Tem campeão de Jiu-Jitsu buscando seu sonho no UFC de Macau

Share it
Jon Tuck a nova aposta do UFC. Foto:UFC

Jon Tuck, a promessa de Guam: Jiu-Jitsu afiado no Emirates Team, em Abu Dhabi. Foto: UFC/Divulgação

Macau, a três horas de Hong Kong (barco) e a três horas de Pequim (avião), significa “Porta da Baía” em cantonês, língua local da província, que também fala português.

A porta da Baía foi então o local escolhido pelo UFC para aportar na China, o mercado dos sonhos de Dana White e seus executivos. Se tudo der certo, o UFC exibido de manhã no ocidente vai pegar.

Macau, como Las Vegas e Nova Jersey, é uma terra com muitos cassinos de luxo, e já há futuras promessas do esporte pondo suas fichas no card principal deste sábado. O Canal Combate transmite, a partir de 10h30 da matina.

É o caso do peso leve Jonathan Cruz Tuck, um confiante faixa-marrom de Jiu-Jitsu que vem de Guam, território americano vizinho da China.

“Estava tudo planejado, e o sonho dele agora começa a se realizar”, explica seu treinador de Jiu-Jitsu Marcão Oliveira, do Emirates Team. “Ele é como um filho para mim e para a Carol (DeLazzer), desde que veio de Guam treinar com a gente. Ele sempre passa pelo menos uma temporada por ano em Abu Dhabi”, lembra Marcão, que outro dia também brilho, ao beliscar o ouro master no Europeu de Jiu-Jitsu Sem Kimono.

Jon Tuck tem seis vitórias no cartel, três por nocaute e três por finalização, e enfrenta o chinês Zhang Tie Quan, que também costuma amaciar em pé para finalizar no chão.

“Sabíamos que, se o Jon mantivesse um cartel perfeito, quando o UFC viesse à Ásia ele iria ganhar uma chance. Ainda mais com o título que tem no Jiu-Jitsu – ele venceu o WPJJC de Abu Dhabi, em 2010, quando era faixa-azul.  Todos adoram ele aqui nos Emirados, o Tuck foi recebido de braços abertos por todos os treinadores”, lembra Marcão.

Tuck passou ainda dois anos só treinando. A maior parte do tempo, treinou apenas Jiu-Jitsu, com e sem kimono. “Quando percebemos que ele estava duro, no ponto certo no chão, ele voltou a treinar MMA. E na sua volta emplacou dois belos nocautes e consolidou um bom recorde”.

E você, bota fé no novato contra o ídolo chinês? Quem vence, amigo leitor?

Para os melhores comentários especializados em Jiu-Jitsu acerca do UFC de Macau, siga o GRACIEMAG no Twitter.

UFC on Fuel TV

Cotai Arena, Cotai, Macau

Sábado, 10 de novembro de 2012

Rich Franklin vs Cung Le

Thiago Silva vs Stanislav Nedkov

Takanori Gomi vs Mac Danzig

Dong Hyun Kim vs Paulo Thiago

Alex Caceres vs Montonobu Tezuka

Zhang Tie Quan vs Jon Tuck

Card Preliminar

Yusuhiro Urushitani vs John Lineker

Riki Fukada vs Tom DeBlass

Takeyda Mizugaki vs Jeff Hougland

David Mitchell vs Hyun Gyu Lim

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *