Veja um leque de posições para você se defender no quatro apoios

Share it

Bernardo Faria contra Lagarto, na final do Europeu 2012. Foto: Raphael Nogueira/GRACIEMAG.com

Quando você briga para evitar a passagem de guarda e cai na posição de quatro apoios, você não está 100% a salvo, ainda.

Um dos caminhos é não cair na posição, e catar logo as pernas do parceiro para cair por cima. Caso não dê certo, é hora de aprender a se defender virado para o chão.

O adversário pode pegar suas costas, catar seu pescoço no relógio, jogar o peso em cima da sua nuca, entre outros ataques e sufocos. O que fazer? Como se defender?

O faixa-preta Sean Bansfield, nosso GMA em Ann Arbor, Michigan, mostra no vídeo a seguir como se proteger na posição. A primeira recomendação é virar com segurança quando o oponente enfiar o primeiro gancho, e assim ceder a meia-guarda (1min01s).

Outra opção, quando o oponente estiver mirando seu pescoço na norte-sul, é quebrar a pegada dele e rolar para cair por cima (2min05s).

A terceira é uma posição que simboliza a essência do Jiu-Jitsu: sem fazer força, o professor simplesmente se senta (3min20s) e chega com suavidade para as costas do lutador que o atacava.

Na quarta e quinta, Sean ensina a movimentar-se para a frente para tentar ganhar um espaço e escapar do incômodo.

Confira e comente se você gostou e vai testar na próxima vez!

Ler matéria completa Read more
There are 9 comments for this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.