Confirmado na seletiva do WPJJC em San Diego, Tussa mira alto em 2013

Share it
Roberto Tussa e Bruno Bastos na IBJJ Pro League

Roberto Tussa e Bruno Bastos na IBJJ Pro League. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

O tetracampeão mundial sem-kimono, Roberto “Tussa” Alencar está pronto para os desafios de 2013. E o primeiro acontece em 26 e 27 de janeiro, em San Diego, na seletiva para o World Pro Jiu-Jitsu Cup. Nesta entrevista exclusiva para o GRACIEMAG.com, o líder da Gracie Barra New Mexico fala de como anda a preparação, faz um balanço de 2012 e planeja novas conquistas para o ano que começa.

Aproveite o embalo e se inscreva agora nas seletivas do WPJJC em San Diego, Havaí e Miami. Os três eventos são abertos para atletas de todas as idades e níveis de experiência. Clique em prosportsbjj.com.

Como está a preparação para o WPJJC Trials de San Diego?

A preparação física e os treinos estão intensos. Eu estou fazendo preparação de 3 a 4 vezes na semana e treino todos os dias. Estou me sentindo muito bem para essa seletiva em San Diego.

Qual a importância para você de conseguir uma vaga para disputar o World Pro em Abu Dabhi?

Eu lutei a edição de 2012 e foi uma experiência muito boa para mim. Fiz grandes amizades, aprendi Jiu-Jitsu, fiz turismo em Dubai, etc. O WPJJC é um campeonato de nome onde os melhores das seletivas disputam o titulo em Abu Dhabi. No evento passado, eu acabei em segundo. Ganhando essa vaga eu vou ter mais uma chance de buscar o ouro.

Que avaliação você faz da sua campanha em 2012 e o que você está sonhando conquistar em 2013?

Ano passado foi bastante produtivo. Tive a oportunidade de viajar e competir bastante, conquistei alguns títulos que estavam faltando, como o Pan No-Gi, Mundial Master & Senior, o quarto titulo no Mundial Sem Kimono e a IBJJ Pro League. O que eu sonho conquistar todos os anos é o Mundial! Já cheguei bem perto, ganhando 2 pratas e 5 bronzes.

Quem esta te ajudando nos treinos ?

Eu tenho um time muito forte aqui em Albuquerque, Novo México,USA. Venho trabalhando com o nosso time a mais de 6 anos e tenho a ajuda dos professores Rafael Barata, Don Ortega e Gustavo Alencar, além dos demais instrutores. Juntos nos formamos uma família forte e unida. Nos treinos de competição chegamos a ter 10 faixas-pretas no tatame.

Depois dessa vitória na IBJJ Pro League, você está se sentindo mais confiante para vencer a seletiva? Esta no ritmo de competição?

Desde novembro eu venho de um bom ritmo de competição, pois já foram 5 campeonatos disputados sendo 4 deles com a conquista da medalha de ouro. Estou confiante para vencer a seletiva, pois estou bem treinado e com um bom ritmo de competição

Com tanto treino, como fica a administração da academia?

Isso é um grande desafio que venho vencendo, graças ao meu time e alunos que me ajudam nessas tarefas. Eu consigo tocar a academia no meu tempo livre, então não tenho férias, pois são 24 horas de trabalho, sete dias na semana…

Você tem algum segredo em relação à alimentação?

Nada mudou na minha alimentação. Eu tento sempre manter um estilo de vida saudável e minha noiva me ajuda muito pois não só cozinha bem, mas tem um grande conhecimento em nutrição esportiva. Como o ano passado foi um ano muito produtivo, estou mantendo meus treinos focados mais no meu jogo por baixo. 

O que os adversários Podem esperar em relação ao Roberto Tussa em 2013?

Esse ano eles podem esperar um Roberto Tussa mais experiente, forte e determinado. Esse ano estou focado bastante nas competições, estou investindo alto em 2013.

Quer deixar um recado para a comunidade do Jiu-Jitsu ao redor do mundo?

Meu recado vai para todos amantes da Arte Suave. Vamos espalhar essa semente de uma forma positiva. O Jiu-Jitsu mudou minha vida para melhor, acredito que mudou a sua também, e mudará  a vida de quem você influenciar a praticar o Jiu-Jitsu. Em qualquer lugar que você esteja traga um familiar, um amigo, vizinho, estranho para conhecer a arte da felicidade.

Ler matéria completa Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.