10 lutadores de Jiu-Jitsu que prometem brilhar em 2013

Share it

Pirâmide de Long Beach, palco do clássico Mundial de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo GRACIEMAG

Fim da temporada 2012, é hora de olhar para onde interessa, o futuro. Quem serão os craques do Jiu-Jitsu que vão aparecer no GRACIEMAG.com em 2013? Destemida e sem medo de pedras, nossa equipe aponta 10 lutadores de Jiu-Jitsu que prometem fazer barulho.

Esquecemos de alguém? Comente a seguir, na seção de comentários dos leitores.

1. Tanner Rice (Alliance)

Tanner Rice, 19 anos, foi promovido a faixa-preta em 2012, por seu professor Rubens “Cobrinha”. Ele também treina e ensina na academia de sua família, em Redding, Califórnia, sem preguiça de encarar as centenas de quilômetros que separam sua casa e a academia de Cobrinha, em Los Angeles. Na atual temporada, Tanner Rice fechou o peso leve no Mundial, como marrom. Mas Rice fez barulho mesmo em dezembro, ao ganhar o IBJJF Long Beach Fall Open, já com a graduação máxima na cintura. A conquista o levou ao IBJJ Pro League, onde derrotou Augusto “Tanquinho”. Nasce mais um monstrinho nos leves? Veremos ao longo de 2013.

2. Victor Genovesi (Alliance)

Faixa-marrom e filho do professor Alexandre “Gigi” Paiva, o carioca Victinho Genovesi vem brilhando faz tempo nas faixas coloridas. Companheiro de treinos de Fernando Tererê no Rio, ele fatalmente será figurinha fácil nos pódios mais uma vez em 2013 – a começar pelo Europeu em Lisboa, em janeiro. Olho nele, e em sua técnica clássica, com menos berimbolo e muita passagem de guarda.

3. Edwin Najmi (Gracie Barra)

Menino prodígio da escola de Romulo Barral, o peso-pluma Edwin Najmi vem se mostrando um exímio finalizador. A maioria de suas vitórias da faixa-branca até a roxa foi obtida por meio de arrochados triângulos e chaves de pé. Em 2012, ele venceu o Pan, a seletiva do WPJJC no peso e no absoluto e outros diversos torneios. Olho no faixa-roxa, e se for lutar com ele, proteja-se.

4. Diego Ramalho (Gracie Barra)

Aluno de José Olimpio, o Zé Radiola, Diego Ramalho foi graduado a faixa-roxa recentemente. Na azul, deu alguns sacodes – foi campeão europeu de Jiu-Jitsu peso médio e absoluto, venceu o brasileiro e o sul-americano. Agora, como meio-pesado roxa, vai dar trabalho aqui e lá fora. Quem pode pará-lo?

5. Dante Leon (Ribeiro Jiu-Jitsu)

Faixa azul juvenil, Dante tem dois títulos mundiais em sua categoria de idade, três títulos do Pan e outras inúmeras conquistas. As suas vitórias mais notáveis são na categoria adulto; aos 15 anos, Dante já vencia alguns campeonatos entre os homens feitos, por vezes superando oponentes 70kg mais pesados. O atleta peso médio de Saulo Ribeiro completa 18 anos em 2013, e promete brilhar na categoria adulto no Pan e Mundial.

6. Paulo Henrique (Nova União)

Foto: Arquivo Pessoal

O garotão carioca é mais uma das crias do projeto liderado pelo paizão Fábio Andrade, da Nova União de Bangu.

O faixa-azul Paulo Henrique, o popular Paulinho, foi capaz, em seu primeiro ano como adulto, de derrotar a maioria de seus adversários em grandes torneios, como exemplo o Europeu de Jiu-Jitsu e o Brasileiro, em que foi campeão absoluto, e ainda no Mundial e Brasileiro de Equipes.

A joia de Bangu é nome forte para se tornar referência no peso pesadíssimo da equipe Nova União.

7. Nicholas Schultz (Lloyd Irvin)

Medalhista em quase todos os grandes torneios, Nicholas Schultz foi parado somente pelos irmãos Miyao nos últimso dois Mundiais, quando foi medalhista de bronze. Campeão do Pan em 2011, Schultz vem com tudo para ser um dos magrinhos mais respeitados do Jiu-Jitsu em 2013.

http://www.youtube.com/watch?v=58OhsEIkL0Y

8. Brenda Heller (Gracie Humaitá)

Aluna de Alessandro Nunes, a atleta de Itaboraí, no Rio de Janeiro, venceu quase tudo o que disputou em 2012. Depois de garantir o ouro no Brasileiro no juvenil, repetiu o feito no Mundial, vencendo a categoria médio e o absoluto, além do Rio Open.

Brenda Heller, apesar de juvenil, também luta entre as adultas, no peso-pena. Não bastasse todos os títulos, Brenda tem ainda outro ponto positivo: seu irmão, faixa-azul, é jornalista casca-grossa do site GRACIEMAG.com. Não mexa com eles!

9. Janni Larsson (CheckMat)

A dinamarquesa Janni Larsson, promovida a faixa-marrom recentemente, deixou sua marca registrada esse ano após ganhar o Europeu de Jiu-Jitsu no peso e no absoluto e o Mundial.

Ela mora, estuda e treina na Dinamarca, na equipe CheckMat, que revelou Alexander Trans e outros, e passa metade do seu tempo estudando medicina. Janni decidiu passar agora uma temporada treinando no Brasil, e pretende participar de torneios importantes em 2013 – se a medicina deixar.

10. Jacqueline Amorim (Gracie Barra)

 

A menina é mais um dos talentos que surgem no estado de Manaus, no Amazonas.

Aluna do professor Henrique Machado, que formou Ronaldo Jacaré, Jacqueline conquistou o WPJJC em Abu Dhabi lutando entre as adultas.

Após papar os títulos de campeã brasileira no peso e no absoluto, Rio Open no peso e no absoluto, a atleta peso médio foi merecidamente graduada a faixa-roxa.

Fique de olho nela em Abu Dhabi, e olho no GRACIEMAG.com.

Ler matéria completa Read more
There are 67 comments for this article
  1. Bruno Figueiredo at 6:44 pm

    Faltou o Marcio Andre, Ronaldo, Iris, Isaque Bahiense…

  2. Bruno Figueiredo at 6:44 pm

    Faltou o Marcio Andre, Ronaldo, Iris, Isaque Bahiense…

  3. Fábio Andrade Familiabangujj at 6:57 pm

    Jackson Souza, Equipe CheckMatt, fica de olho mesmo não?
    Vai de mineirinho,papando tudo pelas beiradas do mesmo jeito que fez em 2012!
    Abre o olho com ele , o mlk é fera!

  4. Michael Vitor at 6:59 pm

    Tá faltando o Felipe Carsalade Pena (Preguiça)!!!

  5. João Maykon Cardoso at 7:25 pm

    Faltou dois nomes fortes, Mackenzie Dern e Felipe "Preguiça" Penas, ambos se destacaram na faixa roxa e marrom, e no final 2012 ganharam a preta e vão fazer mais barulho que os 10 citados nessa lista !

    • Mackenzie Dern at 10:03 pm

      Obrigada Joao Maykon Cardoso pela lembrança! Poxa Graciemag cade o Matheus Costa e as meninas Jessica Cristina, Angelica Galvao, Karen Atunes, Monique Elias (Reis) ! Acho que faltou bastante pessoa aqui nessa lista! Com tanta gente boa faltando seria melhor ter feito uma lista de 20 atletas! rsrsrs

    • Mackenzie Dern at 10:07 pm

      Obrigada Joao Maykon Cardoso pela lembrança! Poxa Graciemag cade o Matheus Costa e as meninas Jessica Cristina, Angelica Galvao, Karen Atunes, Monique Elias (Reis) ! Acho que faltou bastante pessoa aqui nessa lista! Com tanta gente boa faltando seria melhor ter feito uma lista de 20 atletas! rsrsrs

  6. Mayko Araujo Bjj at 7:31 pm

    Sé faltou a atleta Karen Antunes
    campeã mundial 2012 ibjjf
    campeã mundial NOGI 2012 IBJJF E 3°COLOCADA no absoluto
    campeã brasileira 2012 cbjj
    vice campeã panamericano ibjjf e 3° colocada no absoluto
    todos esses titulos na faixa roxa fora outros titulos com menos expressão um abraço Graciemag

    • Cesar Kaloro Bjj at 7:41 pm

      Verdadeeeee kd a Karen Antunes!? A melhor Lutadora do Df de todos os tempos!!! nenhuma menina ganho oq ela ganho!!! NENHUMA!!!!

    • Guh Moreira at 8:03 pm

      Opá! bem lembrado… grande guerreira e campeã, PAPA TUDO !! Grande atleta do jiu jitsu feminino, CHECKMAT-Brasília sempre bem representada com a Karen antunes!!

    • Mel Diniz at 11:12 am

      É no minimo intrigante ver esta situação alguém que conquistou os títulos que conquistou como a Karen Antunes da equipe CHECKMAT-Brasília que foi campeã mundial 2012 ibjjf
      campeã mundial NOGI 2012 dentre outros títulos muito importantes, uma Campeã com todo mérito de divulgação mas infelizmente não foi o que eu vi nesta matéria sem duvidas ficou um vazio bemmmm notório!!!

  7. Marcio Andre Familiabangujj at 7:48 pm

    Grandes Atletas Osss, Paulo Henrique e Brenda Heller Parabéns aos 2, tenho certeza que no ano de 2013 sera melhor ainda para vocês, Paulinho Campeão Europeu, mundial, brasileiro entre outros. Brenda Campeã mundial categoria e absoluto brasileiro e rio open, tenho certeza que sera muito melhor no ano de 2013 Ossss grandes atletas .

  8. Leandro Oliveira at 8:36 pm

    Faltou o Rogerio Oliveira da Aliance Campinas…um lutador de muita força, força e…..força !! Arrebenta em 2013 macacãoo

  9. Renato Cardoso at 11:13 pm

    Ygor Machado machado vcs ainda vão ouvir muito esse nome ai o mlk e sinistro e finalizado final sulamericano 4 segundos vai ser a revelaçao da faixa marrom desse ano pode me escultar

  10. Clovis Neto Protasio at 1:07 am

    parabéns Diego Dias Ramalho sucesso total em 2013 osssss

  11. DiPipe Luciano Júnior at 5:04 am

    Victor Genovesi, fera demais, comecei a apreciar o jiu jitsu dele no brasileiro desse ano, jogando pra frente em todas as lutas.
    Faltou Thaís Gomez, revelação de 2013, com certeza.

  12. Ricardo Castro at 9:28 am

    Alexandre Molinaro atleta gracie tijuca.fechou o ano ganhando quase tudo que disputou inclusive brasileiro sem kimono .

  13. Mel Diniz at 11:07 am

    É no minimo intrigante ver esta situação alguém que conquistou os títulos que conquistou como a Karen Antunes da equipe CHECKMAT-Brasília que foi campeã mundial 2012 ibjjf
    campeã mundial NOGI 2012 dentre outros títulos muito importantes, uma Campeã com todo mérito de divulgação mas infelizmente não foi o que eu vi nesta matéria sem duvidas ficou um vazio notório!!!

  14. Alexandre Marciano Ricardo at 1:31 pm

    Acredito que deveriam ter lembrado do André Campos. Vice campeão Europeu, terceiro colocado no mundial, Campeão do Brasília Open, Vice campeão Sul Americano onde fez uma final eletrizante com Léo Nogueira que foi definida apenas nos 3 últimos minutos de luta vencida pelo campeão por uma passagem de guarda. Fiquem de olho

  15. Romulo Morais at 3:43 pm

    FALTOU Lívio galinho , faixa azul galo, da Orions Nova União PI. o mlk ganhou tudo que disputou! Mundial, panamericano, sulamericano, brasileiro, rio open, entre outros. Oss

  16. Romulo Morais at 3:43 pm

    FALTOU Lívio galinho , faixa azul galo, da Orions Nova União PI. o mlk ganhou tudo que disputou! Mundial, panamericano, sulamericano, brasileiro, rio open, entre outros. Oss

  17. Túlio Vinicius Cardoso Aurélio at 12:54 am

    É um risco tremendo arriscar apenas 10 promessas…

    Existem centenas de atletas que estão para estourar e dar o que falar…

    Limitar quantidade craques no futebol e no Jiu-Jitsu no Brasil é complicado

    • Andre BP at 5:22 am

      Concordo Túlio Vinicius Cardoso Aurélio, tem muito cara bpm por ai, se bobear o Rafael ou o Renato mesmo vao fazer um estrago na preta!! e a gente ta chegando forte ai esse ano na roxa uhuahuahua.. Falando nisso, treino amanhã 15:00h, aparece la que eu levo o aparelho. flw.

  18. Marcelle Mauricio Vargas at 2:15 pm

    Faltou um nome ai, RODRIGO GOTARI, faixa azul da FIGHT SPORTS PANTANAL, academia do tetra campeão mundial ROBERTO CYBORG ABREU, foi vice no brasileiro sem kimono e treceiro no mundial. Esse ano é tudo dele!!!!!

  19. Wesley Santos at 6:27 pm

    Juninho Miranda, Anselmo Santos, Cantídio De Figueiredo Setenta, Hiago Gama, gravem esses novem, els vão com todo gás e vontade do mundo

  20. Francisco Demmer Brutus at 12:46 am

    PODEM TER CERTEZA QUE LUCAS OLIVEIRA, CATEGORIA JUVENIL TAMBEM VAI SER DESTAQUE, ESSE ANO DE 2012 VENCEU A MAIORIA DOS CAMPEONATOS DA CBJJ E IBJJ, ABU DHABI PRO, REVELAÇÃO DA ALLIANCE SUL…AGUARDEM O GAROTO TA VOANDO BAIXO TREINA DESDE OS 7 ANOS DE IDADE.

  21. Luiz Fernando Oliveira at 2:05 pm

    O Jiu Jitsu está evoluindo muito, se o mundial de 2012 vou sensacional não tenho dúvidas que o 2013 será imperdível e assim vamos ganhando o devido respeito e o que sempre vinha faltando, Reconheciment$!