Faixa-preta de Ryan Gracie comenta Jiu-Jitsu de estrela finlandesa do Invicta

Share it
Marcelo Giudici leva os conhecimentos do Jiu-Jitsu para alunos da Finlândia. Foto: Divulgação

Marcelo Giudici leva os conhecimentos do Jiu-Jitsu para alunos da Finlândia. Foto: Divulgação

A globalização do Jiu-Jitsu segue a todo vapor. Entre os incontáveis professores que espalham o conhecimento e a filosofia do esporte pelo mundo, está a fera do MMA Marcelo Giudici, faixa-preta quarto grau de Ryan Gracie, hoje ensinando na longínqua Finlândia.

Giudici tem como aluna a atleta de 52kg Katja Kankaanpaa, que superou a brasileira Juliana Carneiro no Invicta 5, no último dia 5 de abril. Com bom trabalho no solo, Katja mostrou que tem aproveitado as dicas de Giudici (8v, 4d), e este exaltou a evolução da atleta:

“Ela dominou em todos os rounds, montou e quase finalizou no braço. Meu trabalho é aperfeiçoá-la para que chegue a ser a número um da categoria”, aposta o faixa-preta, que mora em Kauhajoki, na Finlândia. Confira um bate-papo com Giudici, por email.

GracieMag: Como você vê o MMA feminino, na Finlândia e no resto do mundo?

MARCELO GIUDICI: Hoje vemos lutadoras de alto nível técnico, algumas até melhores que muitos homens (risos). Tanto que temos shows femininos de MMA e o UFC também está investindo nisso. As mulheres estão conquistando seu espaço pelo seu nível técnico e dedicação, nada mais justo.

O que podemos esperar da Katja no MMA?

Ela ainda tem muito o que melhorar. Está no início, foi por isso que fui contratado. Meu trabalho aqui é aperfeiçoá-la, para que chegue ao topo da categoria. Sobre a luta, ela foi muito bem, dominou varias situações tanto em pé como no chão, foi agressiva e teve um bom ritmo em todos os rounds. Chegou à montada e quase finalizou no armlock. A Katja teve domínio em todos os assaltos.

Como é o nível do Jiu-Jitsu na Finlândia?

Ainda temos na Finlândia poucos professores de Jiu-Jitsu, mas são de ótima qualidade. Temos eu, Lúcio Linhares, Rogério Rocha e outros. E os finlandeses são dedicados, eles treinam demais. Eles adoram o Jiu-Jitsu e inclusive temos bons finlandeses de faixa-preta, participando frequentemente de competições.

E o Giudici lutador? Tem planos para voltar a competir?

Estou sempre preparado para lutar. Basta pintar um convite que irei mostrar que estou pronto para voltar. Estive parado um tempo por problemas pessoais, mas agora estou com força total! Tenho alguns convite aqui na Europa e estou estudando, negociando e treinando. Em breve estarei no cenário novamente, seja no Jiu-Jitsu ou MMA.

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. Dayana Ramos at 11:26 pm

    Parabéns Professor! Tem mostrado seu talento por onde passa pena que eu parei hoje seria teu orgulho no esporte. Desejo um caminho longo de sucesso nesta jornada longe da sua pátria.

  2. Alessandra Machado at 8:19 am

    Muito bom!!!! Marcelo Giudici e um campeao com experencia e tecnica pra dar e vender. A disciplina e a confidencia de marcelo com seu incrivel desempenho como professor e de se tirar o chapeu em qualquer lugar do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *