Victor Estima comenta vitória na Seletiva: “Usei o Estima-lock”

Share it

Victor Estima comemora a vitória na Seletiva de Abu Dhabi em Portugal. Foto: Arquivo pessoal.

No último sábado, o ginásio Pavilhão dos Lombos, em Cascais, Portugal, recebeu mais uma seletiva para o WPJJC de Abu Dhabi, evento profissional com prêmios milionários a ser realizado em abri.

A seletiva organizado pelos faixas-pretas Sergio Vita e Zé Marcello contou com mais de cem atletas, e entre eles um dos destaques foi o peso médio Victor Estima, o Carcarazinho, professor pernambucano radicado na Inglaterra.

O GRACIEMAG.com bateu um papo com o campeão, que falou sobre a decisão de lutar em Lisboa em cima da hora, o golpe que usou para encerrar a final e muito mais.

GRACIEMAG.com: Você estava treinando forte com olho nessa Seletiva em Portugal?

VICTOR ESTIMA: Não exatamente, apesar de eu estar bem treinado. Minha viagem para Portugal foi bem curta, pois decidi lutar de última hora. Cheguei lá na sexta-feira, a tempo de fazer a pesagem, e voltei no domingo, um dia depois da competição. Mas não tive nenhum problema com a balança, já que peso normalmente 80kg, e aí foi só apresentar meu Jiu-Jitsu, como faço sempre.

Como foi a final, contra o Mathias Ribeiro?

Foi para mim a melhor luta que fiz. Perdi duas oportunidades de passar a guarda dele, e aprendi que devo ter um pouco mais de paciência nessas posições. Eu estava atrás da finalização, e por isso tentei passar a guarda mais na velocidade. Terminei então não passando, mas conduzi a luta para o meu jogo mais forte e acabei finalizando com minha chave de pé. O “Estima-lock” (risos).

Dos classificados no seu peso, até 83kg, quem são as maiores pedreiras, na sua opinião?

Já são vários adversários de ponta, como o Lucas Leite, Claudio Calasans, o Keenan Cornelius, que mandou muito bem na seletiva nos EUA… Estou bem confiante no meu jogo e já comecei a treinar para essa competição. Sei que vou precisar fazer lutas duras, mas estou focado no meu próprio Jiu-Jitsu, e vou estar preparado para lutar com qualquer um.

Além de Abu Dhabi, quais os planos para 2013?

Eu pretendo competir as principais competições do Jiu-Jitsu, como o Europeu, Mundial, WPJJC de Abu Dhabi e também queria lutar o ADCC – para isso vou participar da seletiva também. No segundo semestre, a ideia é fazer um tour de seminários pelos EUA, porque já recebi alguns convites.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *