“Consegui convencer o Chris Leben que a essência do Jiu-Jitsu está no kimono”

Share it
Professor Sidney Silva com o filho, Ian Kaleo. Foto: Acervo Pessoal

Professor Sidney Silva com o filho, Ian Kaleo. Foto: Acervo Pessoal

Na última semana, o peso médio do UFC Chris Leben foi promovido a faixa-azul de Jiu-Jitsu no Havaí, por seu professor brasileiro Sidney Silva, como o GRACIEMAG.com noticiou, aqui.

Cumprindo suspensão no Ultimate por doping, o nocauteador investiu nos treinos de Jiu-Jitsu, para satisfação do professor.

“O Chris já tem um chão bom, ele tem total noção da movimentação básica, e como está temporariamente suspenso e sem luta marcada, ele vem dando uma atenção especial ao chão, principalmente de kimono – algo que vem treinando há uns oito meses”, comentou Sidney Silva, com o GRACIEMAG.com.

“Demorou um pouco, mas consegui convencer o Chris que a verdadeira essência do Jiu-Jitsu está no kimono. Apesar de muita gente achar o contrário, os treinos de kimono são essenciais para o treinamento do lutador de MMA: é o treino de kimono que ajuda o lutador a ter um chão justo e preciso”, completou o faixa-preta de Romolo Barros (Rickson Gracie).

A presença do astro do UFC na academia havaiana tem servido como estímulo para outros alunos. “Ele está empolgadíssimo com os treinos de kimono e em troca empolga os outros alunos”, falou o professor, que precisou defender a graduação de Leben.

“Teve gente discordando da faixa, achando que ele deveria ter uma graduação maior por ser lutador do UFC, ter finalizado com estilo o Akyama (em 2010) e tal, mas é como eu expliquei a ele. Quando ele me disse que queria treinar de kimono e humildemente me perguntou que faixa deveria usar, eu disse: “a faixa-branca”. Bem, na hora ele ficou surpreso com minha resposta, mas aceitou na maior humildade, pois expliquei que MMA e a luta sem kimono não são a mesma coisa que Jiu-Jitsu”, explicou Sidney, já prevendo uma nova fase para o lutador.

“O cara é gente finíssima, guerreiro e sai na mão com qualquer um, está numa nova fase da vida, saudável e focado na sua volta ao UFC, que deverá ocorrer em breve. Acho que ele vai voltar para embolar ainda mais a categoria médio”, concluiu o sábio professor.

Veja Leben encarando um dublê, no intervalo dos treinos.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Eulen Viana at 6:45 am

    Perfeito o Sidney Silva o professor de jiu-jitsu é feito de pequenos detalhes vç mostrou que alcançou a excelência! vç conseguiu convencer esse astro que a nossa arte tem que ser desfrutada lentamente ao longo do seu caminho ! e meus Parabens tambem a ele por ter aceitado com humildade mesmo achando ser suficientemente bom,de forma que ainda tem muita coisa a ser acrescentada se quiser se tornar um lutador completo, se todos os professores tivessem atitudes parecidas respeitando a cronologia do Jiu-Jitsu independente de pressão, poderiamos chegar proximo da continuidade que o grande Mestre Helio Gracie sempre lutou para que fosse respeitada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *