Pan 2013: o dia dos faixas-brancas e suas histórias inspiradoras

Share it

O primeiro dia do Pan em Irvine foi dedicado aos faixas-brancas. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

O Pan 2013 começou na quarta-feira, na primeira edição de um campeonato da IBJJF marcado para cinco dias. A ação sobre as 12 áreas de luta foi das 16h às 22h, no horário da Califa.

O dia foi totalmente dedicado aos faixas-brancas, homens, mulheres e masters. Entre centenas de concorrentes, GracieMag trouxe algumas histórias inspiradoras.

Por exemplo, da fera Orin Yellowman, de Flagstaff, Arizona. Ele nasceu sem a maioria de seus dedos, dos pés e mãos. No entanto, em agosto de 2012, decidiu treinar Jiu-Jitsu. Depois de idas e vindas. Orin decidiu se dedicar e vem treinando duro nos últimos meses, e já tem três graus na faixa-branca.

Mas apenas o treinamento não foi desafio suficiente. Então, ele decidiu competir. O Pan 2013 foi seu campeonato. Como na saga de qualquer estreante, o resultado não foi tão importante quando viver a experiência. Como Helio Gracie bem sabia, Orin é a prova de que o Jiu-Jitsu não foi projetado para o homem alto e fortã, mas para todos os demais.

Outra história boa é a de Jeff Mata.

Jeff perdeu a visão há cinco anos, devido a um deslocamento de retina. Ontem, ele competiu o Pan 2013. Teve três lutas e venceu duas, uma por finalização. Foi sua primeira competição da IBJJF e ele saiu de lá com uma promessa: “Vocês ainda vão ouvir falar muito de mim”. Não tivemos dúvidas sobre isso.

Entre as mulheres, a esposa de um campeão chamou a atenção.

Margareth e Roberto Cyborg. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Margareth Abreu teve um dos fãs mais barulhentos na quarta-feira. A faixa-branca é esposa de Roberto “Cyborg” Abreu, faixa-preta da equipe Fight Sports e nosso GMA. Ela fez três lutas, finalizou uma e ganhou a divisão dos médios, no adulto.

O triunfo foi ainda mais especial, pois após treinar Jiu-Jitsu por seis meses apenas, Margareth machucou o ligamento do joelho e teve de ficar fora da academia um ano. O retorno foi apenas um mês atrás. A vitória foi comemorada com um beijo de alegria, como visto na foto.

Para saber mais em tempo real, acompanhe nossa cobertura no Google Plus.

Os resultados oficiais do Pan 2013 você vê aqui, no site da IBJJF.

Veja uma galeria de fotos exclusiva do primeiro dia do Pan 2013, a seguir:

[flickr set=72157633046590623]

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *