Khabib Nurmagomedov e o sambô: “Se fosse fácil, se chamaria Jiu Jitsu”

Share it
Khabib afronta os amantes do Jiu-Jitsu. Foto: UFC/Divulgação

Khabib afronta os amantes do Jiu-Jitsu. Foto: UFC/Divulgação

“Se o sambô fosse fácil se chamaria Jiu-Jitsu”.  Foi com essa frase estampada na camisa  que o gaiato Khabib Nurmagomedov posou para as fotos na pesagem do UFC São Paulo. O russo, que além da camisa usou sua característica peruca à la Biro-Biro, enfrenta Thiago Tavares neste sábado, dia 19 de janeiro, e não quis saber de lei da boa vizinhança, chegando para levantar polêmica em solo brazuca com sua camiseta provocadora.

Antes de tudo, vamos apresentar o sambô. A arte marcial, criada por dois russos por volta de 1920, é uma adaptação do Judô e outras artes marciais asiáticas para um único sistema de autodefesa. As técnicas foram lapidadas pelo exército da extinta União Soviética.

Boa parte dos leitores dirá que nunca ouviu falar do sambô, mas certamente se for fã de MMA já teve uma apresentação da arte por meio de outro atleta: Fedor Emilianenko , lendário lutador de MMA, bi-campeão do finado Pride e dono de um cartel de 34 vitórias e 4 derrotas, é oriundo do sambô, esporte onde se sagrou campeão quatro vezes. Fedor, conhecido por suas agressivas lutas e golpes pesados, usou o arte russa para finalizar 16 vezes no MMA.

Khabib, que vem de uma família de lutadores de sambô, foi campeão duas vezes no esporte, e tem no cartel de MMA 18 vitórias anotadas, sem derrota alguma. Dessas 18 vitórias, sete foram por finalização. O russo pisou no octagon pela última vez contra Gleison Tibau, no UFC 148, onde superou o brasileiro na decisão unânime.

Porém, não podemos esquecer que Thiago Tavares é faixa-preta da arte suave e não deixa nada a desejar no solo. Thiago, que tem um cartel de 17-4-1, finalizou 11 vezes e nunca bateu para um adversário. Além disso, o brasileiro já anotou uma finalização da noite na carreira, com um triângulo esmagador sobre Jason Black, no UFC Fight Night, em 2007. O atleta comentou sobre Khabib nunca ter amargado uma derrota, sem se assustar com o fato.

“A invencibilidade não influenciará em nada em cima do octógono. Sei das qualidades dele, mas, sinceramente, isso não é um problema meu. Vou fazer o meu jogo e representar para público presente no Ibirapuera e para todo o Brasil”, disse Tavares que faz sua luta com Nurmagomedov abrindo o card principal do evento no Ginásio do Ibirapuera.

Agora digam vocês, amigos da GRACIEMAG. Acham que esta luta, se for pro solo, vai ficar equilibrada pela similaridade das artes, ou Thiago Tavares vai mostrar pro russo que com o Jiu-Jitsu não se brinca?  Opinem!

UFC on FX 7
Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, SP
19 de janeiro de 2013

Vitor Belfort vs Michael Bisping
Daniel Sarafian vs CB Dollaway
Gabriel Napão vs Ben Rothwell
Thiago Tavares vs Khabib Nurmagomedov
Godofredo Pepey vs Miltinho Vieira
Ronny Markes vs Andrew Craig
Diego Nunes vs Nik Lentz
Edson Barboza vs Lucas Mineiro
Iuri Marajó vs Pedro Nobre
Wagner Caldeirão vs Ildemar Marajó
Francisco Massaranduba vs CJ Keith

Ler matéria completa Read more
There are 17 comments for this article
  1. Mario Fernandes at 5:43 pm

    Todas as artes marciais são boas para seus objetivos específicos. Sem querer denegrir nenhuma a eficiência do jiu-jitsu hoje é inquestionável. Todos os campeões do ADCC, maior evento de luta agarrada do mundo, são lutadores de jiu-jitsu. Nos esportes o que se fala tem de ser provado. Mal comparando é como se alguém aparecesse dizendo que é melhor do que o Kelly Slater no surf. Pega uma prancha se inscreva e tenta a sorte. No ADCC há seletivas pelo mundo afora quem quiser que se inscreva. O que se vê é que os lutadores de outras artes marciais não passam nem na seletiva.

  2. Mario Fernandes at 5:43 pm

    Todas as artes marciais são boas para seus objetivos específicos. Sem querer denegrir nenhuma a eficiência do jiu-jitsu hoje é inquestionável. Todos os campeões do ADCC, maior evento de luta agarrada do mundo, são lutadores de jiu-jitsu. Nos esportes o que se fala tem de ser provado. Mal comparando é como se alguém aparecesse dizendo que é melhor do que o Kelly Slater no surf. Pega uma prancha se inscreva e tenta a sorte. No ADCC há seletivas pelo mundo afora quem quiser que se inscreva. O que se vê é que os lutadores de outras artes marciais não passam nem na seletiva.

  3. Rodrigo Thiago de Souza at 8:45 pm

    Tive oportunidade de dar aulas na Russia recentemente e eles na grande maioria tem esse pensamento mesmo, mais param de pensar assim que treinam com faixa preta de verdade abs!!!!!!!!!!!

  4. Edson Viana at 11:25 am

    Infelismente essa babaca falow merda e nocauteou nosso brazuca , mas saiba q todos q são provocados é porq são invejados e pode ter certeza q o Jiu jiteiros do Brasil são Invejado no mundo todo ,….

  5. Paulo César at 1:21 pm

    Esse Russo é muito burro e contraditório, pois ele fala que o Sambô é uma adaptação do judô. Segundo as pesquisas o judô é uma parte do Jiu-Jitsu, extraído do Jiu-Jitsu. Então como é que esse jumento fala de mau de uma arte cuja a dele é apenas uma parte de uma arte que já é extraida do Jiu-Jitsu. Fala sério!

  6. Gonzaga Miguel Torres Torres at 4:33 pm

    " Dadas as dividas comparações, queria fazer um breve comentário:" estar invicto após 18 embates no "MMA"não é pra qualquer um. Já assisti algumas lutas deste lutador Russo, casca grossa da pesada, mão pesadíssima, rápido, uma ótima trocação e muito forte para categoria."

  7. Gaspar at 9:14 am

    If Sambo were easy It would be called jiu jitsu, I think there must be some mistake in this unfortunate comment on your shirt, but I will respect because it is part of the UFC show, but I will put here a link to see a dispute of some athletes of BJJ vs Sambo and draw your conclusions !! and more respect for all martial arts please, especially of a high end athlete like Khalib should have !! Thanks !!

    https://www.youtube.com/watch?v=bBGU_yAwMfI

  8. wesley at 6:32 pm

    na Russia é cultural,é nas bases que se forma um campeão,AQUI NO BRASIL, O CIDADÃO VAI APREENDER JUTS..PRA DEPOIS APREENDER TROCAÇÃO,PROJEÇÕES E AGUENTAR PANCADA,OU APREENDE TROCAÇÃO( KARATER,KUNFU-FU MUAY-..ETC.PRA DEPOIS APREENDER JUTS..TIPO NA INFÂNCIA SE ESPECIALIZA EM UMA ARTE PRA DEPOIS FAZER AS OUTRAS COMO COMPLEMENTO,(.NO SAMBO,JÁ NÃO TEM ESSAS DEFICIÊNCIAS),.MEU TEM QUE INVESTIR NA CRIANÇADA EM UMA NOVA GERAÇÃO DE LUTADORES JÁ FAMILIARIZADOS EM TODOS OS AMBIENTES DAS ARTES MARCIAIS,TERRA(CHAVES,ESTRANGULAMENTOS),CÉU(QUEDAS E PROJEÇÕES),E ATÉ NAS ÁGUAS(DEFESA DE QUEDAS E AGUENTAR SUFOCO)), FOGO(socos,chutes,cotoveladas,joelhadas,cabeçadas..)VEJAM AI É OUTRO NIVEL CULTURAL(SAMBO) EM RELAÇÃO AS ARTES MARCIAIS. O JUTS..COMO AS OUTRAS ARTES ESTÃO MUITO DISTANTES,OS RUSSOS A GERAÇÕES INVESTINDO NAS BASES,ENQUANTO QUE POR AQUI NEM SE INICIOU UM TRABALHO VOLTADO REALMENTE AO MMA NAS BASES,MEU VEJA OS RUSSOS ESTÃO CHEGANDO COM PESO OS CARAS NEM PRECISAM ACOSTUMAR SE ADAPTAR,VEJAM OS OUTROS CAMPEONATOS DE MMA,ASSISTAM A LUTAS E VEJAM O ALTO NIVEL EM TODOS OS AMBIENTES DAS ARTES MARCIAIS PELOS RUSSOS… MAS ONDE COMEÇOU COM A CRIANÇADA..ENQUANTO O BRASIL QUER UM CAMPEÃO OS RUSSOS LEVANTAM UMA GERAÇÃO INTEIRA DE CAMPEÕES, UM EXERCITO DE LUTADORES DE MMA PELO SAMBO..,https://youtu.be/5jx82RMT5LE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *