Ao estilo “cyborg”, Luanna Alzuguir realiza os treinos de Jiu-Jitsu do futuro para vencer

Share it

Luanna mira o pescoço, durante o Mundial 2011. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG.com

Dona de um Jiu-Jitsu também avançado, Luanna Alzuguir participou de um projeto inovador na Virada Digital, evento tecnológico que rolou na última semana em Paraty, no estado do Rio de Janeiro. O intuito da experiência foi captar os movimentos dos lutadores, o que auxilia não apenas nos treinos, mas a compreender a movimentação humana.

A tricampeã mundial virou reportagem do jornal “Folha de São Paulo”, e dividiu suas lições com o grande público, no jornal e em entrevista no evento.

“O Jiu-Jitsu é uma luta baseada em alavancas. Se uma alavanca não está dando certo, muitas vezes o lutador não consegue entender, sozinho, o porquê”, disse Alzuguir. “Ao olharmos na tela, no entanto, é mais fácil ver que o quadril não estava na posição certa na hora de um golpe, por exemplo. E aí é só mudar isso.”

Luanna teve 20 sensores conectados a uma roupa especial importada da Holanda, cujo preço beira os 150 mil reais. Primeiro, os sensores captam os movimentos da atleta, que são enviados em seguida a um computador. Por ali, os profissionais analisam a técnica e o que pode ser melhorado no jogo da atleta.

“O que desejamos é auxiliar a Luanna a vencer as próximas competições. Em seguida, quero expandir o estudo a outros atletas e esportes – em especial outras lutas”, disse a pesquisadora e idealizadora do projeto, Carla Patricia Guimarães.

O conjunto composto por roupa, sensores e transmissor é importado da Holanda.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Cecília Alzuguir at 11:44 pm

    Não menosprezem o empenho e perseverança da Luanna. Acompanho seus treinos, sua alimentação e todo esforço para continuar fazendo aquilo que ama e acredita, mesmo sem o devido reconhecimento e consideração profissional e pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.