O fã que deu um treininho de Jiu-Jitsu com BJ Penn

Share it
Férias no Havaí: valeu ou não levar o kimono de Jiu-Jitsu na mala? Foto: Acervo Pessoal.

Férias no Havaí: valeu ou não valeu levar o kimono de Jiu-Jitsu na mala? Foto: Acervo Pessoal.

Em abril, o praticante de Jiu-Jitsu Ricardinho Borba saiu de férias com a namorada para o Havaí. Além do passaporte e da escova de dente, o carioca tratou de apertar na mala também o seu kimono e a faixa-preta de Jiu-Jitsu. Foram artigos de primeira necessidade, como você vai ver neste artigo do GRACIEMAG.com.

Aluno dos professores Bolão e Cazuza, Ricardinho embarcou no dia 2 de abril para conhecer quase todas as ilhas do arquipélago, inclusive Big Island, onde BJ Penn tem academia.

“Antes de viajar, cheguei a brincar com os amigos que iria à cidade de Hilo treinar com o BJ, mas sabia que seria algo difícil de rolar na prática. Mas sempre levo meu kimono nas viagens que faço, então não custava tentar”, relembrou, em papo com o GRACIEMAG.com.

Ao chegar em Hilo, Ricardo Borba descobriu onde era a academia e se informou sobre os horários rotineiros de treinos de Jiu-Jitsu.

“Quando retornei na hora combinada, para minha surpresa vi que o JD, irmão do BJ, iria puxar os treinos. Para melhorar, o BJ estava vestindo o kimono para treinar com a galera!”, vibra ele, que correu para vestir o kimono e acabou treinando com BJ, JD e quase todos os seus alunos. “Todos os alunos, inclusive, duros pra caramba!”, elogiou o turista.

Como se o dia pudesse melhorar, sua namorada estava com a câmera. E BJ Penn ainda convidou o brasileiro para treinar de novo no dia seguinte, com ele e Renato “Charuto” Verissimo.

[flickr set=72157629985996340]

“Foi uma sorte danada minha estada coincidir exatamente com o fato de o BJ estar lá e, principalmente, de estar treinando! No dia seguinte, ele pegou um avião e foi para o UFC Suécia”, lembra.

Para o visitante, o que mais impressionou no campeão foi a simpatia e a humildade.

“Ele e todos ali me receberam como se eu fosse um amigo de longa data. O BJ realmente merece tudo que conquistou, no Jiu-Jitsu e UFC, pois percebi que existem poucos lutadores como ele, no sentido em que o cara realmente continua carregando a alma do Jiu-Jitsu com ele. Vi que ele se amarra no esporte de verdade, e continua treinando Jiu-Jitsu de pano, quedas, parte em pé, mesmo não necessariamente ‘precisando’ disso como competidor. E, mesmo depois de conquistar duas categorias do UFC, ele trata a todos muito bem, o que é mais importante que qualquer título”, analisa Borba, para depois concluir com uma reflexão pessoal:

“Acho que se ele ficasse por Hilo eu iria esquecer o turismo e ficar só treinando, mas acho que minha namorada não iria gostar…”

Campeão dos penas no Mundial de Jiu-Jitsu de 1999, o ex-campeão do UFC BJ Penn anunciou sua aposentadoria do Octagon em 2011, logo após a derrota para Nick Diaz, no UFC 137. Esta semana, porém, disse ver com bons olhos seu retorno, respondendo a boatos sobre uma luta contra Josh Kosheck.

“Onde quer que eu vá, o pessoal pede para eu voltar, e acho que está funcionando… Mas não quero pensar quando, só sei que não será nos próximos meses”, declarou Penn, pedindo uma “luta grande”, para ele e para os fãs do esporte.

Confira BJ ensinando uma posição de Jiu-Jitsu na academia e palpite: quem você gostaria de ver BJ Penn enfrentar no UFC?

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. marcolabjj at 9:13 pm

    um dos maiores sonhos da minha vida fazer isso que esse cara fez….treinar com o bj deve ser algo sensacional.

    oss

  2. Markinhosgracie at 9:46 am

    ainda vou arrumar tempo e coragem para voltar a treinar meu judô e jiu jitsu…….. e quem sabe um dia treinar com essa galera da pesada

  3. Augustomma at 2:01 am

    A lista dos caras que quero ter a honra de treinar é enorme,ou pelo menos conhecê-los pessoalmente!Dois deles já não estão entre nós que são eles: mestres Hélio e Carlson Gracie!Deixando-os em paz,eu me contentaria em conhecer Rickson,Royce,Renzo e Marco Ruas!Estaria satisfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *