Vinicius Marinho e a regra nova que fez diferença em Gramado

Share it

Vinicius Marinho em ação na Seletiva de Gramado. Foto: Marcelo Falavigna/Divulgação.

Com o encerramento da fase das Seletivas para Abu Dhabi, agora as disputas afunilaram, e os favoritos ao ouro no torneio principal do WPJJC tornam-se mais evidentes. Se esses vão vencer de fato, só saberemos nos dias 11, 12 e 13 de abril, na capital dos Emirados.

(Relembre aqui a lista dos atletas garantidos em Abu Dhabi.)

Um desses nomes é o do faixa-preta peso leve (até 74kg) Vinicius Marinho, da GFTeam. Após sete lutas, entre o peso e o absoluto, Marinho faturou a passagem aérea para Abu Dhabi via Seletiva de Gramado, no primeiro fim de semana de março. O que foi decisivo na campanha que culminou em dois ouros? Para o atleta, um dos aspectos foi estar muito bem atualizado com as regras do esporte.

“Saber as regras é vital, e aprendi isso mais uma vez em Gramado. Em algumas lutas é necessário saber usá-las a seu favor, e foi assim que ganhei a final do absoluto”, lembra o atleta da GFTeam.

“Em 2013 houve algumas mudanças na regra, detalhes que exigem nossa atenção. É o caso das advertências. Até ano passado, a primeira advertência não contava no placar nem como critério de desempate. Este ano já conta no placar e caso a luta termine empatada nos pontos, a advertência desempata o placar”, detalha ele.

Além de contar com a informação a seu favor, Vinicius investiu também num golpe básico e eficiente.

“Procuro sempre diversificar as posições, mas em Gramado usei bastante o estrangulamento ezequiel”, conta. “Eu uso o ezequiel tradicional, só faço uma variação indo na chave de braço da montada, para que o adversário defenda e deixe o pescoço mais exposto para a finalização”.

Sobre a disputa em Abu Dhabi, Marinho não refuga em apontar os favoritos ao ouro. “Certamente Leandro Lo e Lucas Lepri hoje os favoritos”, palpita ele, apostando nos dois últimos finalistas do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF.

Se você não venceu as seletivas, ainda pode disputar o WPJCC em Abu Dhabi. Basta inscrever-se pelo site do torneio, aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *