Raspe na guarda sentada ou pegue as costas com Tarcísio Jardim

Share it

Tarcísio Jardim de kimono azul contra Alexandro Ceconi no Brasileiro 2012. Foto: Carlos Ozório/GRACIEMAG.com

O peso pesado Paulo Tarcísio Jardim está treinando a todo vapor para fazer bonito em Abu Dhabi, nos dias 13 e 14 de abril, no evento profissional do WPJJC, com prêmios milionários. Para brilhar no evento do xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, o faixa-preta da CheckMat tem afiado as quedas e sua guarda, e não apenas na academia, em João Pessoa, Paraíba. Ele também competiu no Pan 2013, no fim do mês de março, onde faturou o terceiro lugar na categoria.

Hoje, Tarcísio ensina algumas armadilhas da guarda sentada, para você maltratar os amigos na academia. A posição inicial começa na meia-guarda, como ele mostra no vídeo a seguir.

Repare que, aos 33s, o faixa-preta da Paraíba ensina a dominar as pegadas e a encaixar a perna direita na coxa do oponente, para iniciar a raspagem.

Aos 39s, com as pegadas dominadas, Tarcísio solta uma pegada e sobe para segurar a lapela do oponente e passar por cima da perna direita, tirando a opção do adversário de girar e passar a guarda.

Aos 57s, Jardim volta à posição inicial com as pegadas dominadas e induz o oponente a passar a guarda para o lado esquerdo. Feito isso, ele estica a perna do oponente tirando a base, mas defende a posição apoiando a mão. Agora é soltar a pegada do braço esquerdo do oponente e fazer a pegada nas costas. Use o gancho esquerdo no pé do adversário, chute para trás e pegue as costas.

E se o adversário defender a raspagem? Troque a mão da lapela e raspe.

Aos 2min37s, veja como o professor passa a lapela de uma mão para outra. Note que ele deixa a perna direita esticada na coxa do opoente.

Aos 2min40s, ele apoia a mão no chão, abaixa a perna esticada e gira o quadril para raspar o oponente. Repare que Tarcísio Jardim não solta a lapela quando o adversário está de costas no chão.

Encaixou no seu jogo? Comente com a gente.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *