direçao do futebol, onde o mais importante e o resultado…antes que me critiquem quero deixar meu respeito por, royce gracie, minotauro, roleta, jacare, terere , roger gracie e kron gracie , esses lutam para frente….

  23. Pedro Alberto at 9:29 pm

    POdis cre…Se você praticante de jiu-jitsu e concorda com Dane witte não conhece com originou e desenvolveu o jiu-jitsu até chegar ao jiu-jitsu brasileiro, até a porra do Vale-tudo foi criado por causa do Jiu-Jitsu brasileiro com família Gracie! Então meu irmão além dele ser imperialista babaca que domina tudo, faz propagando e ganha em cima de nós latino-americanos, mas uma dominação norte-americana.Porque esse Dana deve falar a mesma coisa do futebol aonde o maior ATLETA de todos os tempos é brasileiro Pelé e jogador de futebol.

  24. Felipe Gomes at 4:32 am

    faloo merda memoo ele naum lenbra ki o primeiro UFC foi o royce gracie com o seu jiu-jitsu de pano desafiando todas as artes indepedente de tamanho …esse cara é um fanfarão memoo

  25. Giovane Santin Pimentel at 5:11 pm

    IDIOTA MERCENÁRIO DO MMA, SE FOSSE REALMENTE UMA PESSOA INTERESSADA NO CRESCIMENTO DO MMA COMO ESPORTE, SERIA UMA PESSOA QUE USARIA SUA INFLUENCIA PARA IMPULSIONAR TODAS AS ARTES MARCIAIS COMO UM TODO, E NÃO FICAR DECLARANDO IDIOTICES COMO ESTA, FALTA DE ESCLARESCIMENTO TOTAL….

  26. Vinicius Costa E Silva at 9:58 pm

    A maioria das lutas do UFC são chatas para fans casuais também, grande parte do publico é ignorante quanto a tecnicas de luta! Não é só no BJJ e no Wrestling (que ele cita no video) quando vc não entende sequer o que é uma passagem de guarda ou uma disputa de clinch. Diferente do PRIDE, no qual o público que estava lá realmente respeitava e entendia o que estava acontecendo, seja no chão ou em pé, pois a arte marcial faz parte da cultura do Japonês desde pequeno (saudade!!). Mas estamos caminhando, torço pra que um dia o povo brasileiro saia desta "ignorancia marcial" e não queira apenas ver sangue!

  27. Junior Cantalice at 6:18 pm

    o que o cara disse é a opinião dele ( democracia) . nada q deixe os apreciadores da arte sem assistir. e eu q treino apesar de pouco tempo deixe de me esforçar e evoluir na arte. mas se falar d + o jeito é finalizar ele.kkkkkkkkk oss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *