Vai lutar seu primeiro campeonato de Jiu-Jitsu? Veja nossos 6 macetes‏

Share it

A esquadra faixa-branca durante o Pan de Jiu-Jitsu. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG.com.

Todo campeão do UFC já passou por isso, encarar a primeira competição como amador. Entrar no ginásio lotado de lutadores de Jiu-Jitsu e a torcida gritando já é de tremer as pernas. Quando chamam você para a pesagem, o coração acelera e a descarga de adrenalina começa a transformar você.

Na hora do combate, aí é que a pressão sobe. Sim, a estreia é complicada, nós sabemos, mas o GRACIEMAG.com está sempre do lado do lutador de Jiu-Jitsu, da faixa-branca até o sucesso como faixa-preta. Olho nos macetes.

1. Lei número 1: não há obrigação

Participar de uma competição traz um frio na barriga, aquele sufoco. Mas desde o primeiro treino, o Jiu-Jitsu ensina você a buscar a calma necessária para avaliar qual a melhor saída. Não se cobre, tenha tranquilidade, imagine que a luta é mais um treininho na sua academia e ponha em prática o que aprendeu, sem inventar.

2. Saiba as regras

Pergunte ao seu professor, discuta com a turma na academia, e procure na internet. Para vencer, é preciso estar informado sobre as regras de arbitragem, golpes válidos etc.

3. Marque os pontos, depois finalize

Quando você chegar a uma posição vantajosa, por exemplo a montada, primeiro estabilize a posição.  Primeiro, para você não se afobar. Depois, para o árbitro marcar os pontos. Atacar de imediato pode fazer você perder a posição rápido demais, e ainda ficar sem valiosos pontos.

4. Tenha sempre um golpe guardado na manga do kimono

Procure treinar as variações dos golpes. Ter duas ou mais opções do mesmo ataque, raspagem ou passagem são importantíssimos, E não se esqueça de treinar a defesa do mesmo golpe.

5. Sua carreira não termina numa derrota

Se você não teve êxito, não baixe a cabeça. Levante e procure corrigir os erros que cometeu. Fale com seu professor, pegue as dicas, pergunte aonde falhou e como melhorar. Tenho certeza de que na próxima competição você vai chegar lá.

6. Apele para este ataque duplo básico

Na hora do sufoco, um ataque duplo pode ser a salvação. Repare que o macete é tirar a atenção do adversário, aplicando um estrangulamento. Preocupado em defender o pescoço, ele deixa o braço dando mole.

Ler matéria completa Read more
There are 20 comments for this article
  1. Jonathan Almeida at 8:20 pm

    Obrigado pela dica ae sou competidor do cademia check mat prof: ricardo vieira sou aluno novo faixa branca tou com esse poblema qual quer coisa me add no facebook:Jonathandopredio@hotmail.com

  2. Pingback: Vai começar a competir ?????? | woldlutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *