Junior Cigano sacode a poeira: “Mark Hunt é muito mais lutador que Overeem”

Share it
Junior Cigano vê Mark Hunt como adversário mais perigoso que Overeem. Foto: Josh Hedges/Zuffa LCC via Getty Images

O ex-campeão Cigano tem treinado forte para derrubar ou finalizar Hunt, dia 25 de maio. Foto: Josh Hedges/Zuffa LCC via Getty Images

Com a presença de Junior Cigano, o card galático do UFC 160 está próximo de ser apresentado aos fãs do Ultimate. O evento, realizado no dia 25 do próximo mês, em Vegas, terá suas duas últimas lutas válidas pela divisão dos pesos pesados, e ambas definem as movimentações em busca do cinturão.

Na última luta, Antonio Pezão vai tentar garfar a cinta de Cain Velazques, e no coevento, Junior “Cigano” dos Santos encara Mark Hunt.

Para saber mais sobre os treinos do ex-campeão, GracieMag interrompeu a sesta de Cigano após o almoço, ontem. O melhor do papo está a seguir.

GracieMag: Como está a rotina de treinos para a luta no UFC 160? O que você mudou nos seus treinos após perder o título, em dezembro?

JUNIOR CIGANO: Estou treinando com mais cautela, planejando melhor o ritmo para não faltar nada nem haver sobrecarga de trabalho. O acompanhamento médico e fisiológico também é constante. Estou feliz com o andamento das coisas. Estou treinando bastante Jiu-Jitsu, com a ajuda do Antônio “Cara de Sapato”. Meu trabalho de solo é mais sem kimono, para deixar bem voltado para a luta mesmo.

Qual seu ponto forte no Jiu-Jitsu hoje, após esses treinos com o Cara de Sapato?

Jogar por cima. Por cima sou bem eficiente, e é onde eu quero estar na luta. Me posicionar bem por cima é mais útil no MMA. Não sou muito bom de fazer guarda, então botar pressão por cima é meu forte: ganhar as costas, pegar o pescoço e o braço, e também trabalhar na posição de cem-quilos.

Como você analisa o Mark Hunt como adversário? 

Acho o Mark Hunt bem melhor que o Overeem. É mais lutador, mais perigoso, mais experiente e bate muito forte. Venceu suas quatro últimas lutas no UFC, a última contra um cara que é bom de chão. Lembremos que o Stefan Struve levou a luta para baixo e não conseguiu finalizar. Tenho que tomar cuidado e tentar aplicar uma boa estratégia para sair vencedor.

O Struve foi lento no chão, contra o Hunt? O que você faria diferente?

Eu me considero um peso pesado bem rápido, tanto em pé quanto no Jiu-Jitsu também. Acho que eu tenho como ser mais objetivo na luta de chão, e quem saber finalizar se houver alguma brecha, por eu ser mais rápido.

Se você vencer, vai pedir o campeão? Um triunfo o leva direto à disputa do cinturão?

Acho que não tem mais o que esperar. Pelo que o Dana White tem dito, o vencedor de nossa luta disputa o cinturão, e é isso que eu quero, dar o meu melhor e trazer o título de volta para o Brasil.

Em dezembro, você teve o voo cancelado, problemas em casa, e aquele golpe logo no começo da luta. Qual foi o maior aprendizado na derrota para Cain?

É difícil explicar. Não era meu dia, e ele foi melhor. Não me lembro do golpe, só vi que senti no replay do telão. Foi uma situação ruim. Não ataquei, só me defendi. Fiquei preocupado com as quedas e esqueci de me proteger dos socos. Cometi erros que me levaram ao resultado negativo. A principal lição é que temos de estar prontos para usar todas as armas em busca da vitória. Não basta tentar levar apenas para o lado que é bom para a gente. Você tem de estar preparado para tudo, para o ruim também.

Você não costuma seguir uma estratégia firme para as suas lutas. Isso mudou?

A estratégia realmente é um diferencial. Certamente vou fazer isso de uma forma melhor. Na verdade sempre tive uma estratégia, mas não tão bem formulada. Acho que agora vou trabalhar isso melhor. Lutar de forma inteligente serve para mostrar o que você sabe fazer, e fazer bem. Serei o campeão de novo, se Deus quiser!

UFC 160
Las Vegas, Estados Unidos
25 de maio de 2013

Cain Velasquez vs Antonio Pezão Silva

Junior Cigano vs Mark Hunt

Glover Teixeira vs James Te Huna

Gray Maynard vs TJ Grant

Donald Cerrone vs KJ Noons

Card preliminar

Stephen Thompson vs Amir Sadollah

Khabib Nurmagomedov vs Abel Trujillo

Jeremy Stephens vs Estevan Payan

Gunnar Nelson vs Mike Pyle

Robert Whittaler vs Colton Smith

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. Diomar Rezende at 11:59 pm

    vc merece , continue assim com os pés no chao , te critiquei quando voce perdeu para o velasque , falei besteiras demais de sua pessoa , a vida é assim ganhamos e perdemos .vc tera de volta o que é seu o cinturao de campeao m desculpe sou teu fan eu e meus filhos, eo mato grosso do sul todo Campo grande ms.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *