Campeão mundial, Otávio Sousa ensina a fazer o oponente entrar no seu jogo

Share it

Otávio Sousa comemora a vitória na final dos médios, no Mundial 2012. Foto: Dan Rod/ GRACIEMAG.com

Vindo no embalo nos campeonatos menores em 2012, Otávio Sousa enfim chegou ao seu primeiro ouro mundial na faixa-preta de Jiu-Jitsu.

“Estou muito feliz com a minha performance nesse mundial pois trabalhei duro para que isso acontecesse. Todo ano eu vinha batendo na trave, mais não desanimei, continuei com perseverança e dedicação pois sabia que minha hora ia chegar, e graças a Deus chegou”, disse o pupilo de Zé Radiola, que em 2007 havia sido campeão mundial absoluto na faixa-marrom.

“Consegui realizar um dos meus sonhos no domingo. E agora sou campeão mundial em todas as faixas. O título mundial na faixa-preta era o que estava me faltando, e fico mais feliz de conquistar isso em meio a atletas duríssimos, como é sempre a categoria médio faixa-preta”, completou.

Na eletrizante final contra Claudio Calasans Jr (Atos), o pernambucano levou o título nos dez segundos finais, graças a uma raspagem. Ele contou ao GRACIEMAG.com o que fez para consegui-la.

“Meu principal acerto para esta luta foi o fato de ter feito o Calasans entrar no meu jogo. Para isso, eu precisei bloquear bem suas posições fortes de chave de pé, leglock e o berimbolo, que por sinal ele faz muito bem – ele usa essa posição para chegar às costas. Mas eu estava bastante focado, determinado que esta vitória iria ser minha e que ninguém tiraria ela de mim”, falou o professor da Gracie Barra na Califa.

Sobre os treinos na Gracie Barra, o boa-praça Otávio comentou que sua maior mudança foi na parte física.

“O que mais treinei e procurei focar para o Mundial 2012 foi a parte física, afinal das últimas vezes estava com a técnica afiada, mas deixando a desejar um pouco no condicionamento. Dessa vez me preparei muito bem para chegar lá cem por cento, e assim não cometer nenhuma falha boba nas minhas lutas”, ensinou o lutador, para concluir: “Agradeço a todos, e deixo como dica principal acreditar em si sempre, e buscar perseverar em qualquer campo da vida. Não desistam, que um dia chega a hora”.

Ler matéria completa Read more
There are 12 comments for this article
  1. Andre Monteiro at 12:34 pm

    Parabéns Otávio, título mais que merecido! vc vai ganhar muitos outros como nas outras faixas. Abraço!

  2. Irmaozinhogb at 1:43 pm

    Eu sabia que esse dia iria chegar pra vc meu irmão.
    Ainda tô comemorando esse feito histórico.
    Quando te vi ser campeão mundial na azul eu já sabia que esse dia iria chegar.
    parabéns ferozz!!!
    parabéns mestre Zé Radiola!
    e a saga continua…GBPE,celeiro de campeões!

  3. Jaimec Luz at 9:15 am

    Helio Gracie deve estar se remexendo no tumulo, ao ver uma materia em que um campeao mundial de jiu jitsu, diz que preferiu treinar a parte fisica ao inves da parte técnica…. Onde fica a “Arte-Suave” nisso??

    • graciemag at 10:42 am

      Jaimec, você compreendeu mal. O que ele fez de diferente para este Mundial foi na parte física, elemento crucial para se ganhar um campeonato com tantas lutas, né. A parte técnica ele sempre treinou com afinco, e continuou a se dedicar a ela como sempre faz.

  4. Irmaozinhogb at 6:46 pm

    kkkkkk….para de mentir Bacon…
    tu é bem mais velho que tavinho e fica aí dizendo q se inspirava nele?kkkkk
    Bacão…tu és uma figuraça,mano,.,.
    GBPE!

    • Regis Cadete at 6:59 pm

      Irmão, tu é um senhor meu amigo uhahuahuhaahua eu tenho 25 anos otavio tem 29 eu sou mais novo que ele mané huahuahuahuuaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *