Luke Rockhold, o campeão do Strikeforce que vibrava como um menino no Jiu-Jitsu

Share it
Strikeforce: Rockhold v Kennedy

Luke (de azul) troca chutes com Kennedy na luta principal do Strikeforce de sábado. Foto: Esther Lin/Zuffa/Divulgação

Campeão dos médios do Strikeforce, Luke Rockhold, 27 anos, é hoje respeitado por seu estilo agressivo, em pé ou no chão. No sábado, foi a vez desse californiano de Santa Cruz vencer Tim Kennedy em cinco assaltos, por decisão unânime, em Portland.

No ano passado, Luke vencera Ronaldo Jacaré também por decisão, quando sagrou-se campeão. Invicto desde 2007, Luke agora espera Jacaré lutar em agosto para, em caso de vitória do amazonense, fazer uma aguardada revanche.

Luke também é um velho conhecido de quem frequenta alguns dos grandes campeonatos de Jiu-Jitsu. Bom surfista também, o campeão do Strikeforce é faixa-marrom de Jiu-Jitsu e coleciona medalhas nos tatames. Em 2006, beliscou uma prata no Pan de Jiu-Jitsu da IBJJF. Em 2007, foi campeão mundial na faixa-azul. No mesmo ano, pegou a roxa e venceu o Mundial Sem Kimono, na Califa.

http://www.youtube.com/watch?v=GxCE4I-lvc8

Nada foi acidental. Luke passou uma temporada no Rio de Janeiro, afiando seu Jiu-Jitsu na Barra da Tijuca, e os treinos no Brasil e nos EUA valeram a pena. Ao vencer os campeonatos, Luke deixava transparecer a euforia pela conquista num gesto simples e marcante: não tirava mais a medalha. O fim de semana inteiro, ele andava pelo campeonato com a medalha no peito, e com o sorriso estampado no rosto.

A postura do campeão à época remete a algo que mestre Rickson Gracie costuma dizer: “Na vida, é importante não perder a alegria de menino. No mar, na praia ou nos treinos na academia, eu não perco essa a vontade de se divertir, que em mim é algo quase infantil”.

Campeão profissional e dono de um jogo completo, Luke poderia ser um esportista sério o tempo todo. Seu pai Steve, aliás, foi um bom jogador de basquete, ex-atleta do Golden State Warriors na NBA. Seu irmão, Matt, é surfista profissional.

Mas Luke Rockhold se diverte mesmo é lutando Jiu-Jitsu.

E para você, qual é o ponto mais forte do campeão até 84kg do Strikeforce, além da alegria?

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.