Houston Open: a manha e a tática do campeão absoluto faixa-preta

Share it
Rico Bastos troca pegada com Rafael Lovato, no Houston Open 2013. Foto: Erin Herle/GRACIEMAG

Rico Bastos troca pegada com Rafael Lovato, no Houston Open 2013. Foto: Erin Herle/GRACIEMAG

Ricardo Bastos voltou a mostrar que está em plena forma, no Houston Open da IBJJF, realizado no Texas no último fim de semana. O professor da Nova União inspirou a molecada ao vencer o absoluto, pouco depois de perder o peso pesadíssimo para Rafael Lovato Jr.

Para superar a derrota, primeiro o faixa-preta controlou a mente.

“Não deu nem para pensar na derrota para o Lovato”, disse Ricardo, em papo com o GRACIEMAG.com. “Tratei na verdade de assistir ao vídeo da luta e ver o que eu tinha errado, e assim tentei me concentrar em ser mais agressivo sem errar tanto. Deu certo”.

Na final do absoluto, o oponente foi um conhecido: Luis Rubalcava, da Alliance. A vitória veio graças a uma estratégia inteligente e simples: obrigar o oponente a fazer mais força que ele.

“Eu já tinha lutado com ele na Seletiva do Texas para o WPJJC, em Santo Antonio. Como eu sabia que agora seriam dez minutos e não seis, imprimi um ritmo bem forte logo de início e coloquei-o sempre em situações que ele gastaria mais força do que eu, pois ele é mais pesado e bem forte”.

No fim, para arrematar, a manha de lutador experiente:

“A luta já estava quase no final e percebi que ele estava bem cansado. Então dei um espaço para ele tentar subir, e dei o bote no pescoço para finalizar na guilhotina da meia-guarda. Antes mesmo de ajustar ele bateu”, comenta.

Reveja o primeiro encontro entre Rico Bastos e Luis Rubalcava, na Seletiva do Texas para Abu Dhabi.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *