Treinador de Dan Henderson revela lado violento do casca-grossa americano

Share it
Ricardo Pantcho com os campeões do Strikeforce, Tarec Saffiedine e Dan Henderson. Foto: Arquivo Pessoal

Ricardo Pantcho (CheckMat), entre os campeões do Strikeforce Tarec Saffiedine e Dan Henderson. Foto: Arquivo Pessoal

Além da primeira disputa de cinturão feminino, entre Ronda Rousey e Liz Carmouche, o coevento do UFC 157, dia 23 de fevereiro em Anaheim, Califórnia, reserva aos fãs um duelo de titãs, capaz de movimentar a divisão dos meio-pesados do MMA.

De um lado, o brasileiro Lyoto Machida (18v, 3d) traz toda a rapidez de seu karatê shotokan e vitórias sobre Randy Couture, Rashad Evans e Tito Ortiz. Do outro, o ex-campeão do Pride e Strikeforce Dan Henderson (29v, 8d) não fica atrás. O americano vem de quatro vitórias consecutivas – contra Renato Babalu, Rafael Feijão, Fedor Emilianenko e Maurício Shogun, numa peleja época.

Lutador e treinador de chão de Hendo, Ricardo “Pantcho” Feliciano contou um pouco sobre os treinos do americano que jamais foi nocauteado, e revelou o lado violento do casca-grossa banguela, que perdeu os dentes da frente num treino com Randy Couture, nos tempos românticos do Team Quest.

Confira os melhores momentos e conheça o “instinto animal” de Dan Henderson.

GRACIEMAG.com: Como o Hendo tem encarado os treinos de Jiu-Jitsu?

Ricardo Pantcho: Treino ele desde 2009, e ele gosta de treinar chão, sempre faz os rolinhas dele. O Hendo é um cara bem experiente e tem o estilo dele. Sabe atacar por baixo e por cima no Jiu-Jitsu, só que ele tem aquele instinto animal dele. Ele gosta mesmo é de bater. Mas, se aparecer alguma brecha ele sabe finalizar, não duvidem disso! Ele não tem o costume de treinar como um praticante comum, pensando em pontos ou estratégia, mas ele seria capaz de vencer muito faixa-preta. Ele é bem experiente, treina Jiu-Jitsu há mais de uma década e tem muito conhecimento de chão. Quando vê a gente fazendo um movimento, ele já pede pra eu repetir, faz algumas vezes e já pegou! É um talento.

O wrestler normalmente gosta de entender o Jiu-Jitsu para controlar bem por cima. Ele vai de ground and pound para cima do Lyoto?

É o que ele gosta de fazer, né? A preocupação maior em nossos treinos de chão foi justamente este controle das posicões, para ele não perder posições boas por cima e poder desferir os golpes. E ele está batendo muito forte no ground and pound! Mas se a luta embolar no chão, o Dan também não tem medo nenhum de ficar por ali. Ele já lutou muito no chão. Mas, com o wrestling que ele tem, ele cair por baixo não será tão fácil de acontecer. E ele tem muitos recursos para levantar se preciso. É aquilo, ele treina todas as áreas para executar o que estiver a fim ali na hora. A tática é ficar confortável para soltar a mão.

Sobre o que ele conversava com vocês durante os treinos?

Ele é muito forte psicologicamente. O que ele vem comentando é que está com muitas saudades de lutar, após o tempo parado com a contusão. Ele quer fazer esta e mais duas lutas ainda este ano. E quer vencer quem aparecer na frente dele. E o próximo é o Lyoto.

Comente um pouco sobre os treinos nessa reta final. O que chamou a atenção? O bicho é violento?

Só tenho a dizer que duas semanas antes da luta não é uma boa coisa ser parceiro de treinos dele… (Risos). Ele nocauteia a galera até nos treinos! Na luta contra o Babalu, ele me tirou do treino com um soco no fígado. Antes da luta contra o Shogun, ele quebrou meu nariz no aquecimento. Estou me preparando para aquecer no chão com ele para esta luta, mas depois dali eu saio fora. Ele é gente boa, mas quando entra para treinar, dá medo! (Risos)

Qual é o seu pitaco para o resultado?

Henderson por nocaute técnico, no segundo assalto!

UFC 157
Anaheim, Califórnia, EUA
23 de fevereiro de 2013

Ronda Rousey vs Liz Carmouche

Dan Henderson vs Lyoto Machida

Urijah Faber vs Ivan Menjivar

Chad Mendes vs Manny Gamburyan

Josh Koscheck vs Robbie Lawler

Card Preliminar

Brendan Schaub vs Lavar Johnson

Michael Chiesa vs Anton Kuivanen

Court McGee vs Josh Neer

Sam Stout vs Caros Fodor

Dennis Bermudez vs Matt Grice

Kenny Robertson vs Brock Jardine

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Marcio Fernandes at 7:54 pm

    Torço para o Machida, mas não tem como nao admirar este coroa mão pesada do Dan Handerson, uma lenda viva, um dos melhores de todos os tempos, mesmo depois dos 40 esta firme e forte, reflexo de uma carreira que começou bem cedo na Luta Olimpica sendo atleta olimpico do American Team. Não desrespeitem o Hendo porque se bobiar ele ganha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *