Gramado: Guto Campos, Marina, Nicolini e mais 10 brilham e vão a Abu Dhabi

Share it
Seletiva de Gramado para Abu Dhabi 2013

A Seletiva de Gramado para Abu Dhabi foi de arrepiar, neste sábado. E ainda falta o absoluto. Foto: Marcelo Falavigna/Divulgação

O sábado na seletiva de Gramado trouxe lutadores capazes de mexer com as estruturas da pequena e calma Gramado, na serra do Rio Grande do Sul. Com um Jiu-Jitsu envolvente, 13 competidores garantiram seus pacotes com direito a passagem aérea e estadia e vão para a capital dos Emirados, Abu Dhabi, com tudo pago, após a seletiva organizada por Fernando Paradeda.

Primeiro, as damas: nas faixas roxa, marrom e preta, as vitoriosas foram Marina Ribeiro e Michelle Nicolini.

Marina fez um campeonato perfeito, e ganhou também o leve ontem. Na final do absoluto até 61kg, ela quase raspou Luanna Alzuguir com uma chave omoplata e garantiu o título por 2 vantagens a 0. Já Michelle Nicolini venceu Talita Treta, por 6 a 4 no placar. Detalhe: a estrela da CheckMat vinha de uma contusão muscular séria na coxa.

No masculino, entre feras e revelações, salvaram-se quase todos após um sabadão de sair faíscas. Os campeões foram: Thiago Barreto (até 65kg), Vinicius Marinho (até 74kg), Gustavo Campos (até 83kg), Luiz Panza (até 92kg) e Ricardo Evangelista (acima de 92kg). Amanhã, às 16h, mais dois campeões garantem o pacote para Abu Dhabi, no absoluto leve e pesado faixa-preta.

(Assista aqui, no link de transmissão.)

Na categoria dos magrinhos, até 65kg, Thiago Barreto da Brasa foi o grande nome, após a eliminação de diversos favoritos, como Isaque Paiva e Pablo Silva. No fim, Thiago Barreto passou por Paulo Roberto (Gracie Humaitá) nos pontos e despachou, na grande final, a revelação Pedro Valença, da Cícero Costha. Thiago encaixou uma americana no pé de Valença.

Na divisão até 74kg, Vinicius Marinho fechou com Antonio Carlos, seu companheiro da GFTeam, após passar semifinal contra Kim Terra, nas vantages (passagem de guarda). Marinho ficou com a passagem e chega forte em Abu Dhabi, já que nesta categoria tem vencido diversos torneios no Brasil.

No peso até 83kg, uma guerra de gigantes. Guto Campos precisou passar por Thiago Porto (Alliance), que vencera Tarsis Humphreys na sexta, enquanto Rodrigo Pimpolho lutaria com Eduardo Português. Na final, Guto finalizou Rodrigo com estilo, numa chave omoplata.

Na divisão até 92kg, uma das agradáveis surpresas da competição. Luiz Panza (Barbosa) primeiro venceu Pedro Henrique (CheckMat) e depois se embolou na final com Nivaldo Oliveira, atual campeão brasileiro absoluto. Panza raspou, foi raspado, mas no fim, com 4 a 4 no placar, ele venceu Nivaldo por 2 vantagens, por ter ido mais para cima.

A reviravolta maior ficou por conta da categoria acima de 92kg. Primeiro, Braga Neto venceu Rodrigo Cavaca na decisão dos juízes. No outro lado das semifinais, Léo Nogueira passou mal, com uma infecção intestinal, e deixou Ricardo Evangelista avançar. Como Braga Neto já tinha a passagem para os Emirados, graças a vitória na Seletiva do Rio, ele cedeu a passagem para Ricardo (GFTeam).

Irmã de Rodolfo Vieira na terra dos xeques

Nas faixas-roxas e azuis, mais cinco representantes da nova geração se deram bem.

Na roxa pesado, o vencedor foi Victor Honório (GFTeam), que despachou Fernando Andrade (Alliance). No absoluto roxa leve, um dos maiores finalizadores do evento: o garotão Wellington Luís (Cícero Costha) venceu Lucas Nogueira (BTT) e vai tentar brilhar em Abu Dhabi.

No absoluto azul feminino, o sangue nobre de Ana Carolina Vieira prevaleceu. A irmã de Rodolfo Vieira, o bicampeão mundial dos pesados da GFTeam, venceu bonito após aplicar alguns armlocks e vai enfrentar algumas das melhores do mundo em Abu Dhabi.

Na faixa-azul masculino, Fellipe Trovo (Nova União) venceu o absoluto pesado e Nicholas Menegali (Alliance) ficou com o ouro leve.

A 13ª vaga saiu para o campeão absoluto faixa-branca, Éder Negão, da academia Nova União.

Além do absoluto, neste domingo, dia 3, os juvenis e masters também competem, com a presença de Rodrigo Minotauro como convidado VIP.

Para você, quem vence o absoluto?

Ler matéria completa Read more
There are 12 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *