Montada, defesa e nocaute: afinal, faltou ou sobrou Jiu-Jitsu a Anderson no UFC 148?

Share it

Guilherme e Rafael Mendes foram tricampeões mundiais em 2012. Foto: Kinya Hashimoto

No último dia 7 de julho, Anderson Silva e Chael Sonnen realizaram a revanche mais esperada dos últimos tempos. Na MGM Arena, em Las Vegas, o americano começou a mil por hora, derrubando o campeão dos médios e montando, no que fez parecer um perfeito remake do primeiro combate entre os lutadores, em agosto de 2010. Entretanto…

No segundo assalto, Anderson foi perfeito. Anulou as investidas de Sonnen, esquivou de maneira espetacular e encerrou o combate com uma joelhada e socos. Mas o que faltou para Sonnen ao montar? E o que sobrou em Anderson Silva, treinado pelo professor Ramon Lemos?

Alunos de Ramon e atuais campeões mundiais (dos plumas e penas), os manos Guilherme e Rafael Mendes estavam em Vegas para o UFC e também assistiram à luta com atenção. Horas depois, inclusive encontraram Anderson Silva e parabenizaram o astro.

Para trazer o mundo do UFC e do MMA mais próximo ao mundo das técnicas de Jiu-Jitsu, conversamos com eles sobre o triunfo de Anderson. Os melhores momentos vão a seguir:

A montada de Chael Sonnen

“O Sonnen é muito bom no wrestling e todo mundo sabia que ele iria tentar derrubar o Anderson e fazer a mesma coisa que fez na luta anterior. Ele foi rápido nas pernas, e como é uma especialidade dele, conseguiu a queda. Falamos para o Ramon que achamos que o Anderson ficou muito bem e tranquilo por baixo, conseguiu se defender bem, e ficou bem consciente esperando acabar o round para começar em pé novamente.”

A paciência de Anderson

“O Anderson mostrou que estava treinado e confiante ali por baixo, pois a maioria dos lutadores se desesperam naquela posição. O Sonnen é bom ali e o Anderson fez um ótimo trabalho, o Ramon Lemos está de parabéns. A montada foi muito mais mérito do Sonnen. O Anderson fez tudo certinho, se defendeu bem, não desesperou, não entregou posição tentando escapar (algo bem comum no UFC), não abriu brechas. De mais a mais, quando o Sonnen montou restava muito pouco para acabar o primeiro round.”

O Jiu-Jitsu de Sonnen

“A análise que fazemos foi que o Sonnen usou bem o wrestling e poderia ter usado mais o Jiu-Jitsu. Já o Anderson está de parabens, pois quando precisou se defender no chão fez muito bem. No segundo round, o Sonnen tentou quedar e o Anderson defendeu as quedas muito bem e imprimiu o ritmo dele. A luta foi excelente e ambos mandaram bem, foi um prazer ver essa disputa ao vivo.”

E para você, leitor? Qual sua avaliação da luta no chão? Comente com a gente.

Anderson Silva tem o braço erguido após a vitória sobre Chael Sonnen no UFC 148. Foto: UFC/Divulgação.

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
  1. Elias at 6:42 pm

    Pelo amor de Deus! Sou muito fa do Anderson… Torci demais mesmo pela vitoria dele! Mas quem conhece um pouquinho de jiu-jitsu tem que admitir que no primeiro round ele tomou um pau federal no chão! Tomou queda, foi abafado na meia guarda, o Sonnen passou e montou, e naquele momento so nao pegou porque o Sonnen também nao tem um chão muito bom, e queria visivelmente judiar do Anderson!! Se fosse um bom jiu-jitero teria visto as inúmeras oportunidades de americana que o Anderson se expos. E a unica coisa que o Anderson fez, foi amarrar agarrando o oponente(passível de punição em uma competição de jiu-jitsu), so esperando o round acabar… Nao tentou se quer fazer uma inversão, aula básica de jiu-jitsu! No segundo Round, depois de 3 tentativas de queda as quais o Anderson se defendeu se encostando na grade, o mínimo que ele tinha que fazer era ficar esperto com as entradas de queda do Sonnen mesmo! E quando o Anderson teve uma boa oportunidade na meia guarda por cima, deixou o Sonnen segurar uma perna e levantar!!! E ai depois veio a ”escorregada” do Sonnen e o Anderson aproveitou… Acho que tecnicamente em pe, ele e a pessoa mais sinistra que ja o UFC ja teve, mas de chão… FALTA MUITO! Entao como o grande campeão que ele e, espero que ele se dedique um pouquinho mais a arte suave! Porque o resto esta perfeito!!!

    • Nelson Marques_São Paulo/SP at 10:51 pm

      Com todo respeito Elias, apesar de concordar com a primeira metade do seu comentário, discordo de todo o resto quando você diz que o Anderson não tentou raspar o Sonnen, e que “o mínimo que o Anderson tinha que fazer era ficar esperto com as entradas de queda do Sonnen mesmo!”. Tenho certeza de que o Anderson se quisesse poderia raspar o Sonnen no 1º round, mas o Jiu-Jitsu também ensina a ter sangue frio para a estratégia correta, e a do Anderson com certeza era esperar o round acabar para recomeçar a luta de pé! E principalmente discordo quando você diz “veio a escorregada (do Sonnen)”. Escorregada?!! Aquilo não foi uma escorregada, mas sim resultado da BELÍSSIMA esquiva do Anderson, digna de uma cena de filme de Kung Fú, que fez o Sonnen perder completamente o rumo de casa. ‘O Sonnen ficou perdido, no escuro, e sem GPS amigo!”

    • Augustomma at 2:31 am

      Se fosse um jiu-jitero não teria colocado o Anderson para baixo,ou Demian,Talles conseguiram coloca-lo para baixo?O Anderson deu um show de defesa,levantando a bandeira do jiu jitsu,assim como fez na primeira luta,ponto!

  2. Nelson Marques_São Paulo/SP at 9:04 pm

    Fica até difícil avaliar quem teve maior mérito: se o Chael quedando o Anderson, ou o Anderson se protegendo do groundandpound! Acho que o Chael tinha a obrigação de mostrar mais trabalho, já que conhecia muito bem o nosso “Spider”. Realmente o Chael não mostrou evolução alguma no seu jogo. Mas, se serve de consolo, deveriam entregar um prêmio de “Maior promotor/Marketeiro de luta” do ano ao nosso amigo Chael!
    Os!

  3. Jack at 9:37 pm

    NA BOA! ao vivo, eu fiquei meio receoso mas confiei no BJJ ensinado pelo sensei Ramom Lemos ao Spider!!!

    Ele se defendeu direitinho, sem afobação, não tomou um soco sequer, esquivou de cotovelada, ameaçou um triangulo etc
    Sonnen eh pesado, insisitiu e montou no final mas mostrou que não sabe NADA de arriscar finalizar!!
    NO chão, AS pode melhorar mas fez o arroz com feijão PERFEITO!!!!
    OBS- nem ROGER GRACIE pegou o braço ou pescoço do velho Jardine. NEM em 10 anos Sonnen vai fazer algo melhor no chão KKKK
    ELIAS, que “escorregada” do Sonnen? AS deu um baile e CS foi pro chão como uma pamonha!! Nada de escorregão rss
    PS- vamos fazer uma campanha para os “novatos” (Lombard, Weidman etc ) pegarem a fila! Encararem Belfort, Bisping, Laben, dai falarem em title shot! OSS

  4. Fabio at 1:16 pm

    Encarando o esporte com toda a maneira de competir e todas as regras impostas, acredito que o Anderson Silva fez um excelente trabalho no chão, e nao ficou inferior ao Sonnen, pois apesar do merito da montada ao CH, ele nao conseguiu desenvolver seu jogo ou adquirir maior vantagem. Parabéns para a equipe AtosJJ e ao Ramon, mais ma vez representando o potencial do BJJ

  5. Fernando at 1:49 pm

    Na Minha Opinião faltou Jiu jitsu pro Sonnen, o cara derrubou, passou a guarda, montou e não rendeu nada, ou seja ficou os 5 minutos do primeiro round dominando no chão e não finalizou. Acredito que naquela posição que o Sonnen se encontrou um faixa Azul ou o Roxa daria muito mais trabalho. Logico não tirando o Mérito do Anderson que se manteve calmo e quando acabou o round levantou inteiro já o Sonnen bastante cansado.

  6. Rubens at 4:11 pm

    Concordo que o Sonnen podria ter aproveitado melhor a montada, atacando o braço do Anderson, principalmente quando ele abraça o corpo.Era hora de subir a montada e tentar um ataque no braço.
    Para mim fciou claro que o Anderson precisa evoluir o chão para ser um lutador completo.

  7. Marcioricardo at 5:49 pm

    no máximo faixa azul de uma academia boa de jiu, ele deixou passar a guarda e montar. agora acho que vai melhorar, tá com um professor de verdade que é o Ramom Lemos. Ele já é imbativel assim, com um jiu top ele se aposenta com o cinturão

  8. Augustomma at 2:34 am

    Muay thai e boxe se completam,assim como wrestling e jiu jitsu,quem unir ataques e defesas dessas artes e aspectos do MMA vencerá quase sempre!Tem gente comparando o chão do wrestling com o do jiu jitsu,será que sabem o que é e outro?Porra tá foda isso aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.