Rafa & Gui Mendes e o Mundial de Jiu-Jitsu: “Não é hora de tentar o absoluto, ainda”

Share it
Rafael & Guilherme Mendes curtem o pôr-do-sol, e uma nova era na carreira, como eles comentam aqui no GRACIEMAG.com. Foto: Acervo Pessoal

Rafael & Guilherme Mendes curtem o pôr-do-sol, e uma nova era na carreira, como eles comentam aqui no GRACIEMAG.com. Foto: Acervo Pessoal

Os irmãos Rafael e Guilherme Mendes treinam como nunca para a defesa de seus títulos no Mundial de Jiu-Jitsu, no pena e pluma respectivamente.

O GRACIEMAG.com bateu um papo com os dois. Se você ainda não garantiu seu lugar no Mundial, que já passa dos 2.200 atletas, o prazo termina hoje, à meia-noite, horário da Califórnia. Inscreva-se aqui.

Rafael, vamos ver você no absoluto no Mundial de Jiu-Jitsu 2012, enfim?

Não, não vou lutar o absoluto este ano, ainda. Meu foco é vencer minha categoria e sei que mesmo que eu vá bem no absoluto, existem chances de eu me machucar ou mesmo me desgastar contra atletas mais pesados, e com isso não ter o mesmo desempenho no dia seguinte. O André, o Calasans, Ramon Lemos e toda a galera sempre falam que eu tenho de entrar, que tenho chances, mas acho que ainda não está na hora. Quero estar 100% para lutar na minha categoria e manter meu título mundial peso-pena, por enquanto o foco principal é este. Eu quero um dia lutar o absoluto do Mundial, tenho tempo para isso, mas infelizmente ainda não será este ano.

Gui, você é bicampeão mundial assim como seu irmão. Existe alguma competição entre vocês?

Competimos somente no treino, e parece final de Mundial, não tem treino solto nem treinar devagar – é um tentando pegar o outro, e contamos até as vantagens! (Risos) Mas fora isso não existe competição nenhuma entre a gente, estamos sempre treinando juntos e procurando corrigir um o outro. Uma vez, um professor nos disse: “Permaneçam juntos sempre, pois separados vocês são bons, juntos vocês são brilhantes.” Acredito que o Rafa vem fazendo um excelente trabalho e mostrando isso em competições, vencendo tudo, quebrando recordes, e ele merece tudo isso. Já treinei com atletas de diferentes academias, grandes campeões e posso garantir que nunca vi ninguém com o mesmo foco e determinação que ele. Fico muito feliz por cada conquista, ele merece muito!

Vamos lembrar o Pan, cuja cobertura está nas páginas da GRACIEMAG e tem gerado muitos elogios. Como o título e a final marcante contra Rubens Cobrinha mexeu com você, Rafa? Depois da chave de braço, muita gente apontou você como o melhor do pano em todos os pesos…

É uma honra para mim receber uma colocação como esta, fico extremamente feliz e orgulhoso. Mas isso não interfere em minha personalidade e maneira de ser, continuo o mesmo de quando comecei no Jiu-Jitsu, treinando com o mesmo objetivo: vencer. Nunca deixo que nenhuma conquista tire meus pés do chão. Para sempre vou lembrar da minha performance naquele evento, foi inesquecível para mim, mas meu foco já mudou, agora quero o tri no Mundial! Estou treinando para continuar com o mesmo ritmo, mas meu treinamento é feito sempre olhando para a frente.

Gui, o que a derrota no Pan mudou em você como atleta?

Venho trabalhando muito na minha evolução desde que comecei a treinar, quero ser um atleta completo, me sentir confortável independentemente da situação em que estiver na luta. Por isso eu treino quedas, passagens de guarda, raspagem, finalização. Não quero ser o tipo de atleta que puxa para a guarda e fica dez minutos esperando o outro subir. Sempre que voltamos de competições, seja qual for o resultado, estudamos o que aconteceu.

Eu assisto às lutas sempre procurando aprender, vejo erros, analiso tudo o que poderia ter feito, tudo que fiz durante o campeonato. Sei que estou evoluindo a cada ano, quero ser o melhor que posso ser, e os resultados virão como consequência. Ganhar ou perder faz parte da vida de um atleta, erros e acertos fazem parte da vida do ser humano, é claro que não quero perder, odeio essa sensação e treino para estar no primeiro lugar. E vou lutar pelo tri mundial na faixa-preta como se fosse a primeira vez.

Vocês dois estão perto de uma nova fase na vida, que se inicia logo após o Mundial. A cabeça dividida entre a nova academia e os treinos atrapalha a concentração para as lutas em Long Beach?

Graças a Deus temos pessoas maravilhosas do nosso lado, durante todo o treinamento para o Pan e o Mundial tivemos pessoas nos ajudando para que nosso foco ficasse apenas nas competições. Estamos como na faixa-azul, chegamos à academia nove da manhã e só saímos nove da noite. É o dia todo somente treinando e se preparando. Vamos chegar prontos para o Mundial!

Queremos agradecer toda a galera de San Diego, ao André e Angélica Galvão e também a todos os alunos pelos treinos. Gostamos de treinar em ambientes onde nos sentimos bem, com pessoas boas e com o mesmo objetivo que nós. Toda a galera que esteve com a gente no treinamento em San Diego foi essencial em nossa preparação. E a inauguração da nossa academia será no dia 4 de junho, logo após o Mundial – teremos um seminário grátis com diversos faixas-pretas da Atos, comida e música para celebrarmos! A academia está ficando linda e imensa, com dois tatames enormes, vestiários completos, sistema de lavanderia para alunos. Será em Costa Mesa, Califórnia. 
Todos, independentemente de equipe, estão convidados para a inauguração, apenas entrem em contato com a gente pelo nosso site www.mendesbros.com e confiram as informações.

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Fred Fernandes at 1:15 pm

    Os irmãos Mendes são muito bons, fora de serie!!!!
    mais so o Rafa vai ganhar esse mundial….
    o Guilherme vai perder pro Fernando Vieira campeão de Abu-Dahbi
    que tbm ta treinando muito!!!!!!!!!!!11
    Abraço a todos…
    Que vença o melhor

  2. Kaio Abrantes at 2:44 pm

    Gosto muito de ver a dedicação do Rafael e Gui.Eles merece todas as conquista que eles tem.São atletas excelente. Oss

  3. Markinhosgracie at 9:44 pm

    esses 2 irmãos são verdadeiros atletas e grandes guerreiros!!!!!!!!!! tenho orgulho do jiu jitsu brasileiro ter 2 representantes como esses 2 cidadãos!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *