IBJJF confirma antidoping para faixas-pretas no Pan de Jiu-Jitsu 2013

Share it
Panoramica do ginasio do Pan 2011

Visão panorâmica do ginásio durante o Pan 2011. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Os professores pediram, e a IBJJF divulgou, ontem, que vai começar a promover exames antidoping para os atletas faixas-pretas, a partir do Pan de Jiu-Jitsu 2013, de 20 a 24 de março.

A Federação Internacional de Jiu-Jitsu anunciou que fechou uma parceria com a agência antidoping americana USADA, que realiza exames nos Estados Unidos de acordo com as regras internacionais do COI, e examina atletas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos desde 2000.

Os atletas examinados serão decididos em sorteio, entre todos os faixas-pretas medalhistas, homens e mulheres. Dez medalhistas serão sorteados, logo após o evento no Bren Event Center, em Irvine, na Califórnia.

Segundo apurou nossa repórter Erin Herle, a USADA deve fazer testes com a urina ou amostras de sangue. O tipo de amostra colhida e o tempo de teste específico ainda serão deteminados e divulgados antes do Pan, pela IBJJF.

A lista de substâncias proibidas em competições e consideradas como doping está aqui (em inglês).

(Nicotina e cafeína não são proibidas, embora sejam identificadas no teste.)

Os atletas pegos no antidoping serão avisados por carta pela agência, e receberão a punição adequada.

E para você, leitor? O que você achou da nova medida? Comente com a gente e tire suas dúvidas.

Ler matéria completa Read more
There are 35 comments for this article
    • Cristiano Pizuto at 6:22 am

      NUNCA o BJJ vai estar nas olimpíadas, agradece ao Carlos Nuzman e a empresa de Comite Olímpico Brasileiro. Já está definido quais modalidades vão entrar como apresentações para posteriormente serem incorporadas.

    • Otniel Amorim at 1:21 pm

      Pra quê Olimpíadas? Não acho olimpíadas tudo isso, o negocio é evoluir igual o Surf evoluiu. Por fora criando suas próprias competições e marcas. Com campeonatos memoráveis.

    • Scharles Germano at 12:56 am

      Concordo quando chegar num patamar do surf sera bom tbm,eu digo que dara mais enfeze ao esporte de um modo geral,maior remuneração aos atletas,e mais profisionalismo,E noix comos amantes do esporte seria mt bom pro brasil selero do JJ.

  1. TG Bjj at 12:15 am

    Ótimo!!!! Agora resta diminuir o tempo de luta nas faixas marrom e preta, impor que os atletas lutem c com quimonos de cores diferentes para ficar mais olímpico ainda e melhorar a visualização para quem assiste e por fim pagar premiações aos campeões!!

  2. Rafael Marangoni at 2:56 am

    Perfeito.

    Demorou mas chegou !

    Agora temos que fazer o campeonato mundial rodar o mundo, e não ficar somente na piramide.
    Existem milhares de atletas que por falta de uma oportunidade ou um patrocinador grande, deixam de disputar, muitos que poderiam lutar de igual para igual com os grandes campeões.

    • Cristiano Pizuto at 6:19 am

      Concordo, na verdade, não acha que deveria ser sempre no Brasil? Afinal, esta luta é um patrimônio nosso. Os estrangeiros deveriam vir pra cá, gastar dinheiro aqui, prestigiar o Brasil e honrar o país de onde surgiu o esporte que eles treinam. Fomos vendidos e muito barato.

  3. Rafael Silva at 3:21 am

    Generalizou! Vai desequilibrar as competições. Tem muito campeão que vai ser pego, e perder oportunidades de vencer por garra e determinação. Pois o doping pode ser usado para preencher alguma deficiência corporal de um atleta sem ter intenções de trapaciar ou tirar vantagens. Um atleta pode perder a oportunidade de vencer, ou seja ser um campeão por técnica ou ter realmente ter um melhor jiu-jitsu, por ter utilizado alguma substancia que poderia ser conciderada uma besteira, para corrigir ou acelerar uma recuperação de algun problema no seu corpo. Como uma lesão por exemplo.

    • Sheilinha Braga at 4:44 am

      Olha desculpa Rafael nao te conheço mas nao concordo com sua tese, ate pq eu tenho 64 kg minha categoria é muito forte, meninas que as vezes confundo com homens, ná boa geral tomando veneninho, não venha com essa de corrigir ou acelerar, as subitancias aqual são pegas ajudam a dar força, resistencia, nada haver com quem nao ajudar corrigir deficiencias, vc ta deturpando o que realmente faz os produtos proibidos!!!

    • Rafael Silva at 12:22 am

      Sheilinha Braga. Concordo com o que você está querendo dizer, até lhe entendo. Mas você deve levar em consideração que existem atletas desfrutam de toda uma preparação física, ou seja, musculação, correr, resistência física, entende? Podendo assim adquirir força ou maior resistência comparada ao outro que não pratica nada além dos treinos, ou que se alimenta mal, não tem uma disciplina alimentar que pode ajudar em ganhar melhores resultados em competições. Talvez por isso possa encontrar pessoas com o seu mesmo peso, sendo assim mais forte ou mais resistente do que você, não sempre por uso de anabolizantes. Espero que me entenda, pois desde o principio o JIU-JITSU foi criado na intenção de um franzino se defender de um brutamonte. E é isso que sempre vejo acontecer. Acredito que isso seja uma desculpa de atletas que não se dedicam com disposição a um treino para que consigam vencer um oponente que tenha peso e força superior.

  4. Rafael Rocha at 11:30 pm

    agora os vagabundo bombado ou que faz uso dessas substancias nao tem pra onde correr agora vai ser a força pura , assim profissionaliza mais ainda o esporte mando bem que melhore cada vez mais osss

  5. Paulo Ledesma at 3:47 am

    Muitos atletas olímpicos são campeões sem usar qualquer substancia anabólica ou que vá acusa doping, acho que mesmo usando anabolizantes ou qualquer outra substancia , tudo depende do treinamento do atleta o quanto ele treina o quanto ele se dedica até onde vai sua vontade. Isso so vai deixar o esporte mais próximo de ser olímpico. pq muitos estão dizendo que varios lutadores ganham por causa de anabolizantes ou alguma outra substancia …..Muitas lutas são ganhas pelo o tamanho do coração dos lutadores pela vontade deles , pelo o tanto que eles sofrem nos treinos , Abrão mão de muita coisas. Melhorar vai sim , mas vamos parar de dizer bobagens dizendo que fulano ganhou de ciclano porque ele toma muita bomba , dizendo vamos ver quem é quem … so quero ver mesmo com exames se vai mudar os pódios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *