Paulo Tarcísio dá mais uma aula de berimbolo, antes do Mundial de Jiu-Jitsu

Share it

Tarcísio Jardim, de azul, contra Alexandro Ceconi no Brasileiro 2012. Foto: Carlos Ozório/GRACIEMAG.com

O faixa-preta de Jiu-Jitsu Tarcísio Jardim está garantido no Mundial de Jiu-Jitsu 2012, em Long Beach, na Califórnia. O peso pesado da equipe CheckMat Paraíba está pronto para mostrar seu valor e complicar alguns dos favoritos no torneio da IBJJF.

Em Santos, onde realizou os preparativos finais com o professor Rodrigo Cavaca, o campeão sul-americano mostrou mais duas variações de defesa do berimbolo, manobra que está em voga nos dias de hoje.

“Agora sim mando uma posição de berimbolo para fora, que é de fato o mais conhecido. Mostrei duas posições. Uma saída com passagem e a outra com ataque de pé”, explicou Paulo. “Eu sempre uso essas duas posições em treino e competições. São boas opções para lutadores que se atrapalham com quem faz o berimbolo”.

“Quando o adversário me joga em direção ao chão, eu abraço a perna dele e giro em direção ao seu quadril, passando a guarda. Já na segunda opção, abraço a perna de baixo, faço o giro junto com ele e encaixo a chave de pé”, ensina a fera.

Curtiu mais esta? Mande seu comentário para a gente. E se quiser ver sua posição no GRACIEMAG.com, capriche e mande seu link do YouTube para gracie@graciemag.com .

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
    • Andrede at 3:51 pm

      vcs sao muito leigo em jiu jitsu mesmo, em uma luta real nao tem como fazer a primeira posição, porque quem entra o berimbolo trava a perna q ele tira para jogar a outra por cima

      e a segunda posiçao é quase impossivel um faixa preta bater ai, ele vai subir e ganhar os pontos de todo jeito

      se isso funcionasse rafael mendes nao berimbolava em cobrinha e cia, e nem cara de sapato. esse tarcisio quer fazer fama postando materias aqui pra se aparecer, quem elogia isso é faixa branca q nao entende ainda aluno dele. o MUNDIAL tá ai, é a outra dele mostrar que suas posicoes de defesa de embolada e berimbolo funciona kkkkk vai levar um carro tao grande que da até pena!

  1. AlexandreW at 6:44 pm

    Se é berimbolo ou embolada, não sei… só sei que funciona. Outra coisa, esse indivíduo que se intitula “Andrede”, não sei se pratica, pelo menos, jiu-jitsu executivo, mas sei que no português… é faixa-branca puro! Kkkkkkkkkkk
    Faz o seguinte, fica no peso de Paulo Tarcísio e vai lutar com ele.

  2. Coroa!!! at 10:10 am

    Valeu mesmo, 2 posições eficientes em qualquer nível de graduação, em treinos ou competições… galera, jiu jitsu é uma arte, assim como tal deve ser aprendida, interpretada e realizada da maneira que melhor se molde ao seu jogo, seu corpo e mente trabalham juntos nisso, sua vontade e desejo de melhorar um pouco mais a cada treino e combate.

    Sejamos mais humildes ao ponto de querer aprender coisas novas e saber que nenhum atleta será perfeito no sentido da palavra, então: menos critica, mais treino, ajude mais, trabalhe mais e critique menos. Abração ao amantes da arte suave. Que venham os adversários…Osssss!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *