O que Renzo Gracie disse a Chael Sonnen por telefone antes do UFC 148?

Share it
Nos tempos da extinta IFL, Renzo já carregava a bandeira do MMA nos EUA. Foto: Divulgação/Getty Images/Arquivos GRACIEMAG

Nos tempos da extinta IFL, Renzo já carregava a bandeira do MMA nos EUA. Foto: Divulgação/Getty Images/Arquivos GRACIEMAG

Durante o treino aberto para o UFC 148, Chael Sonnen deixou o repórter Ariel Helwani ainda mais curioso ao dizer que a lenda do Jiu-Jitsu Renzo Gracie lhe telefonara para dar um toque. E disse algo que ele, Chael, foi obrigado a refletir e mudar seu comportamento.

(Relembre aqui.)

Mas o que Renzo disse ao desafiante? O GRACIEMAG.com apurou:

“Eu apenas disse que se ele mantivesse todas aquelas provocações ele estaria ofuscando a grandeza da tarefa que tinha à frente no UFC 148. Ele estava para enfrentar um dos maiores lutadores da nossa geração, mas não estava dando às pessoas a chance de conhecer o verdadeiro Chael Sonnen, um atleta excelente que eu vi desde rapaz lutando no Japão, e erguendo sua carreira como um lutador de muita garra, o que o levou a ser hoje uma das personalidades incríveis que habitam nosso esporte”, disse Renzo.

“Pedi somente que ele se comportasse com a grandeza de um campeão. Muitos lutadores sonham com uma oportunidade dessas, de lutar com o melhor e se testar no esporte mais duro que já existiu. Seja grande, seja corajoso, seja justo e acima de tudo seja honesto. Alguns vão amá-lo, outros vão odiá-lo. Mas eles vão saber quem você realmente é. Eu pedi isso apenas: lute essa luta com Anderson Silva de um jeito que seja inesquecível para quem tiver o privilégio de estar assistindo, que eu não iria perder um segundo dessa batalha”, concluiu o Gracie.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article
  1. boidepiranha at 1:17 pm

    pois é…dps reclamou na coletiva de imprensa que o publico brasileiro é exemplo para o publico americano que o vaiou…nao entendeu o por que da vaia nem nunca vai entender…bicho doido dmais esse xael

  2. Heleno maia at 7:57 pm

    Renzo como sempre equilibrado em suas palavras e com o sentido perfeito do que deve fazer um grande lutador,não o conheço pessoalmente,mas vejo que ele herdou o caráter de seu pai,o grande mestre Robson Gracie.

  3. Smartins at 6:47 pm

    Realmente o Anderson,mostrou a sua técnica,coragem,não perdeu oportunidades soube esperar o momento certo.E acima de tudo,deixou bem claro que além de Campeão,tem carácter e humildade.Parabéns Anderson,eu já gostava de vc,agora sou sua fã.

    • Rodrigoregis at 8:54 am

      Renzo é o mestre, o senhor… mas que um dia que nocauteou um adversário em luta de mma, pisou em cima do oponente já “apagado”, mostrando toda a sua “sabedoria de monge tibetano”. Gostou do cara, casa com ele.

  4. Rafilske at 9:15 am

    cara, vc tá viajando… oque vc tá falando num tem nada a ver com a matéria….. cada um tem o direito de torcer pro lutador que quiser, independente da nacionalidade….. oque uma atitude do Wanderley que vc está exaltando acima trouxe de bom pro esporte??? vc deveria filtrar e absorver somente coisas boas e não atitudes como essa….. as palavras do Renzo refletem a filosofia da arte suave, valores que todo praticante deveria trazer de seus mestres….. Atrás de todo aquele teatro do Chael, (digo teatro porque oque ele estava fazendo não tem nada a ver com a pessoa que ele realmente é), há um cara família que deixou para trás muito suor e anos de treino pra chegar onde ele chegou e que com todo aquele teatro ele estava deixando tudo isso de lado, não se trata de ganhar ou perder, e sim de respeito….. Parabéns ao Renzo, de lá de cima seu avô deve estar olhando sorridente o mestre que você se tornou……

  5. Rafilske at 4:09 pm

    Puxou a orelha ou intino o cara no meio do transito e posto no you tube pra todo mundo ver que??? você vai me desculpar + essa realmente não é a atitude que se espera de um mestre, porque a mensagem que fica pra quem quer seguir seus passos é a que está no you tube, a que ele passou no TUF, a de usar os só os punhos e nunca a cabeça…. O resultado todo mundo viu, uma lavada do time do Belfort. Não é papinho manjado de samurai, é a real maninho. Na GRACIEMAG desse mês, na Carta do Mês, tem um comentário que o título é: só o jiu-jitsu salva!!!! acredito muito no poder dessa frase, e a que a força disso vem do papinho manjado de samurai como você prefere dizer….. acho que se você trata a Filosofia do Jiu-Jitsu apenas como um papinho bonitinho você está fazendo comentários na revista errada…..
    OSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *