Como você bloqueia o berimbolo? Abmar Barbosa tem um ou dois macetes

Share it
Abmar Barbosa no Mundial 2010. Foto: John Lamonica/GRACIEMAG.com

Abmar Barbosa no Mundial 2010. Foto: John Lamonica/GRACIEMAG.com

De volta às competições de Jiu-Jitsu após contundir o joelho, Abmar Barbosa ontem beliscou duas medalhas de bronze no Boston Open da IBJJF, no meio-pesado e absoluto.

Hoje, ele celebra o retorno com umas dicas valiosas para o praticante e leitor do GRACIEMAG.com. Trata-se de uma das posições preferidas de Abmar para bloquear o famigerado berimbolo, manobra em que o guardeiro escorrega para as costas do oponente.

O faixa-preta da Drysdale Jiu-Jitsu começa a se preocupar com a posição logo de cara, quando o rival domina um de seus braços e uma de suas pernas, deixando-o sem muita base no lado direito. O primeiro passo então é plantar o pé e uma das mãos no dojô. É aí que ele obtém o equilíbrio para passar a guarda (veja em 1min10s).

A 1min22s, Abmar gira o quadril para escapar do gancho forte que o prende, e assim livrar a perna.

Com o cotovelo enfiado entre as pernas do aluno mas bem coladinho ao corpo (1min33s), para não tomar um triângulo de bobeira, Abmar dá continuidade ao movimento. Ele senta, agarra o ombro do sparing, livra o braço e passa a guarda (1min45s).

“É um movimento que tem funcionado para mim, não sei se vai dar certo com todos vocês, mas espero que ajude”, recomenda a fera.

E você, pescou algo de útil na novidade?

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Willian von Söhsten at 12:17 pm

    legal a posição…mas isso não é berimbolo…o garoto entrou na della riva com a esquerda, logo o pé direito tem que fazer um gancho no quadril…o que ele fez está mais para um helicóptero..vejam os videos do mendes e dos myiao fazendo a posição…faltou um ganchinho e esse gancho atrapalha toda a defesa…mas nesse caso, a defesa eh bem boa…oss

    • Alessandro Almeida at 6:52 pm

      Com certeza, William!! Tinha vindo nos comentários para comentar exatamente isto, porém tu já havia notado e comentado! O berimbolo na maioria das vezes não passa o gancho da de la riva totalmente, domina a faixa ou fundilhoe ainda a outra perna vai no quadril, dificultando a subida do quadril do adversário. abraços do Guetho JJ!! Osssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *