Houston Open: Ricardo Bastos ensina detalhes da raspagem de gancho

Share it

Ricardo Bastos contra Leandro Lo na Copa Pódio. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG.com

Neste fim de semana ocorre o Houston Open, mais um torneio com selo da IBJJF, na cidade do Texas. O ginásio do Jerabaeck Activity and Athletic Cente será o palco do evento.

Candidato ao ouro ao lado do irmão Bruno na categoria pesadíssimo, Ricardo Bastos (Nova União) segue treinando firme junto com o mano no Texas.

Rico, figurinha conhecida no Jiu-Jitsu, ficou um tempo afastado das competições, mas agora quer dar continuidade ao trabalho.

“Sou muito chato com treino, isso me obriga a treinar muito sempre, o que durante muito tempo resultou em lesões. Mas, agora, com um trabalho de prevenção, acho que isso está sendo determinante nesse meu momento atual”, diz Rico, em bate-papo com o GRACIEMAG.com.

Confira o que mais ele ensina, na entrevista a seguir:

GRACIEMAG: Como está seu treinamento para o Houston Open, no sábado?

RICARDO BASTOS: Estou treinando forte, aprimorando a minha parte física e técnica com bastante drills e circuitos. E com o Bruno (Bastos) em destreino, posso treinar mais enquanto ele toma conta das aulas. Treino muito por baixo e por cima, pois você nunca sabe aonde vai cair na luta.

Como você analisa sua categoria?

Espero ir lá e fazer o dever de casa, colocar todo o treino em prática e sair campeão. Se pensar em um ou outro oponente você tende a perder a concentração, e isso não é uma boa opção.

Qual foi a receita para você retornar tão bem para as competições, após anos afastado?

Sou muito chato com treino, perfeccionista demais, isso me obriga a treinar muito sempre. O que durante muito tempo resultou em lesões, mas agora com mais foco e um bom trabalho de prevenção, eu acho que isso está sendo determinante neste meu momento atual.

Você tem uma guarda de gancho fortíssima. Que detalhe nosso leitor deve se concentrar para ficar afiado na posição?

É uma guarda que comecei a fazer com 12 anos, quando ainda era faixa-laranja. Você tem que dominar pelo menos uma manga, a outra pegada pode ser na faixa, na calça ou na outra manga e sempre usar os ganchos como alavanca. Vai depender da variação que você está buscando. Ter um quadril solto, pernas e abdome fortes ajudam bastante. É necessário muita repetição da posição para ter uma boa guarda de gancho.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *