Veja Touro Moreno, pai do medalhista de prata Esquiva Falcão, em ação no vale-tudo

Share it
Touro Moreno com a fera do UFC Erick Silva

Touro Moreno com a fera do UFC Erick Silva. Foto: Arquivo Pessoal

Bem antes do povo brasileiro cair de amores pelo treinador e ex-lutador Adegard Florentino, o popular “Touro Moreno”, o pugilista capixaba já havia virado documentário pelas lentes de Juliano Enrico, jovem cineasta do Espírito Santo.

No filme de 2007, ainda não lançado nos cinemas, Touro Moreno relembra, em 50 minutos, muitas de suas lutas, e apresenta o rudimentar ringue no quintal de casa, hoje de valor olímpico histórico para o Brasil. Afinal, foi ali que seus filhos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze em Londres-2012, deram alguns de seus primeiros passos no esporte.

No filme, Touro comenta ainda a “coça” sangrenta que levou de um mito do vale-tudo, Valdemar Santana. Veja trechos da luta a seguir, e se emocione. Repare em Touro fazendo guarda de Jiu-Jitsu e tudo.

Quer saber tudo sobre MMA, desde os tempos que era chamado de vale-tudo?

Não perca tempo e assine já sua revista favorita GRACIEMAG, agora aceitando parcelamento e pagamento em todos os cartões. Clique aqui e saiba mais.

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. Felipe Amorim at 5:54 pm

    nesse dia da foto do Erick com o Touro Moreno, a galera da luta-essa luta foi realizada em vila velha–fez uma vaquinha e pagou a passagem pro Touro voltar pra casa, tal a dificuldade que esse guerreiro sempre passou na vida, um dos motivos que nós capixabas admiramos o Erick, foi o fato de no dia o Erick, o Gilmar de Andrade, Giovani Silva, Jamelão derem a maior moral pra esse representante da velha guarda da luta brasileira, a historia dessa família ainda nãoi foi riscada nem a superfície, isso daria um filme de mão cheia, é tipo Rock Balboa, sem exagero….. Touro colocava os moleques para socarem uma bananeira no fundo do quintal de sua humilde casa na Serra, pois ele acreditava que a bananeira reproduzia o movimento de um lutador real, ao ir pra trás e pra frente, como é lindo ver o esforço de um homem que nunca abaixou a cabeça, sempre com uma esperança no coração, Fé….. talvez seja isso, que tal abordamos isso na próxima GracieMag? Fé!!!!!!

  2. Eduardomichelonlaskoski at 8:06 am

    O Brasil tem que valorizar verdadeiros herois pois esses herois lutam por medalhas com raça e técnica e por um Brasil melhor.Devemos valorizar touro moreno,helio gracie,carlos gracies,Anderson Silva,Minotauro,os COMANFs,os GRUMECS,os PARASAR,o BOPE,nossos atletas olimpicos(menos os boleiros)entre tantos outros que nos orgulham por mostrarem um Brasil de pessoas aguerridas e determinadas.Os nossos dirigentes deveriam parar de falar so em futebol que nao nos acrescenta em nada,so tem garotos mimados e egocentricos e nao gera medalhas.As medalhas do Brasil e o seu valor mundo afora nascem de outros esportes e outras pessoas.O futebol ja caiu e virou so esteretipo.Que nossas autoridades valorizem mais esse homem.Chega de valorizar bandido,traficantes e coisas assim.Viva o Brasil de bem.

  3. Eduardobotelho black belt at 10:13 pm

    Um cara que não tem e nunca teve nenhuma oportunidade como é o caso do touro moreno, só mostra cada vez mais o quão desigual é esse país de merd… hipocrisia desses políticos safados, e a presidente agora, depois que os filhos do touro moreno sofreram o pão que o diabo amaçou, passando fome, certamente, para chegarem onde estão, vem a “grande” presidente desse país desigual e quer aparecer do lado dos caras, que só chegaram lá por mérito ÚNICO da garra e força de vontade deles, que, mesmo diante de todas as adversidades lutaram no peito e chegaram lá! e querem apostar quanto que terão algum apoiozinho agora e daqui a alguns anos serão esquecidos, como o pai deles foi por esse país de sem vergonhas! acordem brasileirada, aprendam a votar, vejam quem são realmentes os nossos governantes e não o peixe que eles vendem na época das eleições… Reportagem show e são hérois como esses que o Brasil precisa valorizar sempre! osss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *