Bruno Bastos e a arte de formar um juvenil campeão mundial

Share it
Isaque Bahiense: o aluno de Fabio Andrade e Bruno Bastos venceu o Mundial 2012 no absoluto juvenil. Foto: Mike Calimbas

Isaque Bahiense: o aluno de Fabio Andrade e Bruno Bastos venceu o Mundial 2012 no absoluto juvenil. Foto: Mike Calimbas

Como se lapida um jovem faixa-azul a ponto de vê-lo no topo do pódio do Mundial de Jiu-Jitsu? Bruno Bastos e a equipe Nova União saborearam este feito em Long Beach, no início do mês, mas garantem que não foi fácil para ninguém.

A Isaque Bahiense, o meio-pesado treinado no Brasil pelo faixa-preta Fabio Andrade, coube treinar muito, se alimentar corretamente e descansar também. Os capitães da Nova União fizeram o resto, e o jovem faixa-azul tornou-se campeão mundial absoluto juvenil.

“São diversos aspectos que levaram o Isaque ao título absoluto este ano. Um deles foi a experiência, já que ele tentou e perdeu no ano passado. Não fosse essa derrota, ele talvez não tivesse vencido este ano”, exemplificou Bruno Bastos, em papo com o GRACIEMAG.com.

(Confira Isaque em ação no Mundial 2011.)

“Agora, uma boa equipe de treinadores é fundamental. O trabalho feito não somente com Isaque, mas com nossos juvenis em geral, acabou em Long Beach mas ali foi somente uma ponta do iceberg. Desde o ano passado, viemos planejando quem viria aqui para o Texas do Rio de Janeiro, pesamos os custos financeiros envolvidos, e nos dedicamos muito também. Por isso, mesmo com uma equipe pequena no Mundial, chegamos em segundo lugar no juvenil, pois havia muita qualidade. Vale destacar o trabalho do meu primo André Bastos e meu faixa-preta Fabio Andrade, nos bairros cariocas de Vila Valqueire e Bangu. Tem ainda outros nomes, mas aí o espaço fica pequeno para tantos agradecimentos”, comentou.

Bruno deixa então uma dica fundamental para o trabalho de equipe.

“Não se pode ter algo ao trabalhar em conjunto. Mesmo à distância, a cumplicidade, a comunicação e principalmente a confiança no trabalho feito que trouxeram o resultado de todos os nossos moleques. Além de treinarmos muito, os professores conversaram o tempo todo. E volta e meia vou ao Brasil ou trago alguns garotos para a academia no Texas”, resumiu ele.

Para concluir, Bastos faz apostas para 2013.

“Agora já começamos a montar o planejamento para o Mundial 2013. Os objetivos são o de ficar em primeiro lugar como equipe e formar americanos campeões também. Esse foi apenas o segundo ano deste trabalho de intercâmbio e já rendeu, então pergunto: alguém duvida? Garanto que teremos um americano campeão na azul ano que vem, podem esperar”, concluiu o professor.

Ler matéria completa Read more
There are 11 comments for this article
  1. Mariliashake at 12:04 am

    Quero parabenizar a todos os atletas da Nova União e em especial ao meu grande amigo Fabio Andrade, que vem fazendo um maravilhoso trabalho, tornando um verdadeiro celeiro de campeões.

  2. Romelito Oliveira at 2:41 pm

    FABIO ANDRADE manda muito… Parabéns pelo ótimo trabalho com essa mulecada… Sou fãn de vcs… Marcinho, Isaque, Paulinho, Kaue e claro o GRANDE MESTRE FABIO ANDRADE…

  3. Romelito Oliveira at 2:41 pm

    FABIO ANDRADE manda muito… Parabéns pelo ótimo trabalho com essa mulecada… Sou fãn de vcs… Marcinho, Isaque, Paulinho, Kaue e claro o GRANDE MESTRE FABIO ANDRADE…

  4. Silvio Fancio at 12:43 pm

    Guardem este nome: Thiago H. Moisés. Esse muleke treina muito e já construindo sua carreira no MMA. Esse cara vai estar no UFC muito em breve. E o principal: humildade e determinação. Parabéns Thiago! Honra, lealdade, humildade e união. MAROMBA!

  5. Andre Calefo at 1:20 pm

    Incrivel como o pessoal valoriza os Gringos, “PESSOAL VAMOS VALORIZAR O QUE É NOSSO” Thiago Moises ganhou a luta, atleta dedicado, treina muito… é uma Fera que vai despontar logo mais!!!

  6. Mauro at 4:10 pm

    FABIO ANDRADE é o cara! gosto muito do Jiu Jitsu do Mrcio Andre e a garra do Paulo Henrique….Kaué é forte porém amarrão demais! mas o destaque é o professor Fabio Andrade mesmo!

    nesse video, quem foi o Campeão foi o oponente do Isaque Bahiense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *