Copa Pódio: mudanças no card do GP sem perder o foco no espetáculo

Share it

Dia do sorteio da Copa Pódio, no Rio. Foto: Gustavo Aragão/GRACIEMAG.com

A organização da Copa Pódio informou duas mudanças no GP dos Pesos Médios, etapa que dá continuidade à primeira temporada do evento, no dia 21 de julho, a partir das 18h, no Ginásio Hebraica em Laranjeiras, no Rio.

Ex-atleta da Evolve Gordo, Victor Bomfim foi afastado da competição por não ter informado à organização que está há tempos treinando na GFTeam do Rio. Por decisão da própria equipe, Vinícius Marinho optou por não competir, em solidariedade ao novo colega.

Jeferson Maycá, idealizador da Copa cujo foco é o confronto de escuderias, falou sobre a saída dos dois lutadores.

“A Copa Pódio é primeiramente um jogo de equipes – há inclusive um projeto de criar na próxima temporada uma divisão especial com dez ou 12 academias e uma divisão de acesso que dê chance a outras academias de ingressar neste grupo principal. Diferentemente do Otavio Sousa e do Felipe Preguiça, que são de divisões e cidades diferentes da Gracie Barra, o Victor e o Vinícius são da mesma cidade, treinam na mesma academia. Confio na seriedade do professor Julio e estou certo de que os dois atletas não são parceiros diretos de treino, mas é momento de consolidarmos as regras para que sirvam de referência e garantam a credibilidade e a transparência do evento para os atletas, academias e o público em geral”, lamentou Maycá.

“A GFTeam é uma grande equipe e desde o início foi uma das grandes apoiadoras do projeto. Em breve, eu pretendo me reunir com professor Julio pra definirmos o futuro da equipe nos próximos eventos da Copa Pódio, mas por enquanto não podemos perder o foco no espetáculo do dia 21”.

No lugar de Victor Bomfim, retorna Diogo Almeida, da equipe Ryan Gracie. Já na vaga de Vinícius Marinho ingressa Thiago Ferreira, o Barata, da equipe de Raphael Abi-Rihan. Barata foi campeão do Rio Open em 2009.

Confira como fica o card e as lutas com o ingresso dos novos feras:

17:00 – Abertura dos Portões de Acesso
18:00 – Abertura do Evento
18:15 – SUPER LUTA DE ABERTURA: Claudio Caloquinha (Gracie Barra MG) x Michael Langhi (Alliance)
18:30 – 1ª RODADA DO GP
Grupo Verde: Nivaldo Oliveira (Checkmat) x Davi Ramos (Atos)
Grupo Verde:Thiago Barata (Família Abi-Rihan) x André Bastos (Nova União)
Grupo Amarelo: Felipe Preguiça (Gracie Barra MG) x Otávio Sousa (Gracie Barra PE)
Grupo Amarelo: Leandro Lo (Cícero Costha) x Dimitrius Souza
(Alliance)
19:05 – 2ª RODADA DO GP
Grupo Verde: Nivaldo Oliveira (Checkmat) x Thiago Barata (Família Abi-Rihan)
Grupo Verde: Davi Ramos (Atos) x Diogo Almeida (Ryan Gracie)
Grupo Amarelo: Felipe Preguiça (Gracie Barra MG) x Leandro Lo (Cícero Costha)
Grupo Amarelo: Otávio Sousa (Gracie Barra PE) x Rafael Formiga (Soul Fighters)

19:40 – 3ª RODADA DO GP
Grupo Verde: Nivaldo Oliveira (Checkmat) x Diogo Almeida (Ryan Gracie)
Grupo Verde: Davi Ramos (Atos ) x André Bastos (Nova União)
Grupo Amarelo: Felipe Preguiça (Gracie Barra MG) x Rafael Formiga (Soul Fighters)
Grupo Amarelo: Otávio Sousa (Gracie Barra PE) x Dimitrius Souza (Alliance)

20:15 – 4ª RODADA DO GP
Grupo Verde:    Nivaldo Oliveira (Checkmat) x André Bastos (Nova União)
Grupo Verde:   Thiago Barata (Família Abi-Rihan) x Diogo Almeida (Ryan Gracie)
Grupo Amarelo: Felipe Preguiça (Gracie Barra MG) x Dimitrius Souza (Alliance)
Grupo Amarelo: Leandro Lo (Cícero Costha) x Rafael Formiga (Soul Fighters)

20:40 – 5ª RODADA DO GP
Grupo Verde: Davi Ramos (Atos) x Thiago Barata (Família Abi-Rihan)
Grupo Verde: André Bastos (Nova União) x Diogo Almeida (Ryan Gracie)
Grupo Amarelo: Otávio Sousa (Gracie Barra PE) x Leandro Lo (Cícero Costha)
Grupo Amarelo: Dimitrius Souza (Alliance) x Rafael Formiga (Soul Fighters)

21:00 – SEMIFINAIS
Luta 1: 1º DO GRUPO VERDE X 2º DO GRUPO AMARELO
Luta 2: 1º DO GRUPO AMARELO X 2º DO GRUPO VERDE

21:30 – SUPER DESAFIO PÓDIO: Guto Campos (Guetho) x Raphael Abi-
Rihan (Família Abi-Rihan)

21:50 – Disputa do Terceiro Lugar do GP dos Pesos Médios

22:00 – Grande Final do GP dos Pesos Médio

Ler matéria completa Read more
There are 10 comments for this article
  1. João Alfredo Tavares at 5:40 pm

    Agora passa a informação correta… o Atleta Victor Bomfim veio treinar na GFTEAM na semana da luta dele com o Diogo Almeida, e nao “há tempos” como disse a matéria. O atleta ingressou na equipe e, como sabíamos que o Vinicius Marinho também estava na competição, optamos que os dois nao iriam treinar juntos. Agora, a desculpa de dizer que os atletas da Gracie Barra são de estados diferentes… nao vejo plausível esse entendimento. Até porque as academias sempre estão fazendo treinos com todas as filias, principalmente em época de Mundial ou campeonatos de grande porte. Provavelmente os dois atletas da Gracie Barra já treinaram juntos e se conhecem. Nada contra o Otavio e o Preguiça, mas acho que o organizador do evento deveria rever seus conceitos.
    E se as pessoas nao lembram, na primeira edição da Copa Podio, o Vinicius Marinho lutou representando a Soul Fighter, e todos sabiam que ele era da GFTEAM. E havia mais um atleta da Gfteam no card também (Denilson Pimenta). E esse está na Gfteam a muitos anos.
    Acho isso um desrespeito com os atletas, o público e familiares que compraram os ingressos para assistir as pessoas que gostam e agora terão seus dinheiros devolvidos, pois ninguem mais quer ir ao evento.
    Fica aqui a minha insatisfação com o Evento.

    • Jcesarcocrj at 6:57 pm

      Com certeza!!!!! Comprei 3 ingressos para assistir a Copa e principalmente as lutas do Vinicius e sinceramente agora eu e meus filhos não sabemos o que vamos fazer.

    • Jonathanalliance at 2:16 am

      Voces estão de brincadeira? O Vitor Bonfim não lutou a Copa Aperibé pela GFTeam? Nada contra mudar de academia, até porque o Vitor mudou mais de uma vez, mas se a Copa Pódio tá tentando moralizar a coisa…parabéns pra eles!

  2. Felipe at 9:19 pm

    Lamentável a postura da organização do evento e sinceramente é impossível não perder o foco na competição depois dessa demonstração de falta de respeito com o público que acompanhou e adquiriu os ingressos e principalmente com dois atletas profissionais que estavam totalmente focados no evento, inclusive divulgando o evento em suas páginas em redes sociais e para todo o seu público que acompanha e gosta de seus estilos de jiu-jitsu.
    Os dois atletas estavam cientes das regras da competição e o que foi informado pela organização não condiz com a realidade, ou seja, além da injustiça com os atletas, houve uma informação falha na qual pode prejudicar a imagem dos competidores, que são profissionais e escolheram a profissão de lutador como forma e estilo de vida.

    Acredito que não seja a vontade da empresa administradora do evento, desrespeitar qualquer atleta e os amantes de Jiu-jitsu, principalmente por ser tratar de uma empresa com foco em Esportes, diante disso, seria altamente profissional a empresa antes de divulgar qualquer comentário, procurar se atualizar quanto as fatos ocorridos, pois o que pareceu foi que a organização não procurou averiguar os fatos antes da divulgação do fato. Gostaria de ter a informação base para tomada de decisão, pois até onde acompanhei o Atleta Vinicius Marinho que é da GFTEAM disputou a 1ª copa Pódio representando a equipe Soul Fighters, sendo que no mesmo evento do outro lado da chave tinha o Atleta que representava a GFTEAM Denilson Pimenta e nesse evento poderia ter acontecido de os atletas terem ser encontrado em uma semi final ou final, lembrando que os atletas treinam juntos mesmo antes da fundação da GFTEAM, ou seja, o texto acima não faz muito sentido se analisado e interpretado de forma lógica.

    nos meus 20 anos de jiu jitsu, esse é um dos casos mais injustos na qual presenciei.

    deixo aqui minha insatisfação quanto a tomada de decisão, na qual acredito ter sido inadequada e pouco profissional.

  3. loudes de rio das ostra at 9:30 pm

    lamentável, já tinha fechado um lote de 67 pessoas, ainda bem que não comprei os convites, agora resta só devolver o din din, pois a torcida era para vinicius marinho da GFteam

  4. Isabely at 10:10 pm

    Realmente isso é uma vergonha…Torci mto para Victor Bonfim conquistar a vaga na copa pódio e queria realmente ir ver as lutas dele.. por motivos tão irrelevantes tirar o cara da competição???o cara conquistou a vaga dele… a capacidade do atleta não vale d nda em uma competição q se diz e aparenta ter um grande porte e influência no esporte?Esse evento ta perdendo a credibilidade…pode ter certeza.

  5. eduardomaguila NSJJ at 3:54 pm

    como dito no inicio da materia, *A Copa Pódio é primeiramente um jogo de equipe*. sendo assim atletas representando suas bandeiras, pelo q entendi é isso ou nao? entao nao pode ter dois atletas da mesma equipe sendo filial ou nao, treinando junto ou nao.
    Respeito a posiçao da gfteam mas nao queria que fosse uma posiçao definitiva pois se trata da equipe que mais tem revelado atletas de ponta. com isso, somos nos fas do JIU JITSU que perdemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *