
Rickson Gracie durante seminário no Rio de Janeiro. Foto: Carlos Ozório/GRACIEMAG
Um novo evento no Brasil quer mexer com as estruturas do esporte. Apresentado por Rickson Gracie, o evento Mestre do Combate fará sua primeira edição no próximo dia 22 de novembro, no Vivo Rio, clássica casa de shows no Aterro do Flamengo, na Cidade Maravilhosa.
Sem o card divulgado ainda, o formato do torneio é inovador. A pesagem, para começar, será na noite da luta, medida que procura legitimar a categoria dos lutadores ao mesmo tempo que poupa a saúde dos atletas. Durante o combate, ninguém será salvo pelo gongo ou vai vencer por pontos: para ter o braço levantado pelo juiz, é preciso nocautear, finalizar ou obrigar o outro a desistir. Em caso de empate ao final dos dois rounds – o primeiro com dez minutos de duração, o segundo com cinco, o resultado vai para o povo.
Sim, o público que acompanha de casa ou da plateia tem um voto, o juiz tem um voto e mestre Rickson Gracie tem o voto de desempate.
“Queremos criar um novo paradigma e recuperar valores da luta que foram perdidos ao longo do tempo. Hoje a luta significa sangue e dinheiro. Vamos valorizar o espirito de vitória e a estratégia”, observa Rickson, diretor técnico e esportivo do Mestre do Combate.
As categorias vão do peso pesado (acima de 93kg) ao peso leve (até 70kg), e os atletas serão reunidos em times. Cada evento terá o embate entre duas equipes, sendo declarada vencedora aquela que tiver no mínimo três de seus lutadores vitoriosos nos cinco duelos disputados. A equipe vencedora se classifica para o evento seguinte.
Segundo os organizadores, serão distribuídos 700 mil reais aos lutadores, entre bolsas e prêmios durante a temporada 2012/2013. Os atletas ainda disputam o título de melhor lutador da noite. O calendário do Mestre do Combate engloba nove eventos, e os sete primeiros deles já tem data e local.
Grande Rickson! Esse evento será no estilo Gracie das antigas.
Ivo Gomes, Caio Noya, Bruno Aldo Lunardi
Verdade,, o Rickson tentando trazer o MMA de volta as origens… Muito legal.
Legal mano, ainda nao sabia quais eram as diferenças, vai ser loco, entao nesse esquema!
Posta la na pagina de mma mano
Velho, achei mais ou menos.
O pessoal foca que os menores tempos privilegiam os atletas de explosão, mas se esquecem que tipo… isso é por medida de segurança.
Só ver que atualmente não rola mais lesão cerebral à rodo como rolava antigamente.
Ae Marcelão boiola
Caio Noya, certeza! O que eu achei mais interessante no evento, é a chance de não ter tempo, nem juiz separando. Antigamente, a filosofia Gracie para o MMA era assim… época do Carlson, Hélio lutando. Vamos aguardar e ver, espero que seja legal.
Legal, será que terá cobertura televisiva ?
Eu espero que sim! Muuuuito interessante isso.
Acredito que sim, eu li em algum lugar, não me recordo agora, que o evento ja tinha fechado com o canal Esporte Interativo para transmissão dos combates.
não adianta os caras faz um coisa boa, o rickson vai e faz uma coisa melhor ainda hehehe
Acho que sera um sucesso!
ISSO SIM TEM ESSÊNCIA DE ALGO CONCRETO E FUNDAMENTOS DE DISCIPLINAS DESENVOLVIDOS ADAPITADOSE APRIMORADOS POR MESTRES E COHECEDORES DE CAUSAS. SERÁ SUCESSO GARANTIDO……….
Certeza. Como eles mesmo dizem: sem tempo, sem gongo… será luta de homem! haha
aí sim…. novamente valorizando a Efetividade Técnica e a Capacidade dos Atletas… tem tudo prá ser sucesso…
ate que enfim teremos de volta um evento de confrontos reais onde o lutador nao vence por pontos ou favoritismo, onde acontece falsos nocalte tecnicos, onde o noucatiado tecnicamente ainda tem total condiçao de lutar mas aproveitam o momento para dar a vitoria pro favorito do evento, estou ancioso pra assistir esse evento espero que seja como pride e outros eventos que eu cresci assistindo, parabens ao rickson e aos idealisadores da ressureiçao do mma.
Alan, você tem razão! Por mais que o UFC esteja no topo, tem apenas sangue e muita marmelada. Tenho certeza que esse evento será top… lutas de verdade!
Sobre o PRIDE? Nossa… saudades desse evento. Muuuuuito superior ao UFC.
e infelismente o ufc virou so marketing um jogo de negocios finaceiro ,mas de tempo em tempo sempre vai aparecer alguem querendo traser a realidade de volta aos rings… agora o pride ta dificil ser superado, he so saldade mesmo.
Marcelo de Magalhães concordo com você quanto ao Pride, como esquecer as lutas do rickson, o cala boca do wanderley no sakuraba, os triângulos mortais de minotauro, as atuações memoráveis de Fedor? vai se levar uma vida inteira, e jamais veremos momentos como aqueles.
uma ideia boa como essa só podia ter vindo do grande mestre Rickson Gracie, OSS!
perfeito
Aprovado!
Para um leigo como eu, é dificil expressar uma avaliação. O que sei é que o Esporte não deve ser luta/sangue/dinheiro. Uma utopia dentro do Sistema atual, mas, não custa manter a Esperança. Desde os primórdios, a prática esportiva, além da salutar competição, é um grande elo a irmanar povos/nacões.
nisso o rickson tem razão, hoje se perdeu o conceito de estratégia, de calma, de sangue frio, com o tempo pequeno de cada rounds, o atleta não tem tempo de trabalhar o clinch e fazer uma distribuição de peso correta, sem contar a proliferação de academia de fundo de quintal ensinando o modismo do mma, onde ve-se adolescentes e jovens na casa dos 25 anos, calçando luvas de boxe, e socando iguais a loucos, chutando saco iguais a loucos, se lesionando de graça, e aprendendo mais briga de rua do que a verdadeira técnica do jiu-jitsu brasileiro para o vale tudo, gerando com isso um espetáculo deprimente e lamentável.
Muito bom esse novo formato. Lutas sem marmelada são a verdade da guerra!
Agora sim, desse evento será mostrado ao mundo os verdadeiros lutadores . Eu faria ainda mais, deixaria uma luta 30 minutos ininterruptos e mais um round de 5 minutos sem intervenção de juiz que preocupa com público. Rickson tem todo o respaldo e autoridade pra mostrar a todos como a verdadeira luta se desenvolve.É um ícone do esporte, completíssimo e de extrema inteligência e caráter. Parabéns, vai fazer história novamente.
Quando era o Royce as lutas eram mais emocionantes…
Po é uma pena q é 1 competição diferenciada desse nivel por enquanto ñ esteja em São paulo, parabéns ao rickson pela gde iniciativa!
estou ancioso para ver tbm e acho q vai ser top rapido soh espero que depois que decolar naum vendam pro careca tbm …
Só nao ficou claro para min a questão do 'gongo', se o cara estiver no meio de uma trocação, e o gongo tocar, ele não precisa parar de bater? Outra coisa, quanto ao voto do povo, sera que isto nao vai trazer 'regionalização', por exemplo: se um evento acontecer no rio, e o combate for entre um atleta do rio e um de são paulo, e a decisão for para a platéia, sera que havera imparcialidade?