Saiba como ver o Metamoris Pro, o evento que busca o Jiu-Jitsu ainda mais bonito

Share it
Ralek Gracie na California

Ralek Gracie na Califónia. Foto: Acervo Pessoal

Um dos dez filhos de Rorion Gracie, Ralek teve boas exibições no MMA japonês, onde fez sua estreia aos 21 anos e colecionou três triunfos em três lutas – incluindo a memorável vitória por decisão unânime em cima de Kazushi Sakuraba.

Aos 26 anos, Ralek quer fazer ainda mais pelo Jiu-Jitsu. À frente da divulgação do torneio Metamoris Pro, a ser realizado no dia 14 de outubro em San Diego, o faixa-preta fala das motivações para lançar o evento, explica como você pode assistir, no ginásio ou de casa, e os critérios para a escolha dos competidores. (Confira as lutas do card, aqui.)

“Quis criar algo onde eu mesmo gostaria de competir, um torneio onde o vencedor não leva graças apenas a uma raspagem”, exemplifica o Gracie.

 

GRACIEMAG: Nas regras do evento, as lutas têm 20 minutos, sem pontos ou vantagens. O vencedor é quem finalizar. É uma regra boa para os fãs, certamente. É uma regra boa para o Jiu-Jitsu também?

RALEK GRACIE: Nosso objetivo com o Metamoris Pro é revelar a forma mais pura do Jiu-Jitsu, sem empecilhos. Hoje, o competidor de elite precisa ajustar seu jogo para vencer no modelo de campeonato onde valem pontos, onde a competição é ferrenha.

Qual é o seu maior objetivo ao organizar este evento?

Eu queria criar algo onde eu mesmo gostaria de competir, um torneio onde o cara que for me vencer precisa me finalizar, e não levar a luta graças apenas a uma raspagem. Desta maneira podemos saber quem é o melhor. Mas não acaba aí, pois no processo de apontarmos o melhor atleta do Jiu-Jitsu, também encontramos a beleza mais profunda na arte. Jiu-Jitsu é uma arte e eu quero oferecer aos fãs nas mais diversas cores em cima de uma tela em branco, para assim ficar evidente as habilidades artísticas de cada atleta. Pode-se dizer que é um campeonato inspirado em Pablo Picasso.

 

Qual foi a maior dificuldade de fazer um evento deste porte?

Acredite, o mais complicado é compreender o que atletas de alto calibre precisam e desejam. Como sou um faixa-preta e lutador profissional também, eu entendo o que é receber o tratamento certo e o tratamento errado de organizadores. Toda dificuldade tem sido transposta com o desejo de oferecer a esses caras o que eu gostaria de receber se fosse um dos competidores. E aí tudo fica fácil.

Como é o lugar do evento? 

Esta primeira edição será no Viejas Arena em San Diego, que fica dentro do campus da San Diego State University (SDSU). É um lugar ótimo, com capacidade para 12 mil pessoas. Estamos planejando armar um palco grande e disponibilizar 7.500 lugares. Se for necessário, abrimos mais assentos para 12 mil.

Como será a transmissão pela internet?

O torneio será transmitido pelo nosso site www.Metamoris.com, nas próximas semanas o pessoal já pode começar a comprar. Estamos investindo para que a exibição via pay-per-view no site seja do mais alto nível, para que as pessoas se sintam no ginásio. Para quem realmente estiver pela Califórnia, os ingressos podem ser adquiridos no mesmo site.

Qual foi o critério usado para escolher os lutadores?

Somente os melhores.

Ler matéria completa Read more
There are 12 comments for this article
  1. Edinho at 2:43 pm

    Grande iniciativa, Ralek, espero observem bem as regras e que a bolsa seja paga apenas para os vencedores, para evitar o que acontece no ADCC por exemplo enquanto não vale pontos poucos lutam fica um olhando para cara do outro sem o menor constrangimento, esta forma o campeonato inusitado poder ter o efeito contrário, ao invés de um jiu-jitsu bonito poderemos ter alguns evitando a luta, amarrando pra não ser finalizado e como não conta pontos pode ser ainda pior, se o cara pode amarrar do jeito que quiser que nada pode prejudica-lo, se conseguirem impedir o anti-jogo vai ser o maior espetáculo das artes marciais! Espero ansioso mas tomem cuidado parece bom demais pra ser verdade!

    • Jack at 6:53 pm

      Concordo com voce! infelizmente alegando cansaço ou outro motivo, receio que pode ocorrer um anti jogo, mas dos atletas listados, ninguem tem tradição em amarração, salvo o atleta Ryron Gracie, que desconhecemos videos de sua participação em torneios, não podemos avaliar. Mas o chamado “puro” GJJ (o JJ original japones tinha chutes e socos) tem a caracteristica de cançar o oponente e achar um brecha no jogo para no momento certo atacar.
      Sera que vai valer o twister choke do Edie Bravo? Vai poder cross the knees, 50/50 ? Espero que o evento mude os rumos do BJJ esportivo! Rose Gracie criou o GracieWorlds e o GracieNationals (sem apoio do pai, sensei Rorion) 15 minutos so finalização, empate? ambos saem! Final- luta sem tempo! Eh um evento revolução! Tambem, parece ser bom de mais para ser verdade! OSS!

  2. Boris at 1:48 pm

    so faltou os mendes de resto ta otimo

    parabens

    sei q eh impossivel mas uma edicao destas no rio poderia ser do interesse dos gringos tbm

  3. Tododuro at 2:48 pm

    Amigos,

    qdo eu vejo esse ryron gracie eu fico pensando…. como esse sujeito que nunca lutou um evento de jiu jitsu na vida vai vencer um atleta 8x mundial, casca grossissima, campeao peso e absoluto brasileiro, campeao pan , europeu, forte pra cacete, um monstro como andre galvao que ja lutou contra os melhores atletas do mundo, roger jaca, marcelinnho, xande etx…..

    Eu fico pasmo de ver esse gracie , sem musculos, franzino, e marketeiro, querendo se dar bem profissionalemnte em cima de um top 10 do mundo do jiu jitsu, e pq nao um top 5? Esse rapaz sera massacrado, tomara mil pontos e sera finalizado. Andre nao e brincadeira, e eu gostei de ver a coragem desse gracie, mas ele deveria ter escolhido alguem menos casca grossa. Alguem que desse pra ele lutar 20 min ou finalizar. Nao vejo Andre fazendo luta armada , ele nunca fez, e nao vai ser agora que Andre vai entregar uma luta pra esse sujeito. Nao existe qualquer possibilidade do Andre tomar uma queda, ser raspado ou sei la, tomar uma vantagem sequer. Amigo Ryron, se prepare para o maior amasso que vc tomou na vida…. se seus irmaos ou primos te finalizaram parabens, mas tirando o Roger, nenhum deles vai imprimir um ritmo tao brutal como o galvao.

    Po , pelo menos vai fazer um supino bicho, qualquer coisa , com esse corpinho de taruira sera uma presa facil.

  4. evandro at 10:46 am

    Tem cada um aqui…..se o ryrom escolhesse um galinha morta, iriam cair de pau nele dizendo que escolheu uma luta fácil…aí ele escolhe o galvão, tantas vezes campeão mundial , brasileiro, panamericano e etc e vocês ficam falando mal…..
    isso mostra coragem, mostra destemor…mostra que apesar de pegar uma pedreira , ele não está preocupado com ego…luta fácil….vai lá p matar ou morrer, (muito provavelmente morrer..) ryrom está de parabéns pela iniciativa e nessas lutas todas, independente dos vencedores , quem ganha somos todos nós, amantes do jiu jitsu .

  5. boidepiranha at 11:13 pm

    outro dia vc reclamou que os gracies (especialmente os filhos do rorion)nao lutavam…ai dps dessa materia de agora descobriu que o ralek ja ganhou do sakuraba e ainda por cima tenta desmerecer o cara…como que um cara de 22 vai lutar com um de 42 com o de 42 mais jovem? isso é matematica…nao é questao de ponto de vista…no caso ponto cego….uma idade boa entao pro sakuraba lutar com ele seria com 35 digamos…entao o ralek teria 15 anos…o que sem entrar na questao se ganharia ou perderia ja seria impossivel supor ja que seria legalmente impossivel de acontecer essa luta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *