Por que Jon Jones não bateu no armlock de Vitor Belfort‏?

Share it

Jon Jones e Gilbert Durinho nos bastidores do UFC 152. Foto: Arquivo pessoal.

Qual fã de Jiu-Jiitsu não se levantou quando Vitor Belfort encaixou o armlock em Jon Jones?

Incontáveis praticantes “puxaram” juntos, fizeram uma forcinha com o faixa-preta para ver Jones dar os três tapinhas, mas o bicho provou ser osso duro de roer. Na sequência, cotoveladas, chutes frontais e rodados foram minando o brasileiro, que acabou finalizado numa americana no quarto round.

Mas por que o armlock não pegou?

Estava esticadão, popularmente falando, no pau.” Pô, estava no talo, tava justo, acho que faltaram duas coisas: fechar um pouco o joelho no momento do armlock; e abraçar a perna trabalhando a raspagem, que aí sim o Jon Jones não teria condições de defender. Porque estaria raspado”, detalhou Gilbert Durinho, treinador de Jiu-Jitsu de Vitor.

Mas na foto tirada nos bastidores dá para percerber que o estrago foi grande. O campeão estava de tipoia, mostrando o dano proporcionado pelo golpe. A derrota nem importa tanto, valeu pela garra de Vitor.

UFC 152
Toronto, Canadá
22 de setembro de 2012

Jon Jones finalizou Vitor Belfort com uma kimura no R4
Demetrious Johnson venceu Joseph Benavidez por decisão dividida dos jurados
Michael Bisping venceu Brian Stann por decisão unânime dos jurados
Matt Hamill venceu Roger Hollett por decisão unânime dos jurados
Cub Swanson venceu Charles do Bronx’s por KO no R1
Vinny Pezão finalizou Igor Pokrajac com um arm-lock no R2
T.J. Grant venceu Evan Dunham por decisão unânime dos jurados
Sean Pierson venceu Lance Benoist por decisão unânime dos jurados
Marcus Brimage venceu Jimy Hettes por decisão unânime dos jurados
Seth Baczynski venceu Simeon Thoresen por KO no R1
Mitch Gagnon finalizou Walel Watson com um mata-leão no R1
Kyle Noke venceu Charlie Brenneman por KO no R1

Ler matéria completa Read more
There are 19 comments for this article
  1. Steve Howe at 12:46 pm

    Além de não ajustar o armlock, Belfort não trocou boxe contra um cara com 1 braço só, amarelou pra variar. É por isso que vai continuar sempre na fila e vivendo de passado.
    SEMPRE NA FILA, BELFORT.

    • SAm Andrade at 1:15 pm

      è meu amigo ele tava la dando a cara p bater, enquanto os outros lutadores que foram chamados p/ lutar peidaram e preferiram ficar na plateia, grande coisa, qm se garante ñ tem medo de perder cinturão p ninguem, mas como o medo de perder a pose é grande preferm dar desculpas de que o tempo e curto….

  2. Mario at 5:54 pm

    Na verdade o Vitor pegou o braço mais no instinto do que na técnica, faltou ajustes básicos e o Jon Jones mostrou também que está muito longe de saber defender um arm-lock, arrancou o braço na marra e se machucou. A guarda do Vitor é péssima , dava pena ver as pernas soltas e abertas ,ele sabia que o braço tinha estalado e não atacou por ali, não trocou boxe que é o seu forte. Resumindo: O JJ com um braço a menos atropelou.
    Ficou a impressão de que um lutador de chão como o Vinny ou o Roger se estivessem naquelas posições em que o Vitor ficou atacariam com facilidade triângulo e braço porque o JJ erra muito e abre muitos espaços. Com certeza o campeão irá corrigir esses detalhes nas próximas lutas e reforçar os treinos de chão.

  3. Deny Checkmat BJJ at 8:58 am

    na minha opnião, um detalhe para pegar de vez esse braço, era ter espreguiçado pra trás. Se ele tivesse jogado o tronco, juntamente com a cabeça para trás o Jones iria de cara no chão e com certeza teria pego. Como Ryan Gracie contra Shungo Oyama no Pride.

  4. Augusto - santa catarina at 9:10 am

    HEHEHEHE !!! UM CARA COMO O VITOR DE 35 ANOS, 10 ANOS MAIS VELHO DO QUE O JJ,, SUBIU DE PESO COM MENOS DE 1 MÊS PARA LUTAR, TODO MUNDO CORREU, VAI ATÉ O 4º RD, AGUENTA LEVA UM MONTE E QUASE FINALISA E DEPOIS QUASE ENTRA UM TRIÂNLUGO NA HORA ACABOU O RD E VOCÊS AINDA FALAM MAU DO CARA, DA LICENÇA NÉ OWWW TEM QUE DAR OS PARABÉNS PRA ELE, NÃO TINHA NADA A PERDER FOI LA E REPRESENTOU BEM O BRASIL. PARABÉNS VITOR E QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE MAIS.

  5. Ronner's at 9:16 am

    dizer que aliviou o cara quando escutou o estalo. Para um mestre de jiu … e como dar soco na cara do nego e achar que doi e parar pro cara colocar um almofada !! Mas nao posso negar que dar a cara a tapa com um mes apenas de preparacao tem que ser levado em consideracao …

  6. Boxe na Veia at 2:44 pm

    Pessoal que gosta de Jiu Jitsu vibrou com o armlock que o Vitor deu e “quase” pegou, mas na real quem foi finalizado foi o Vitor, que resolveu botar o Jiu Jitsu pra fora, puxando pra guarda em vez de aproveitar que o Jones teve “danos” com o braço machucado e boxear e usar o que ele tem de melhor “BOXE”, assim nao o fez e usou o que tem de pior, seu Jiu Jitsu, tanto é que quem bateu foi o Vitor, e o Jones com um chão Basico fez ele dar os tres tapinhas. Vitor porque vc não boxeou com o cara para o por de costas pro chão, ja que ele estava machucado? Vitor pedeu a chance de fazer historia.

  7. L Henrickthaijitsu at 10:11 am

    Oque faltou para Vítor finalizar o JJ foi só o detalhe de girar em cima do ombro fazendo o quadril ficar sobre o cotovelo do campeão aposto que de peito no chao JJ não teria como defender … mas parabéns ao brasileiro que foi guerreiro Vítor eh um dos melhores lutadores que o UFC já teve.

  8. Rodrigo Reis at 6:00 pm

    Pelo pouco que deu para ver dos detalhes do arm-lock, achei que faltou chegar mais as coxas, pesar a panturilha sobre a nuca, sem cruzar os pés, e ajustar a posição da mão , pois parece que o dedão ficou um pouco de lado…mas como disse, deu para ver pouco os detalhes,,,

  9. THIAGO SHARINGAM at 7:08 pm

    pra mim,l o vitor teve total conciência do que estava fazendo…
    ele afroxou de propósito, ele provávelmente pensou na carreira do Jon Jones, pois um fratura causada por aquele golpe causaria graves danos. Ele deve ter analisado como seria o depois, se tivesse ganho com aquele armlock, e acabou afroxando

  10. Anderson Lima at 5:54 pm

    Pessoal, o Vitor ajustou o armlock , só que ele cruzou os pés . Só ver no video da luta . Se não tivesse cruzado os pes e forcado mais a perna esquerda pra quebrar a postura do Jones com certeza teria finalizado. Perdeu a chance da vida dele de bobeira. Só não entendo como um faixa preta da um mole desse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.